Foi antecipada a comemoração do dia mundial do não fumador (17 de novembro) para o dia 16 de novembro, já que coincidia com o fim de semana (sábado). Durante a semana de 12 a 16 de novembro, foram realizadas sessões informativas sobre os malefícios do consumo do tabaco, em sala de aula, na disciplina de Ciências Naturais, para os alunos do 3º ciclo, em particular para os alunos do 9º ano, nas escolas FV, CCB e ESNA. O facto de serem direccionadas preferencialmente para estes últimos, prende-se com a constatação de ser em regra a partir dos 15 anos de idade que os nossos jovens sentem a tentação de experimentar novas sensações, como é o caso do consumo do tabaco, podendo desencadear com maior probabilidade nos mesmos o vício de se tornarem fumadores crónicos e desenvolverem mais tarde doenças provocadas pelo tabagismo. É obrigação da escola alertar os alunos para uma situação tão dramática, que é, o consumo do tabaco. Em simultâneo com as actividades preventivas em sala de aula, os alunos foram igualmente desafiados a elaborar cartazes, slogans e desdobrável sobre os malefícios do consumo do tabaco, que foram posteriormente afixados nos átrios de cada uma das três escolas atrás mencionadas. O desdobrável foi distribuído nas respetivas bibliotecas escolares. Foi ainda apresentado um vídeo na ESNA sobre esta temática. Esperamos que esta iniciativa seja mais um importante alerta para a comunidade educativa, de modo a que se reflicta mais profundamente sobre a necessidade de se evitar este vício, substituindo-o por hábitos de vida mais saudáveis.

A equipa responsável pelo Projeto de Educação para a Saúde (PES) do Agrupamento Nuno Álvares

 

 

No dia 9 de novembro, os alunos de 1.º Ciclo recuperaram a tradição de festejar a festa de São Martinho com as sempre apetecidas castanhas e boa disposição. O ambiente foi de alegria por todas as escolas do Agrupamento.

Os alunos prepararam o momento do magusto, participando em atividades de reutilização de materiais, canções e outras atividades na área de expressões. Foi um momento enriquecedor para recuperar hábitos culturais, fazer uso do património oral com lendas e tradições, alargar o léxico, explorar o que a Natureza oferece e proporcionar o convívio entre os participantes.

 

 

Faria de Vasconcelos

Cidade de Castelo Branco

Nuno Álvares

Total

Lista A

33

17

127

177

(18,0%)

Lista C

36

101

230

367

(37,2%)

Lista M

68

131

243

442

(44,8%)

Votos Nulos

1

7

15

23

Votos Brancos

0

4

17

21


Como nenhuma das listas obteve maioria absoluta, a 2ª volta das eleições realizar-se-á dia 21 de novembro, sendo concorrentes as listas C e M.