No dia 13 de junho pelas 21h irá realizar-se na Escola Faria de Vasconcelos a atividade “Contos ao Luar”.

Este evento pretende realçar a importância do conto tradicional como memória e identidade do nosso povo, recriando-se por um momento o tempo dos nossos avós.

 

 

No dia 31 de maio, realizou-se um espetáculo de teatro produzido pelos alunos do 10º. ano  do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, na Biblioteca da Escola Faria de Vasconcelos.

O espetáculo apresentado  “Quando nasce um sapo… nasce uma sapa!” é uma peça de teatro baseada no conto popular  “O Príncipe com orelhas de burro”. O texto e direção  foi da responsabilidade do professor Luís Beato e este trabalho integra-se no âmbito da disciplina de Expressão Corporal, Dramática e Musical.

No dia 28 de maio, o escritor José Dias Pires esteve na nossa escola E.B. Cidade de Castelo Branco, para apresentar a todos os alunos de 4.º ano de escolaridade (Cidade de Castelo Branco e Boa Esperança), a segunda parte da obra: «As Aventuras de Alex Vampasma, no Reino das Sombras». A personagem principal, Alex (Alexandre), é um menino que tem um pijama com desenhos de vampiros e, assim que o veste, imagina que ele próprio é um vampiro. Vive aventuras cheia de mistérios, de curiosidades e de cenas engraçadas que cativam o leitor do princípio até ao fim.

A atividade foi muito divertida e interessante, pois José Dias Pires tem uma forma muito própria e engraçada de apresentar as suas obras.  Neste encontro, houve oportunidade para colocar perguntas às quais o escritor respondeu com entusiasmo e muita graça.

No final, o escritor despediu-se com a promessa de voltar no próximo ano letivo, para dar continuidade às Aventuras de Alex Vampasma.

Alunos da turma 4A_CCB

Homenagear autores nacionais foi o objetivo do “Dia do Autor Português”, que se comemora, anualmente, no dia 22 de maio. Para celebrar esta efeméride, algumas alunas das turmas A e C do 8.º Ano, da EB Cidade de Castelo Branco, aceitaram o desafio, deslocando-se ao centro cívico da nossa cidade e, munidas de guarda-chuvas, maravilhosa e alegremente decorados, abordaram pessoas na rua, para lhes lerem diversos poemas do poeta albicastrense, António Salvado. Foi grande a recetividade dos transeuntes, perante uma iniciativa que pretendeu aproximar a Escola da Comunidade Local, tendo-se verificado as mais diversas e curiosas reações. Esta iniciativa homenageou, particularmente, o referido autor, tendo-se iniciado a atividade com o contacto com o autor albicastrense, em que as alunas puderam declamar alguns poemas dele, tendo-lhe colocado, também, questões diversas.

Posteriormente, António Salvado procedeu, gentilmente, à oferta de livros autografados, às alunas envolvidas nesta atividade.

No dia 30 de maio de 2019, quinta-feira, realizou-se, na Biblioteca Egas Moniz, pelas 10:00, uma sessão de entrega de prémios aos alunos que participaram em atividades promovidas ou dinamizadas pela Biblioteca/Centro de Recursos da ESNA.

O Concurso Nacional de Leitura teve muitos participantes e receberam prémios alunos de todos anos de escolaridade Maria Inês Roque, 7º A, Carolina Gregório e Laura Diogo, 8º A, Rui Fernandes, 10º D, Beatriz Boavida Gonçalves, 12º B, Maria Eduarda Caldeira, 12º C, Rita Gaitas Dias, 12º H.

No concurso Literacias 3D, foi distinguida a aluna Maria Inês Roque, 7º A.

A atividade Poesia na Biblioteca, especialmente dirigida aos alunos do 3.º ciclo, teve muitos participantes, tendo sido premiados os alunos Jéssica Silva, João Pedro Ferro, Mariana Hungria, Maria Carolina, Maria Inês Roque, Matilde Costa e Pedro Dias, do 7º A. Os alunos do 7º D da CCB serão também todos premiados por terem vindo à Escola Secundária dinamizar esta atividade, que contou com a presença de encarregados de educação.