É hora de seguir o caminho do 5.º Ano com tantas memórias boas para levar!

Professores e alunos empenharam-se para que o momento de deixar o 4.º ano ficasse gravado com muita felicidade e emoção.

Sucesso e muitas Felicidades para todos!

(Clique na imagem para ver o vídeo)

Todas as turmas de 4.º Ano do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares visitaram, em dias diferentes, no mês de junho, o Museu da Seda. Veem agora, com outros olhos, os bichos-da-seda, pois ficaram a saber muito mais sobre a origem desse tecido tão precioso que é conhecido, desde há muito.

Sabiam que:

“Os bichos-da-seda se alimentam de folhas de amoreira e os ovos têm 1mm comprimento?

A origem da seda é na China, há cerca de 5000 anos? Quem revelasse o segredo do bicho-da-Seda era decapitado.

O bicho forma o casulo, transforma-se em crisálida e de crisálida passa a borboleta?

A seda era vendida consoante o seu peso – 1 kg de seda equivalia a 1 kg de ouro. A seda conseguiu entrar no Império Romano e a China deixou de ter o monopólio da seda.

Este museu foi inaugurado no dia 5 de dezembro de 2016 pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.”

 

 

Guilherme Ferreira conquista medalha de bronze

 

O aluno Guilherme Ferreira, da turma B do 8º ano da Escola Secundária Nuno Álvares, obteve o 3º lugar a nível nacional dos Campeonatos Escolares SuperTmatik 2020/21 na categoria de Desporto.

Num total de 7575 participantes, é sem dúvida um resultado digno de registo!

No passado dia 22 de junho foram entregues ao Guilherme a medalha, o diploma e outros brindes que ele conquistou.

Parabéns Guilherme!

Um conjunto de alunos do Agrupamento Nuno Álvares participou no concurso de cartazes promovido pela Consejería de Educación de España, em Portugal. A atividade tinha como objetivos fortalecer as relações culturais entre os  dois países, apoiar a implementação da língua e da cultura espanholas nos currículos portugueses e contribuir para uma consciência europeia. Os cartazes foram elaborados em A3 e eram permitidas várias técnicas artísticas.

Reproduzimos aqui três dos trabalhos apresentados, pertencentes às alunas Mariana Abrantes (CCB), Daniela Pereira (NA) e Luana Marcelino (FV).

Grupo 350 - Espanhol