Pedro Mendes, aluno do 4.º ano da Escola Nossa Senhora da Piedade, foi um dos vencedores da prova de vídeo na final do Concurso Nacional de Leitura que decorreu dia 4 de junho, em Almada, no auditório do Inatel.

Recordamos que este concurso teve diversas fases ao longo do ano letivo – fase a nível  de escola/agrupamento; fase a nível concelhio que decorreu na Biblioteca Municipal de Castelo Branco; fase intermunicipal, envolvendo os concelhos que integram a CIMBB (Comunidade Intermunicipal Beira Baixa), organizada pela Biblioteca Municipal de Vila Velha de Ródão e, finalmente, a fase nacional.

O aluno Pedro Mendes passou as diversas etapas e foi um dos dois finalistas a representar a CIMBB, tendo sido apurado para a final nacional,  prova que integrava a edição de um vídeo (foi proposto que os alunos elaborassem um vídeo sobre um livro favorito).

Nesta prova foram cinco os vencedores nacionais e o aluno Pedro Mendes foi um deles.

Parabéns!

 

A Biblioteca da Escola Cidade de Castelo Branco acolheu, no dia 13 de junho, uma “aula” diferente, contando com a presença de Irina Shtepa, tia de Kiril Levon, aluno ucraniano, recém-chegado ao Agrupamento Nuno Álvares.

A partir da leitura do livro, em espanhol, intitulado “El Cielo de Afganistán” e das ilustrações que o acompanham, os alunos do 8.ºC foram convidados a “entrar” na obra e, de mãos dadas com a menina afegã que protagoniza a história, refletir sobre sonhos e projetos futuros para a Humanidade, sempre eivados de palavras de esperança.

A sessão decorreu em três línguas, pois além do português e do espanhol, também o ucraniano marcou presença. Irina Shtepa traduziu a obra do espanhol para o ucraniano e assim o aluno Kiril pôde acompanhar a leitura, ler alguns fragmentos e emitir os seus pontos de vista aos colegas, traduzidos no momento pela tia Irina. 

No dia 6 de junho, realizou-se na Biblioteca da EB Cidade de Castelo Branco uma cerimónia em que foram agraciados alguns alunos que ao longo do ano se destacaram em atividades ligadas ao livro e à leitura. A entrega de prémios decorreu em ambiente festivo e contou com a presença do professor Filipe Roque em representação da Coordenação da Escola. Os alunos que se destacaram no Concurso de Leitura em Voz Alta foram os seguintes:

7.º ano:

1.º lugar - Matilde Esteves (7.ºC);

2.º lugar - Mariana Reino (7.ºF);

3.º lugar - Martim Gonçalves (7.ºB) e Verónica Afonso (7.ºF);

8.º ano:

1.º lugar - Matilde Soares (8.ºB);

2.º lugar - Afonso Galvão (8.ºA) e Carolina Garcia (8.ºA);

3.º lugar - Laura Santos (8.ºA);

Para comemorar o dia do autor português, a coordenadora da biblioteca e professora de Literatura, Saúde Machado, da Escola Secundária Nuno Álvares, promoveu a realização de uma atividade de leitura de poemas pela cidade juntamente com as alunas do 11.º G de Literatura Portuguesa: Maria Valente, Carolina Naré, Inês Naré, Rafaela Gonçalves, Iara Costa, Matilde Cravo e Beatriz Almeida.

Sendo o dia do autor português dia 22 de maio, um domingo, tornar-se-ia difícil a realização desta atividade. Foi realizada, então, esta comemoração numa sexta-feira, dia 20, atendendo à importância deste dia e ao apreço que temos pela nossa literatura e pelos autores da nossa Língua.

Lemos poemas de de Sophia de Mello Breyner, Mário de Sá Carneiro, Alexandre O’Neill, Manuel Alegre, Camões, António Nobre, Teixeira de Pascoais, António Salvado...

Abordámos diversas pessoas e cada qual teve uma reação diferente. Nem toda a gente quis ouvir um poema... No entanto, a maior parte demonstrou interesse e disponibilidade. A receção de quem ouviu a poesia na rua - chamemos-lhe assim-  foi extraordinária! Foi um  momento diferente e inspirador para as pessoas. Depois de concluída, chegámos à conclusão de que melhorámos o nosso dia e o dia de quem ouviu as palavras dos nossos escritores. Foi bastante gratificante.

Maria Bártolo Valente e Carolina Naré, 11.º G

 

No dia 20 e 22 de abril disputou-se a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura que decorreu na Biblioteca Municipal José Batista Martins em Vila Velha de Ródão. O primeiro dia destinou-se ao apuramento dos alunos do 1.º e 2.º ciclos e o segundo, aos alunos do 3.º ciclo e secundário.

Os alunos realizaram da parte da manhã uma prova escrita. As provas orais, dos cinco alunos apurados em cada nível de ensino, realizaram-se da parte da tarde, para surpresa e agrado de todos, a bordo do barco Vila Portuguesa.

Este dia, que irá perdurar nas memórias de cada participante, contou com alguns momentos de alegre convívio: uma conversa com a escritora Inês Barata Raposo (no dia 20) e um momento de animação da Leitura com Andreia Brites (no dia 22).