netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

TEIP - TERRITÓRIOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA

 

 

 

O Clube de Ciência Viva na Escola “Há Ciência na Cidade” comemorou, no dia 25 de novembro de 2024, o Dia Mundial da Ciência com a iniciativa “Na Cidade, Há Conversa com Nuno Marques”.

A ação destinou-se a quatro turmas do 7.º ano de escolaridade e reuniu cerca de 80 alunos, que escutaram com atenção a intervenção do engenheiro do Laboratório do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), em Castelo Branco, Nuno Marques, também encarregado de Educação de uma aluna da escola.

Aquele responsável explicou que “o ISQ trabalha, desde 2008, com a indústria aereoespacial e que, desde 2014, realiza ensaios laboratoriais à medida do cliente”.

“No Laboratório do ISQ em Castelo Branco realizaram-se ensaios que testaram o velcro que iria para o espaço no fato dos astronautas. Testou-se também a sonda ExoMars – sonda não tripulada da Agência Espacial Europeia - destinada a explorar o planeta Marte. Outro dos ensaios realizados foi feito ao nanosatélite AEROS-MH1, o segundo satélite português, lançado a 4 de março”, explicou Nuno Marques.

Os alunos puderam, ainda, visionar pequenos vídeos de ensaios realizados no ISQ, nomeadamente sobre os testes realizados à asa de um avião.

Por fim, ficou a promessa de uma visita às instalações do ISQ em Castelo Branco.

De referir que o Dia Mundial da Ciência, dia 24 de outubro, é uma iniciativa promovida pela UNESCO, com o objetivo de enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pelas ciências nos mais novos.

 

No dia 28 de novembro, comemorou-se nos Estados Unidos da América o “Dia de Ação de Graças”, que é um dos feriados mais importantes para todos os americanos.

Como a nossa colega Grace Knisely é a americana e vive em Castelo Branco com a sua família, ela e a sua mãe resolveram deslocar-se à nossa sala de aula para partilharem com a turma do 4.ºA da escola Cidade de Castelo Branco este dia tão tradicional e significativo no seu país de origem.

Durante esta visita, todos ficámos a saber muito mais sobre o significado desta comemoração. A Grace e a sua mãe contaram-nos que neste dia se juntam todos os familiares e amigos mais chegados e juntos festejam e agradecem todas as bênçãos que tiveram durante todo o ano. Nessa festa, o prato principal é o perú assado no forno e também se comem umas bolachas deliciosas feitas com abóbora, canela, noz-moscada e gengibre. Essas bolachas são mesmo muito boas, porque nós tivemos a sorte de as provar, pois a mãe e a Grace fizeram-nas para nós comermos.

No final desta fantástica atividade de partilha de tradições, a Grace ensinou-nos a fazer um perú com o decalque das nossas mãos, tal como fazem todas as crianças americanas, nesse dia. Ficaram trabalhos muito bonitos, coloridos e criativos.

A professora M.ª de Jesus ficou muito agradecida pelos momentos partilhados com a turma e a mãe da Grace prometeu voltar em breve para mais momentos destes, pois também gostou muito de estar na nossa sala. Até breve!

Foi um dia educativo e solidário feito com as crianças que ajudam outras crianças, lembrando que “uma criança tem direito a crescer numa família”.

Este ano, com a história do Dia do Pijama “O Galo Galaró”, a participação da família foi importante, pois construíram um galo com material reciclável, que integrou a exposição efetuada.

As crianças trouxeram a sua casinha com os donativos que colocaram na casa dos pijamas do jardim de infância, com o sentimento que “o pouco pode fazer muito”.

Entusiasmadas e felizes por virem de pijama e com os seus bonequinhos, as crianças abraçaram esta causa, divertiram-se, cantaram a canção da história “O Galo Galaró”, “Dá Um Passo” da Missão Pijama e dançaram a coreografia deste ano.

O nosso obrigada às famílias!

 

No dia 29 de novembro, os alunos dos 10.º e 11.º anos do curso profissional Técnico/a Auxiliar de Saúde, acompanhados pelas professoras de HSCG, Ana Diva, e de GOSCS, Filipa Gonçalves, realizaram uma visita ao Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco.

A atividade teve como principal objetivo proporcionar aos alunos uma experiência enriquecedora e esclarecedora sobre alguns dos diversos serviços clínicos disponíveis no hospital, áreas onde poderão futuramente realizar a sua formação em contexto de trabalho (FCT). Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as dinâmicas de trabalho em diferentes serviços e observar como os profissionais de saúde desempenham as suas funções em equipa.

Além disso, esta atividade incluiu uma visita ao Serviço de Aprovisionamento, onde os estudantes aprofundaram o conhecimento sobre as tarefas relacionadas com a aquisição de bens e serviços, gestão de logística e existências, bem como a sua importância no funcionamento eficiente de uma unidade hospitalar. Esta experiência foi particularmente relevante para compreender as funções do Técnico Auxiliar de Saúde, no apoio logístico e administrativo.

A visita revelou-se uma importante ferramenta pedagógica, permitindo aos alunos consolidar aprendizagens teóricas e obter uma visão prática das exigências e responsabilidades da profissão que escolheram seguir.

Finalmente, esta iniciativa vem reforçar o compromisso da escola em preparar os seus alunos para um futuro profissional de excelência, proporcionando-lhes contacto direto com a realidade laboral.