Durante o mês de maio, decorreu uma exposição de Castelos Medievais nas escolas, Cidade Castelo Branco e Escola Básica da Faria de Vasconcelos. Os alunos dos 5.º’s anos construíram as maquetas de Castelos Medievais em articulação entre as disciplinas de HGP, E.T e E.V., utilizando materiais diversos.

 

Nos dias 25, 26 e 27 de maio os alunos dos 7.º e 9.º anos da Escola Secundária Nuno Álvares e da Escola Básica Cidade de Castelo Branco deslocaram-se ao Parque do Barrocal para realizarem um PeddyMobile, organizado pelo grupo de Geografia.

A atividade permitiu, através de uma aplicação de telemóvel, que os alunos percorressem o Parque do Barrocal respondendo a diversas questões que se iam deparando no seu caminho.

Nesta atividade os alunos participaram com muito entusiasmo, tendo sido uma aventura divertida e emocionante.

Decorreu no dia 19 de maio, no Teatro Thalia, em Lisboa, a cerimónia de entrega dos Prémios Pilar Moreno, onde os alunos da disciplina de Espanhol da Escola Cidade de Castelo Branco foram distinguidos nas duas vertentes destes prémios: “Concurso de carteles” e “Viaje cultural a España”. A aluna Mariana Abrantes recebeu o 1.º lugar nacional pelo cartaz que apresentou a concurso, e que ilustra a sua visão artística sobre Espanha. Por outro lado, o projeto interdisciplinar Las Meninas, de Madrid a Castelo Branco, desenvolvido por alunos de 9.º ano, recebeu o 2. lugar nacional.

«Foi uma experiência incrível, e uma oportunidade de desenvolver habilidades que muitos de nós nunca tínhamos tido oportunidade de desenvolver» salienta Mariana Abrantes, referindo-se ao projeto Las Meninas, que culminou na produção de um vídeo, propondo uma viagem cultural a Madrid, com a particularidade de divulgar também alguns locais icónicos de Castelo Branco, como o Museu Tavares Proença Júnior e o Jardim do Paço Episcopal. Para a aluna Mariana Oliveira, que no vídeo representou a personagem histórica Infanta Margarita, primogénita de Filipe IV e Mariana de Áustria, «participar neste projeto foi uma experiência incrível, por ser bastante desafiante, visto que praticamos a língua espanhola, mas também aprendemos muito sobre a cultura e a arte».

No dia 13 de maio, os alunos do Curso Profissional do 12TAS efetuaram a parte prática do Módulo de Orientação, um percurso nos terrenos da ARC Bairro do Valongo de aproximadamente de 4 Km.

Utilizaram a aplicação https://www.iorienteering.com/  que permite encontrar eventos. Neste caso, efetuaram um percurso linear com 11 balizas, seguindo uma sequência obrigatória dos postos de controlo, efetuados por GPS.

Ao mesmo tempo cumpriram o percurso Power Trail denominado "ARC Bairro Valongo" com auxílio da aplicação https://www.geocaching.com/, uma atividade ao ar livre, que funciona como uma espécie de “caça ao tesouro” dos tempos modernos, jogado no mundo inteiro com recetores de GPS. A ideia base do jogo é dirigir-se até as coordenadas GPS específicas e encontrar a geocache (recipiente) escondida nesse local.

O professor de Educação Física salienta os benefícios que a prática da atividade física traduz para a saúde e bem-estar de cada indivíduo, particularmente se for efetuada ao ar livre.

Professor Miguel Ângelo Lopes