A Escola Básica Nossa Senhora da Piedade recebeu, recentemente, a insígnia distintiva de “Escola TEF – Território de Educação Financeira”, atribuída pela Fundação António Cupertino de Miranda. Este prémio é o reflexo do trabalho desenvolvido pela Escola, desde 2022, no projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”.
O Coordenador da Escola Básica da Senhora da Piedade - Victor Santos
Nos dias 16 e 17 de outubro, os alunos dos cursos profissionais realizaram visitas às turmas dos 2.º e 3.º anos da Escola Básica da Sr.ª da Piedade com o objetivo de promover hábitos de alimentação saudável entre os mais novos.
Durante estas sessões, os alunos organizaram diversas atividades lúdico-pedagógicas adaptadas à faixa etária dos participantes. A iniciativa teve como foco sensibilizar as crianças para a importância de uma dieta equilibrada, destacando alimentos nutritivos e práticas saudáveis no dia a dia.
A ação foi recebida com entusiasmo pelos alunos da EB da Sr.ª da Piedade, que participaram ativamente e demonstraram grande interesse pelos temas abordados.
Este projeto insere-se nas atividades práticas dos cursos profissionais e reforça a ligação entre escolas, promovendo a partilha de conhecimentos e valores essenciais para o bem-estar das crianças.
No âmbito do "Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza", celebrado a 17 de outubro, os alunos do 2.º ano da EB Srª da Piedade participaram numa atividade de sensibilização e reflexão promovida pelo Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal.
Os alunos exploraram o tema da pobreza através de conversas orientadas e momentos de partilha, refletindo sobre as suas causas, consequências e formas de combate. A atividade culminou na criação de trabalhos de expressão artística, desenvolvidos com o apoio dos professores de Oficinas Criativas, que traduziram em imagens e palavras os sentimentos e ideias dos alunos sobre o tema.
Este trabalho coletivo será agora integrado numa exposição/mural na Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco, dando visibilidade às vozes dos mais jovens e à importância de educar para a empatia e a cidadania ativa. Através da arte, os alunos mostraram que a solidariedade começa com a compreensão — e que cada gesto conta na construção de um mundo mais justo.
No dia 16 de outubro, os alunos do 2.º ano da nossa escola participaram num inspirador workshop de Língua Gestual Portuguesa, realizado online pela Associação Salvador. A atividade foi organizada para assinalar o Dia Nacional das Acessibilidades, promovendo a inclusão e a sensibilização para a importância da comunicação acessível.
As duas turmas do 2.º ano estiveram envolvidas nesta iniciativa, que proporcionou momentos de aprendizagem dinâmica e interativa. Durante o workshop, os alunos tiveram a oportunidade de aprender o alfabeto gestual, cumprimentos básicos e os dias da semana, explorando uma nova forma de comunicar que valoriza a diversidade e o respeito pelas diferenças.
Esta experiência não só despertou a curiosidade dos mais pequenos como também reforçou valores fundamentais como a empatia, a solidariedade e a igualdade de oportunidades. A escola agradece à Associação Salvador pela organização desta atividade tão significativa e enriquecedora.
Continuamos empenhados em formar cidadãos conscientes e inclusivos — e este workshop foi mais um passo nesse caminho!
Os alunos do 2º ano da Escola da Senhora da Piedade participaram com entusiasmo nas atividades da Semana da Juventude, dinamizada pela Câmara Municipal de Castelo Branco. A manhã foi dedicada à literatura infantil, com uma visita ao Parque Urbano Cruz do Montalvão para assistir à apresentação dos livros da coleção Cuscas, do autor Paulo Santos.
A coleção Cuscas conquistou os alunos com as histórias da pequena abelha curiosa e trabalhadora, que vive intensas aventuras ao lado dos seus amigos Carlota e Vasco, sempre guiados pela sábia rainha Vitória. A apresentação foi interativa e envolvente, despertando o gosto pela leitura e pela imaginação, bem como a importância das abelhas para o nosso planeta.
Esta atividade proporcionou um contacto direto com o autor e com o universo criativo da escrita, reforçando o papel da literatura como ferramenta de aprendizagem e descoberta. Os alunos regressaram à escola inspirados e com novas ideias para explorar nas suas próprias histórias.



