netGIAE

 

 

O dia 31 de outubro foi o dia de celebrar a festividade do Halloween, em diversas escolas do nosso Agrupamento.

Na EB Cidade de Castelo Branco, realizou-se um sorteio de algumas surpresas simbólicas entre os alunos que participaram no desafio alusivo a esta festividade. Foi um momento de grande entusiasmo e alegria.

No corredor do bloco B, esteve patente ao público a exposição intitulada “Halloween Cats” em que, cerca de nove dezenas de gatos, elaborados a partir de materiais recicláveis e, com grande criatividade, foram alvo de encanto por quem visitou a exposição. Esta atividade foi desenvolvida em articulação com a Biblioteca Escolar e a disciplina de Inglês dos 3.º aos 9.ºs anos em que os alunos têm nos seus planos curriculares a referida disciplina.

Ainda no âmbito desta festividade, os alunos de algumas turmas do 9.º ano passaram pela Biblioteca para visionarem o filme “O Estranho Mundo de Jack”, do cineasta Tim Burton.

Finalmente, os alunos mais novos, do pré-escolar, assistiram a uma hora do conto intitulada - “Desculpa... Por acaso és uma bruxa?” - em que a personagem principal é, claro está, um gato preto, que procura uma dona carinhosa, mas que terá de ser, forçosamente, uma bruxa.

 

No dia 16 de novembro, a turma B do 2.º ano da escola Básica Cidade de Castelo Branco visitou o Museu de História Natural da ESNA.

À chegada ao museu fomos recebidos pelo professor Adriano Cardoso e pela professora Fátima Pires que amavelmente guiaram a visita.

A diversidade de espécies despertou a curiosidade dos alunos que colocaram diversas questões sobre as mesmas. Após explorar o museu, os alunos escolheram e desenharam o animal que mais atenção lhes despertou.

A visita enriqueceu, sem dúvida, os conhecimentos que os alunos têm sobre o mundo animal.

O Dia Nacional do Pijama é uma iniciativa da Associação Mundos de Vida que pretende dar visibilidade ao que diz a Convenção Internacional dos Direitos da Criança: “…uma criança deve viver num ambiente familiar, num clima de felicidade, amor e compreensão, para que seja possível realizar, na sua plenitude, todos os seus direitos".

Este é um dia educativo, solidário, repleto de atividades lúdicas e divertidas, com música e dança.

Desta vez, como inspiração, trouxe-nos a história do “Robot Voador” que tem como missão combater o excesso de exposição, de crianças e adultos, a aparelhos informáticos (telemóveis e tablets), problema tão comum nos dias de hoje.

Foi por isso que foi lançado um desafio às famílias das crianças do nosso Jardim de Infância: construir um robot com materiais reciclados.

A resposta veio cheia de criatividade e com enorme adesão. O resultado está patente numa exposição no Bloco B.

Não esquecendo também o carater solidário desta iniciativa, as crianças/famílias colaboram com os seus “pequeninos, mas valiosos” contributos monetários.

Mais uma vez…

CRIANÇAS AJUDAM OUTRAS CRIANÇAS”