No passado dia 13 de maio, durante o período da tarde, os alunos da turma 12.ºF do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares participaram numa ação de sensibilização e iniciação ao Golfe, realizada na Escola Superior Agrária, no âmbito de uma parceria entre a Beira Baixa Golfe e o agrupamento.
Ao longo da atividade, os alunos tiveram a oportunidade de contactar com os princípios fundamentais da modalidade, desenvolvendo competências ao nível da coordenação motora, concentração e controlo técnico, promovendo, simultaneamente hábitos, de prática desportiva saudável, diversificada e equilibrada. 🌿💪
Mais do que uma simples iniciação ao golfe, esta experiência constituiu um valioso momento de partilha, convívio e fortalecimento do espírito de grupo, pautado pelo respeito pelas regras, pelos colegas e pela natureza. 😊👏
O Diretor de Turma, Professor Miguel Ângelo Lopes, destacou o entusiasmo, a participação ativa e o excelente espírito de socialização demonstrado pelos alunos, reforçando a relevância destas iniciativas no desenvolvimento pessoal, social e educativo dos jovens.
Como referia uma das maiores referências mundiais do golfe, Ben Hogan:
👉 “A tacada mais importante no golfe é a próxima.” ⛳👍
Parabéns aos alunos do 12.ºF pela forma exemplar como participaram nesta atividade e um agradecimento especial à Beira Baixa Golf pelo sucesso desta iniciativa.
O DT, Miguel Ângelo Lopes
Os professores de Informática do 2.º e 3.º ciclos promovem regularmente, ao longo do ano letivo, atividades e momentos de reflexão sobre a utilização segura e responsável da Internet, abordando semanalmente temáticas relacionadas com os direitos humanos no meio digital, a cidadania digital e a prevenção do cyberbullying.
Neste contexto, foram igualmente dinamizadas durante o mês de fevereiro iniciativas no âmbito do “Dia da Internet Mais Segura”, subordinado este ano ao tema “Direitos Humanos ON, Cyberbullying OFF”.
No decorrer desta iniciativa, foram realizadas várias atividades de sensibilização e promoção de uma utilização segura e responsável da Internet, nomeadamente:
Considera-se que estas atividades contribuíram para sensibilizar e consciencializar os alunos relativamente aos perigos, vantagens e desvantagens da utilização da Internet, reforçando a importância de uma navegação segura e responsável, de acordo com o lema: “Juntos por uma Internet melhor”.
Grupo de Informática
No âmbito das comemorações do 25 de Abril, os alunos do 6.º ano participaram numa atividade criativa e simbólica que destacou a importância da Revolução dos Cravos na história de Portugal. Integrada na disciplina de História e Geografia de Portugal, a iniciativa desafiou os estudantes a construírem cravos em origami, evocando um dos maiores símbolos da liberdade.
Para a realização dos trabalhos, os alunos seguiram um tutorial disponível online, que orientou, passo a passo, a criação dos cravos em papel.
Os trabalhos foram, posteriormente expostos no átrio principal da Escola Cidade de Castelo Branco, onde podem ser apreciados por toda a comunidade escolar. A exposição transformou o espaço num verdadeiro tributo a Abril lembrando a importância dos valores de liberdade, democracia e participação cívica.
Esta atividade não só promoveu a aprendizagem de conteúdos históricos de forma dinâmica, como também incentivou a expressão artística e o envolvimento dos alunos na preservação da memória coletiva.
A prof. Isabel Falcão

O programa Parlamento dos Jovens realizou, nos dias 11 e 12 de maio, a Sessão Nacional na Assembleia da República, reunindo os representantes dos vinte e dois círculos eleitorais correspondentes aos distritos do país, bem como os círculos da Europa e de Fora da Europa. Os participantes haviam sido previamente eleitos nas sessões escolares e distritais, culminando assim um processo de debate democrático e participação cívica desenvolvido ao longo do ano letivo.
O círculo eleitoral de Castelo Branco esteve representado por quatro deputados provenientes de duas escolas do distrito. A Escola Básica Cidade de Castelo Branco participou através das deputadas Margarida Garrido, do 9.º C, e Benedita Caseiro, do 9.º A. A escola contou ainda com a participação do jornalista David Gomes, do 9.º B, responsável pela cobertura jornalística dos trabalhos parlamentares.
A Sessão Nacional teve como principal objetivo a apreciação, discussão e aprovação das medidas constantes dos projetos de recomendação elaborados pelas diferentes comissões parlamentares. O círculo eleitoral de Castelo Branco integrou a 1.ª Comissão, onde os seus representantes demonstraram elevado empenho, capacidade de argumentação e espírito crítico, contribuindo ativamente para os debates e para a defesa das propostas apresentadas.
A participação nesta iniciativa constituiu uma experiência de grande relevância educativa e cívica para todos os deputados e jornalistas envolvidos, proporcionando-lhes um contacto direto com o funcionamento das instituições democráticas e incentivando valores de cidadania ativa, responsabilidade e participação democrática. Os representantes do círculo eleitoral de Castelo Branco consideraram esta experiência simultaneamente enriquecedora, formativa e inesquecível.
A edição deste ano centrou-se no tema «Literacia Financeira: os jovens contam!», promovendo a reflexão e o debate em torno da importância da educação financeira junto das gerações mais jovens. Ao longo da sessão, os deputados debateram propostas relacionadas com a gestão responsável das finanças pessoais, a poupança, o consumo consciente e a preparação dos jovens para os desafios económicos da sociedade contemporânea.
O grupo/equipa de Natação do Desporto Escolar, participou no dia 06 de maio na fase final de Natação do Desporto Escolar nas Piscinas Municipais de Castelo Branco. O evento contou com a participação de várias escolas da região, a EB/JI Cidade de Castelo Branco, EB Faria de Vasconcelos, EB do Fundão, AE de Alcains, EBS Pedro da Fonseca, EBS Pe. António de Andrade, Sec. Amato Lusitano e EB Sertã.
Num ambiente de grande entusiasmo, espírito desportivo e companheirismo, os jovens nadadores demonstraram todo o empenho e dedicação que têm vindo a cultivar ao longo do ano letivo. Para além da competição saudável, este encontro permitiu o convívio entre alunos de diferentes escolas, promovendo valores como o respeito, a superação pessoal e o trabalho em equipa. As provas decorreram com grande dinamismo e foram acompanhadas de perto por professores, colegas e familiares, que preencheram as bancadas com palavras de incentivo e aplausos.
Do Agrupamento Nuno Álvares participaram os alunos André Horyuk, Eduarda Neves, Grace Knisely, Lara Barroqueiro, Madalena Morgado, Maria Rita Dias, Maria Félix, Ana Lopes, Mariana Barroso, Maria Ferreira, Sofia Ihnatyeva, Rodrigo Correia e as juizes/árbitros Amina Grytsiv, Antónia Bursuc, Íris Martins, Lara Ribeiro, Lara Calmeiro e Mariana Antunes.
A aluna Maria Félix alcançou o 1.º lugar nos 25 metros costas e Maria Ferreira o 3.º lugar nos 25 metros livres.
Mais que os resultados, prevaleceu a alegria de participar num evento que valoriza o desporto e o bem-estar dos alunos. Todos os participantes estão de parabéns pelo esforço, pela entrega e pela forma exemplar como representaram as suas escolas.
Professores: Acácio Farinha e Pedro Fafiães



