No dia 19 de fevereiro, realizou-se a Fase Final Distrital do Corta-Mato Escolar na Zona de Lazer de Castelo Branco, tendo o AENACB participado com uma comitiva de 28 alunos.
Do brilhante comportamento e empenhamento de todos os alunos que representaram o nosso agrupamento, destacamos os seguintes resultados:
Classificação Individual:
2.º Lugar Infantis A Masculinos – Santiago Lourenço
3.º Lugar Iniciados Masculinos – Pedro Sebastião
6.º Lugar Juvenis Masculinos – João Fernandes
7.º Lugar Juvenis Masculinos – Edgar Ribeiro
Classificação por Equipas:
2.º Lugar Juvenis Masculinos – João Fernandes, Edgar Lopes, Miguel Alves, Tomás Fernandes e Riquelme Manuel.
O aluno Pedro Sebastião do escalão de iniciados, representará o nosso agrupamento na Fase Final do Corta-Mato Nacional, que se irá disputar nos dias 8 e 9 de março de 2024, em Setúbal.
Prof. Luís Duarte
(Coordenador Técnico do Desporto Escolar do AENACB)
No passado dia 24 de janeiro, decorreu a 1.ª eliminatória da VI Edição das Olimpíadas de Geografia, para o Ensino Secundário. As Olimpíadas da Geografia são uma iniciativa da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) e da Associação Portuguesa de Professores de Geografia (APROFGEO) com o patrocínio do Ministério da Educação e da Fundação Calouste Gulbenkian. Pretendem, entre outros objetivos, valorizar o conhecimento geográfico, promover o seu estudo e o reconhecimento social da Geografia.
Neste ano letivo, participaram 633 alunos a nível nacional – um número de participantes que vem crescendo de ano para ano! A Escola Secundária Nuno Álvares esteve representada com dez alunos: Maria Vitório e Maria Martins do 12.º E, Joana Ferro Rodrigues do 12.º F, Tiago Metrolho e Tomás Inácio do 10.º F e Albany Marques, Francisco Rosa, Iara Bento, Leonor Nunes e Pedro Joia Casimiro, do 10.º G. Neste grupo de dez alunos, a heterogeneidade é grande: as alunas do 12.º ano puderam melhorar as suas classificações no ranking de participantes a nível nacional e os alunos do 10.º ano, se alguns deles estão agora no Curso de Línguas e Humanidades por gosto e vocação, há também aqueles que estão a frequentar o 10.º ano pela primeira vez, sendo muito novos ainda mas com grande potencial!
A participação de todos foi muito meritória, numa prova nacional de 40 itens de escolha múltipla, que foi difícil, como sempre! Esta prova Implica o domínio de alguns conhecimentos da língua inglesa para a interpretação das figuras, apela à utilização de competências digitais e envolve conhecimentos de Geografia muito diversos, desde o "litoral e recursos marinhos", "riscos e catástrofes", passando pela "população e povoamento" ou a "paisagem e cidadania territorial", só para enumerar algumas temáticas.
Estes alunos são um exemplo de responsabilidade, cidadania e participação, excelência e curiosidade, pois, mesmo com algum receio, arriscaram a expor-se numa competição com outros colegas. Foi muito importante para a sua autoestima, autoconfiança, constituindo um estímulo para os estudos futuros!
No 9 de fevereiro, o Sr. Diretor do AENA fez a entrega dos diplomas de participação aos alunos envolvidos. Parabéns aos dez alunos, à Escola e ao Agrupamento!
As alunas Joana Rodrigues, 12.º F, Maria Martins e Maria Vitório, ambas do 12.º E, fazem gosto em tornar público o seguinte testemunho, que se passa a citar: “Como alunas em final de capítulo, sempre nos foi dito que participar neste tipo de atividades iria ser crucial para o desenvolvimento da nossa proatividade, autonomia e dinamismo. É claro que entrar nestes desafios acaba sempre por despertar um pequeno nervosismo, visto que não somos as únicas a participar e alguém terá de ficar no final da tabela de classificações. Mas isso não é o mais importante. Queremos desafiar-nos e queremos acima de tudo que todos se desafiem e que se coloquem à prova (tal como os alunos de 10.º ano que estiveram ao nosso lado)! Queremos por fim agradecer à Professora Lucinda Araújo, que desde sempre nos apoiou e motivou, e aos restantes professores que ajudaram no cumprimento da prova tal como ao Agrupamento por nos promover todos os meios necessários à sua realização.”
Professora Lucinda Araújo
Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:
CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 110
LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 110 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 55
Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:
CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 400
LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 400 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 52
O Clube de Ciências, o Clube Europeu e a turma 6.ºF da Escola Cidade de Castelo Branco acompanharam, no passado dia 31 de janeiro, uma representante do projeto FUSILLI numa visita à horta da escola.
O projeto FUSILLI visa tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis e saudáveis, pelo que, a criação e a promoção de hortas escolares envolvendo a comunidade escolar, é um dos seus objetivos.
A visita foi orientada pela engenheira Alexandra Lucas que deu a conhecer diferentes aspetos deste projeto, nomeadamente, a agricultura biológica, a importância de consumir produtos sazonais e locais, o que permite encurtar as cadeias de distribuição dos alimentos.
Por fim, visitou-se a sala onde funciona o Clube de Ciências, na qual os alunos do Clube de Ciências apresentaram alguns dispositivos experimentais, em particular, o que permite monitorizar o crescimento de plantas, bem como, o que permite reproduzir a libertação de energia num sismo. Puderam ainda observar o dispositivo experimental referente ao ciclo sedimentar, tal como um outro, que ajuda a compreender o aumento da biomassa numa planta.
Alunos do Clube de Ciências