
No dia 20 de maio, a Biblioteca Escolar da Escola Básica Cidade de Castelo Branco recebeu a visita da professora e autora Maria Helena Santos Almeida, que veio conversar connosco sobre o seu primeiro livro, Temos uma surpresa para te contar. Queres ouvir?.
Antes de a entrevista começar, o coordenador da Escola Básica Cidade de Castelo Branco, professor Jorge Garcia, deu as boas-vindas à escritora, disse algumas palavras sobre a importância da leitura e dos livros na nossa vida e agradeceu à autora por ter aceitado o convite para estar connosco.
Depois, os alunos do Clube de Jornalismo tiveram a oportunidade de entrevistar a autora e descobrir como nasceu a ideia para escrever este livro, quais foram as suas inspirações e os desafios que encontrou ao longo do processo de escrita. Foi muito interessante conhecer melhor o trabalho de uma escritora e perceber que, por trás de cada livro, existem muitas histórias, emoções e dedicação.
Durante a conversa, a autora respondeu às nossas perguntas, com grande simpatia, e partilhou experiências, explicando a importância da leitura, da imaginação e da família. Também nos falou das personagens e da mensagem especial que quis transmitir aos pequenos leitores.
Neste dia, houve tempo para fotografias, troca de impressões e um agradável convívio. Todos nós gostámos muito deste encontro e agradecemos à professora Maria Helena Santos Almeida a sua disponibilidade, carinho e atenção para connosco.
Queremos deixar também um agradecimento especial à Biblioteca Escolar e ao professor Jorge Garcia por terem tornado este encontro possível.
O vídeo da entrevista poderá ser visionado através do Padlet do Clube de Jornalismo. O acesso pode ser feito através da ligação disponível no site do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares ou diretamente através do seguinte endereço:
https://padlet.com/clubejornalismo_ccb/clube-de-jornalismo-2njfua0p785ju2jb
Os alunos do Clube de Jornalismo
No dia 21 de maio, as turmas do 2º A e 3º A da Escola Faria de Vasconcelos realizaram uma visita à Biblioteca Municipal, onde participaram numa atividade diferente, muito enriquecedora e divertida.
Os alunos assistiram à dramatização da história “À Descoberta de Castelo Branco”, que lhes permitiu conhecer melhor a história e o património da nossa cidade de uma forma lúdica e envolvente. A apresentação contou com a colaboração das estagiárias da Biblioteca.
Ao longo da visita, os alunos participaram ainda em diversos jogos relacionados com o tema abordado, demonstrando entusiasmo, curiosidade e espírito de equipa. A atividade incluiu também a visualização de um vídeo educativo, que complementou os conteúdos explorados durante a sessão.
Foi uma experiência educativa muito interessante, proporcionando momentos de aprendizagem, descoberta e convívio.
No dia 21 de maio, os alunos da turma do 1.º A da Escola Básica Nossa Senhora da Piedade participaram no projeto de intercâmbio intergeracional “Entre Idades”.
Este projeto foi dinamizado por Catarina Tomé e Francisca Carvalho, alunas do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, pertencente ao Instituto Politécnico de Castelo Branco. No âmbito da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional em Contextos Não Formais, as estagiárias da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) criaram o projeto “Entre Idades”, com o objetivo de promover o convívio e as aprendizagens mútuas entre os alunos da USALBI e as crianças e jovens da comunidade escolar.
Ao longo da atividade, os alunos participaram em diversas dinâmicas, momentos de conversa, jogos e atividades lúdicas, proporcionando um ambiente de alegria, partilha e cooperação entre diferentes gerações.
A iniciativa revelou-se uma experiência muito enriquecedora para todos os participantes, incentivando valores como o respeito, a empatia, a solidariedade e a valorização das experiências de vida dos mais velhos.
Foi, sem dúvida, um dia especial, marcado por sorrisos, afetos e aprendizagens que ficarão na memória de todos.
