A convite das Bibliotecas Escolares, o escritor de literatura infanto-juvenil Nuno Matos Valente esteve nas escolas do Agrupamento Nuno Álvares, nos dias 22 e 23 de outubro, mês das Bibliotecas Escolares, com o intuito de promover a leitura e o  gosto pelos livros.   

Com a sua vinda, pretendeu- se ainda divulgar a obra escolhida para a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura -fase escolar-, no 3º ciclo, A ordem do poço do inferno, de forma a cativar os alunos para a participação neste concurso.

 No dia 23, na Escola Secundária Nuno Álvares, o escritor explicou aos alunos como se fazia um escritor mas também como nasciam os seus livros, em particular a obra sugerida para o concurso. Foi com entusiasmo que os alunos ouviram falaram de geocaching, de tesouros escondidos,  e perceberam que as aventuras do livro se passavam no mosteiro de Alcobaça, monumento de importância histórica para Portugal. Entusiasmante foi também para o escritor partilhar as suas memórias, pois frequentou o “liceu” Nuno Álvares e, sendo albicastrense, muitas vezes transporta para as suas narrativas os espaços da sua infância e juventude. Foi num ambiente de cumplicidade que alunos e escritor trocaram impressões sobre o livro, as personagens e as suas aventuras, ficando o incentivo à leitura à escrita recreativa.

Enfermeiros da Unidade Local de Saúde acederam ao convite do grupo de 2.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares a fim de se assinalar o dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, com uma palestra alusiva.

Tema recorrente e sempre atual, a alimentação reveste-se de particular importância qualquer a idade que se tome em linha de conta. No caso vertente, desde muito cedo, as crianças devem estar sensíveis a questões tão pertinentes como as práticas pouco saudáveis que fazem parte do quotidiano e, sobretudo, à forma de inverter esta situação.

Partindo de um conjunto de atividades interativas, as crianças de 2.º ano de todas as escolas do Agrupamento participaram na ação de esclarecimento, colocaram questões e apresentaram os seus pontos de vista. Houve ainda lugar para outras atividades como a prova de fruta da época, trazida pelos alunos em cesta construída pelos mesmos, segundo o mote: ”Fruta da época é a escolha certa”. O destaque dado à fruta foi acompanhado pela realização de quadras / ementa saudável e entoação de canções.

Para assinalar o dia mundial da meteorologia e das catástrofes naturais, as docentes das turmas de 4º ano de escolaridade da Escola Básica da Senhora da Piedade, convidaram o meteorologista Manuel Costa Alves, para uma exposição sobre o tema As mudanças climáticas.

Devido as mudanças climáticas serem uma das maiores ameaças ambientais e  interferirem em quase todas as áreas da sociedade,  quisemos saber sobre o tema e sobretudo, como prevenir. Consideramos o Meteorologista Costa Alves um perito na matéria para nos explicar estes fenómenos tão complexos. Retrocedemos milhares de anos e avançamos mais alguns, ficamos um pouco preocupados, mas certos de que cada um de nós pode contribuir para um planeta melhor.

Alunos e docentes gostaram de ouvir e conhecer este famoso albicastrense, o qual revelou dominar uma extrema pedagogia na apresentação dos conteúdos e de uma simplicidade e simpatia no esclarecimento das questões colocadas. 

No final e como gostamos de agradecer aos “amigos” que nos visitam, os alunos do 4º ano dedicaram-lhe alguns poemas.

O nosso bem haja, foi um prazer ouvi-lo.

 

 

Nove de outubro, dia mágico para os alunos da Escola Básica da Boa Esperança e da Escola Básica da Nossa Senhora da Piedade pois tiveram oportunidade de assistir, no Cine-Teatro Avenida, ao espetáculo “Magia para Crianças”, oferecido pela BeiraNews a quem endereçamos a nossa gratidão pelos momentos de regozijo vividos.

Assinalemos o entusiasmo e a forma descontraída demonstrada pelos nossos alunos nesta iniciativa.

Um espetáculo divertido e interativo que perdurará na memória dos nossos alunos.