A BE é um centro pedagógico, dinâmico e vivo.
Na passada quinta-feira, dia 2 de maio, a Biblioteca Escolar da EB Cidade de Castelo Branco transformou-se, mais uma vez, num palco de encanto, com vista à realização da Hora do Conto. Desta vez, o objetivo foi celebrar o “Dia da Mãe”, uma atividade dinamizada pela aluna/estagiária Mariana Vieira.
As crianças das três salas do Jardim de Infância, da EB Cidade de Castelo Branco, foram convidadas a estarem presentes. Foram momentos de muita atenção e entusiasmo. A história que “prendeu” os meninos e meninas foi “Com a Mamã”, da autoria de James Brown e ilustrações de Cally Johnson – Isaacs. Através das palavras e das imagens, a história realça a beleza dos momentos passados entre mãe e filhos, sendo que todos os momentos, vividos intensamente com as mães, são verdadeiramente especiais.
Esta atividade contribuiu, manifestamente, não só para o enriquecimento do imaginário infantil, como também fomentou o gosto pela leitura, práticas recorrentes na Biblioteca da Escola Cidade de Castelo Branco, um espaço vivo e motivador de aprendizagens.
Mariana Vieira
A Biblioteca Escolar da Escola Secundária Nuno Álvares promoveu um conjunto de atividades com o intuito de celebrar o 25 de abril e relembrar a Revolução dos Cravos. Para ensinar os alunos sobre a importância da democracia, liberdade e participação cívica, foram dinamizadas palestras, exposições, pintura de murais e encenações poéticos no sentido de envolver os estudantes e promover a reflexão sobre os valores democráticos.
No conjunto das ações, inclui-se uma exposição de dezasseis cartazes de diferentes ilustradores portugueses alusiva aos Direitos Humanos; um desafio para identificarem dezoito “ Rostos de Abril”; a divulgação de 25 poemas sobre a Liberdade, integrando nomes como Sophia, Jorge de Sena, Manuel Alegre, Miguel Torga, António Gedeão, Sidónio Muralha, Natália Correia, etc; a divulgação, nos intervalos, de música de intervenção (Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, etc); pintura digital de murais com cravos e as palavras do “antes e depois de abril”; concurso de desenho/ilustração alusiva aos direitos após Abril; leitura encenada de poemas de Abril, de um grupo de alunos do 11ºH para professores); decoração dos espaços com cravos. As comemorações encerraram com uma palestra do professor José Teodoro Prata sobre a vida em Ditadura. O professor narrou aos alunos a sua experiência pessoal e descreveu o quotidiano de uma vida sem liberdade, sem educação e de pobreza. Fez sentir aos alunos o que, nas palavras de Lídia Jorge, Abril foi para Portugal: “o Anjo da Alegria”.
Em suma, todas as atividades tiveram como objetivo inspirar os novos jovens a valorizar os princípios democráticos e os direitos fundamentais.
“A Semana da Leitura 2024” decorreu, oficialmente, entre os dias 18 e 22 de março, embora habitualmente, nas Bibliotecas do nosso Agrupamento de Escolas, esta celebração se estenda por um período de tempo mais alargado. Na Escola Cidade de Castelo Branco, o leque de atividades, promovido pela Biblioteca Escolar foi, culturalmente, diversificado e enriquecedor e toda a comunidade escolar foi envolvida nesta festa do livro e da leitura.
A primeira atividade teve lugar no dia 11 de março, com a vinda do autor Carlos Nuno Granja, seguida da participação do autor Pedro Leitão, no dia 14. Todas as turmas do 1.º CEB da EB Cidade de Castelo Branco e EB1 da Boa Esperança foram envolvidas nestas estimulantes sessões com os autores.
No dia 20 de março, decorreu, na Biblioteca Municipal António Salvado, o Concurso de Leitura, dinamizado pela Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco. Neste concurso, participaram doze alunos da EB Cidade de Castelo, tendo-se destacado, de forma brilhante, as alunas: Vitória Martins (1.º lugar do 2.º CEB); Matilde Esteves e Ana Beatriz Pinto (1.º e 2.º lugares, respetivamente do 3.º CEB).
Terminando a Semana da Leitura “com chave de ouro”, realizou-se a terceira edição do recital de poesia “Versos e Melodias”, no dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, sendo também uma forma melodiosa e solene de celebrar a chegada da primavera.
A partir do dia 11 de março, estiveram patentes ao público diversas exposições, que atraíram os olhares de quem foi circulando pelo bloco B da Escola, nomeadamente: “Ler Dá-te Asas”, Comemoração do quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões em que, para além da decoração alusiva, estiveram expostos alguns poemas elaborados por alunos do 9.º D e , para finalizar, uma exposição que resultou de um trabalho de articulação, realizado entre a Biblioteca Escolar e as disciplinas de Educação Visual e Português com as turmas A e D do 5.º ano. Os alunos criaram o seu autorretrato e escreveram um texto em que se debruçaram sobre um livro lido e do qual gostaram particularmente.
Foi ainda lançado um desafio, intitulado “Livros às Cegas”, muito bem acolhido por toda a comunidade escolar e educativa. Com a colaboração da Impressora de Sorrisos, esta atividade consistiu em adquirir um livro por um valor simbólico, mas que já se encontrava embrulhado, sendo que a única pista dada ao comprador era uma frase, que se encontrava escrita no embrulho.
Em representação da Biblioteca Escolar, a Professora Bibliotecária, Célia Rodrigues, agradece a todos os que, direta ou indiretamente, colaboraram nesta festa de homenagem ao livro, à leitura e ao leitor.
Duas das dezassete escolas que participaram no programa Parlamento dos Jovens do distrito de Castelo Branco, concorreram ao EUROSCOLA: Agrupamento de Escolas Nuno Álvares e Agrupamento de Escolas do Fundão.
O tema do concurso na edição 2023 é: «Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos (art. 3.º do Tratado da UE)».
O júri, constituído por Joaquim Moreira, professor e ex. diretor distrital do FAOJ e IPJ, Paula Custódio Reis, deputada na Assembleia da República e José Aleixo Ferreira, técnico superior do IPDJ, avaliou os trabalhos escritos e a apresentação oral.
O trabalho vencedor será agora avaliado por um Júri Nacional que irá decidir quais das escolas vencedoras em cada sessão distrital do continente, Açores e Madeira, participarão numa visita para conhecer de perto o Parlamento Europeu.
Este Programa é organizado a nível nacional pelo IPDJ, I.P. e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República e das Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira.