CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 910
LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 910 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 61
O professor Paulo Serra, do agrupamento de escolas Nuno Álvares, escola associada do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, e a docente Ângela Oliveira, da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico da mesma cidade, integraram uma missão ERASMUS+, de 27 de fevereiro a 01 de março de 2024, ao Centro Educativo EPAPU Nelson Mandela, localizada no estabelecimento prisional de A Lama, em Vigo, Espanha, como professores especialistas na área das Tecnologias Educativas.
No primeiro dia, foi apresentada a escola e os módulos educativos do estabelecimento, o tipo de alunos e os recursos existentes. Foi, ainda, proporcionada uma formação em Inteligência Artificial na educação, em conjunto com os docentes da EPAPU.
Nos segundo e terceiro dias da visita, foram realizadas atividades de formação a alunos e professores, apresentando diversas metodologias e estratégias do uso da tecnologia interativa em sala de aula, com e sem recurso à Internet. O seu principal objetivo foi incentivar a criação de recursos educativos dinâmicos e o uso seguro das tecnologias, para fomentar a inclusão nos diferentes níveis de aprendizagem.
Esta experiência foi, como referem os docentes, extremamente enriquecedora, deixando a possibilidade de colaboração futura, nas áreas de formação e produção de conteúdos.
Neste sentido, prevê-se a realização de um projeto piloto, dinamizado pelos docentes Ângela Oliveira e Paulo Serra, no desenvolvimento de conteúdos interativos a serem testados em ambiente prisional.
Resultados por Escolas: Físico-Química 9.º ano – VICE- CAMPEÃ NACIONAL
Resultados por Equipas: 2.º e 5.º lugares nacionais
O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, com as turmas 9.º B, 9.º C, 9.º D e 9.º E da Escola Cidade de Castelo Branco, alcançou resultados brilhantes nas Competições Nacionais de Ciência (CNC) em Rede na prova fisQ 9.
A nível de grupo escola, as equipas do Agrupamento obtiveram a nível nacional a segunda melhor pontuação, o que se traduziu no 2.º lugar nacional. A pontuação de uma escola é o somatório dos pontos obtidos por todas as equipas da escola. Assim, todos os alunos participantes estão de parabéns, uma vez que o seu desempenho contribuiu para a vitória do Agrupamento, numa prova em que se avaliaram conhecimentos do 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade.
A nível da participação por equipas, os alunos Matilde Esteves e Beatriz Ramos (2.º lugar nacional) e João Pereira e Duarte Cajado (5.º lugar nacional), estão especialmente de parabéns.
O agrupamento alçancou, ainda, com as mesmas turmas, o 6.º lugar nacional na competição CIVITAS, onde há a destacar a participação das alunas Rita Rainho e Inês Roque que alcançaram o 6.º lugar nacional.
A participação dos alunos foi coordenada pela professora Florinda Carrega.
As provas realizaram-se entre 19 e 23 de fevereiro, tendo como objetivo basilar ajudar a combater o insucesso escolar e promover o uso das tecnologias digitais. Estas provas envolveram alunos dos distritos de Coimbra, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal, Vila Real e da Região Autónoma da Madeira.
As CNC não se restringem aos dias de competição, mas representam um trabalho contínuo entre professores e alunos. Na realidade, estas competições iniciam-se com a disponibilização dos treinos no início do ano letivo, na Plataforma de Ensino Assistido.
Os alunos que frequentam o Clube da Partilha associaram-se a atividade dos professores de História da C.C.B.
e visitaram o Museu Cargaleiro, no dia 28 de fevereiro. Nesta visita, estiveram a acompanhar
os alunos as professoras Dolores Fidalgo, Ana Luísa Pinho, Ana Diva Gonçalves, Joaquim Almeida e Dimitri.
Assim, alunos das turmas do 9E e 9F puderam conhecer toda a obra de Manuel Cargaleiro,
tendo apreciado a imensa e variada coleção deste artista e colecionador de Arte.
Nos dias 9 e 10 março, os alunos do nosso Agrupamento, João Fernandes, no escalão de juvenis, e Pedro Sebastião, em iniciados, representaram o distrito de Castelo Branco no Corta-Mato Nacional que se realizou em Setúbal.
No presente ano letivo, o Corta-Mato Nacional contou com a presença de aproximadamente 1300 alunos e professores, os quais representaram as 24 Coordenações Locais do Desporto Escolar, das cinco Direções de Serviços Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e a Região Autónoma dos Açores. Esta prova surgiu na sequência da realização, em todo o país, de duas fases anteriores: a Fase Escola e a Fase Coordenação Local do Desporto Escolar (CLDE).
O Corta-Mato Nacional é uma das provas do Programa do Desporto Escolar organizada pela Direção Geral da Educação - Divisão do Desporto Escolar, e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.
Muitos parabéns aos nossos alunos pelo bom desempenho e sua participação, que ficará seguramente fincada nas suas memórias.
Luís Duarte
(Coordenador Técnico do Desporto Escolar do AENA)
Evento realizado em Ermesinde reúne professores em torno da inovação educativa e colaboração tecnológica
O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares teve o privilégio de participar no 6.º encontro de Ninjas Apps for Good, realizado nas instalações da REN, em Ermesinde. Este evento contou com a ilustre presença de Carla Lourenço, da Direção Geral da Educação, e Emma Posey, do Apps for Good UK.
O Grupo NINJA, composto por 26 professores, a nível nacional, que já implementaram o programa Apps for Good nas suas escolas, tem sido um motor de inovação e colaboração na área da educação. O seu forte envolvimento e contributo têm sido fundamentais para o sucesso e a evolução deste programa educativo tecnológico. Entre estes, destacam-se professores como Paulo Jorge Serra, docente de informática, que tem sido uma referência na implementação deste programa.
O encontro proporcionou diferentes momentos, desde palestras sobre Inteligência Artificial no Ensino, até workshops práticos, com o objetivo de proporcionar novas experiências aos professores e promover o trabalho colaborativo entre os mesmos.
Este encontro foi mais uma prova do compromisso dos professores portugueses com a inovação e a melhoria da qualidade do ensino. Através do trabalho colaborativo e da partilha de conhecimento, é possível transformar a educação e preparar os alunos para os desafios do futuro.
Reportagem vídeo