Dulce Luís, professora titular do 1º A
No dia 20 de maio, os alunos das turmas dos 1.º e 2.º anos da Escola Básica Nossa Senhora da Piedade participaram numa sessão de sensibilização sobre o Programa Estou Aqui, promovida pela Polícia de Segurança Pública – Escola Segura e Fundação MEO.
A atividade foi dinamizada por duas assistentes da Fundação MEO e dois agentes da PSP, que explicaram aos alunos a importância deste programa, criado para ajudar crianças que possam perder-se dos seus familiares em espaços públicos. Durante a sessão, os alunos ficaram a conhecer o funcionamento da pulseira Estou Aqui, aprendendo também algumas regras de segurança importantes para o seu dia-a-dia.
Se a criança se perder, qualquer adulto pode contactar a PSP (através do 112 ou de uma esquadra) e indicar esse código. A polícia cruza os dados e contacta a família de imediato.
As pulseiras são gratuitas, mas precisam de ser pedidas online e levantadas numa esquadra da PSP à escolha. A validade de cada edição corresponde ao respetivo ano civil.
A apresentação decorreu de forma muito participativa e divertida, despertando a curiosidade e o interesse das crianças, que colocaram várias questões aos agentes presentes.
Esta iniciativa contribuiu para sensibilizar os mais novos para a importância da segurança e para o papel da PSP na proteção das crianças.
As docentes
Dulce Luís 1º A
Paula Gomes 1º B
Anabela Pereira 2º A
Joana Catarina 2º B
Os alunos da turma 4.º C da Escola Nossa Senhora da Piedade realizaram uma atividade muito especial e divertida no âmbito do tema “Vulcões”. Com grande entusiasmo, empenho e criatividade, construíram maquetas de vulcões, demonstrando os conhecimentos adquiridos nas aulas.
O momento mais aguardado foi a experiência da erupção vulcânica, que despertou enorme curiosidade e entusiasmo entre todos. Os alunos participaram de forma ativa e responsável, revelando espírito de equipa, dedicação e muita imaginação.
Esta atividade permitiu aprender de forma prática e dinâmica, tornando a aprendizagem mais significativa e motivadora.
Parabéns aos alunos do 4.º C pelo excelente trabalho desenvolvido!
Professora Ana Luísa Santos

A Turma do 2º ano da Escola Básica da Boa Esperança recebeu, no dia 19 de maio, uma visita muito especial: a escritora albicastrense Manuela Costa, autora dos livros: “Férias na Praia” e “Férias em Castelo Branco”.
Professora aposentada há três anos, lecionou a disciplina de Geografia no nosso Agrupamento. Esteve na sala do 2º ano para uma conversa descontraída sobre o seu trabalho, a importância da leitura e o processo de criação das suas histórias. Falou um pouco sobre a sua vida diária, os seus hobbies, o gosto por viajar e como surgiu esta paixão pela escrita. Houve uma leitura encenada de uma das suas obras, “Férias na Praia”. Os alunos participaram ativamente na atividade, interagindo com as personagens e ajudando a desvendar os mistérios da narrativa. A escritora partilhou que a imaginação nasce das pequenas coisas do dia a dia e incentivou todos os alunos a continuarem a ler e a escrever as suas próprias aventuras. As crianças mostraram-se muito atentas e interessadas, questionando a escritora, sempre que se tornou oportuno.
Para encerrar este dia inesquecível, os alunos tiveram a oportunidade de receber da autora uma concha personalizada com os nomes das personagens do livro ou de sentimentos.
Segundo a professora titular de turma, Carminda Pereira, este tipo de atividade causa um impacto bastante positivo, pois estes encontros são fundamentais para aproximar as crianças do mundo dos livros, mostrando que os autores são reais e que a leitura e a escrita podem ser uma grande aventura.
A atividade terminou com uma atuação da turma com uma coreografia de percussão, ao som do “Fortuna” de Carmina Burana, deliciando os presentes e imortalizando o entusiasmo de uma manhã dedicada à magia da literatura infantojuvenil.
Carminda Pereira, Professora Titular do 2.ºA - BE



