No dia 17 de junho decorreu na Escola Faria de Vasconcelos ao ar livre a atividade “Contos ao Luar”. Durante uma hora e meia, diversos “contadores” pais, avós e alunos encantaram a assistência num ambiente colorido fazendo deste serão uma viagem ao ritual ancestral da narração oral tendo a lua como companhia.

Este evento organizado pela Biblioteca Escolar pretendeu realçar a importância do conto tradicional como memória e identidade do nosso povo, recriando-se por um momento o tempo dos nossos avós.

No final um grupo de alunos quis fazer uma surpresa entoando uma canção com o  desejo de boas férias.

 

No passado dia 11, pelas 14.30h e 15.15h, no âmbito da disciplina de Português, em colaboração com a Biblioteca Escolar, as alunas Inês Almeida e Margarida Silvestre da Turma C, do 8.º Ano concretizaram a atividade “Leituras Partilhadas, lendo e comentando, aos alunos do 3.ºA e 3.ºB, da Escola Cidade de Castelo Branco, a história ”Tarte de Mamute”, de Jeanne Willis. As contadoras da história prenderam a atenção dos alunos e procuraram conduzi-los à descoberta da lição de moral ali presente: “A União faz a Força”, expressão popular simples, mas verdadeira e moralizadora.

 

 

 

 

No dia 13 de junho pelas 21h irá realizar-se na Escola Faria de Vasconcelos a atividade “Contos ao Luar”.

Este evento pretende realçar a importância do conto tradicional como memória e identidade do nosso povo, recriando-se por um momento o tempo dos nossos avós.

 

 

No dia 31 de maio, realizou-se um espetáculo de teatro produzido pelos alunos do 10º. ano  do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, na Biblioteca da Escola Faria de Vasconcelos.

O espetáculo apresentado  “Quando nasce um sapo… nasce uma sapa!” é uma peça de teatro baseada no conto popular  “O Príncipe com orelhas de burro”. O texto e direção  foi da responsabilidade do professor Luís Beato e este trabalho integra-se no âmbito da disciplina de Expressão Corporal, Dramática e Musical.

No dia 28 de maio, o escritor José Dias Pires esteve na nossa escola E.B. Cidade de Castelo Branco, para apresentar a todos os alunos de 4.º ano de escolaridade (Cidade de Castelo Branco e Boa Esperança), a segunda parte da obra: «As Aventuras de Alex Vampasma, no Reino das Sombras». A personagem principal, Alex (Alexandre), é um menino que tem um pijama com desenhos de vampiros e, assim que o veste, imagina que ele próprio é um vampiro. Vive aventuras cheia de mistérios, de curiosidades e de cenas engraçadas que cativam o leitor do princípio até ao fim.

A atividade foi muito divertida e interessante, pois José Dias Pires tem uma forma muito própria e engraçada de apresentar as suas obras.  Neste encontro, houve oportunidade para colocar perguntas às quais o escritor respondeu com entusiasmo e muita graça.

No final, o escritor despediu-se com a promessa de voltar no próximo ano letivo, para dar continuidade às Aventuras de Alex Vampasma.

Alunos da turma 4A_CCB