Num projeto de colaboração entre o Agrupamento de Escolas Nuno Álvares e o Conservatório Regional de Castelo Branco, os alunos de Alemão da Escola Secundária Nuno Álvares, sob a orientação da professora Ana Cravo, participaram num projeto de tradução do conto infantil “Pedro e o Lobo” musicado pelo compositor Sergei Prokofiev.

Esta obra musical, que tem por fim dar a conhecer os instrumentos musicais da orquestra, através de uma narrativa, foi apresentada no Cine-Teatro Avenida pela Orquestra Sinfónica do Conservatório Regional de Castelo Branco, no dia 21 de março de 2019.

Para poderem ver o produto final do seu trabalho, a professora e os alunos foram assistir ao concerto. A narração do texto ficou a cargo de João Artur Santos, que captou o interesse e a atenção de todos.

As alterações climáticas e a sua influência nas nossas vidas foi a temática da sessão dirigida pelo Dr. Costa Alves, meteorologista e poeta da cidade albicastrense, para alunos de Ensino Secundário, no passado dia 15 de março, no decorrer da Semana da Leitura. Esta palestra realizou-se na Escola Secundária Nuno Álvares, organizada pela Biblioteca Escolar, no âmbito do currículo da disciplina de Geografia.

Num discurso científico mas muito apelativo, o Dr. Costa Alves transmitiu aos alunos conceitos essenciais sobre a climatologia,  emquanto ramo das Ciências naturais  estudado tanto pela geografia como pela meteorologia .

Os problemas climáticos estão na ordem do dia e merecem toda a nossa atenção. Se as grandes mudanças climáticas ocorridas no passado foram provenientes, sobretudo, de causas naturais, como mudança de órbita da Terra, a quantidade de luz solar, os ciclos ou períodos de glaciações, atualmente, muitas mudanças são provocadas pelo homem. As atividades produtivas dos últimos 200 anos foram determinantes para a degradação do meio ambiente acarretando problemas climáticos muito graves.