No dia 26 de novembro, as turmas de 9º ano do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, acompanhadas pelos respetivos professores de português, Anabela Valente, Adelaide Saraiva, Carla Salgueiro, Deolinda Leitão e Manuel Marques, deslocaram-se ao auditório do IPDJ de Castelo Branco para assistir à representação do “ Auto da Barca do Inferno”, pela Companhia Contrapalco.

Esta representação foi um sucesso, não só pela excelente interpretação dos atores, mas sobretudo pela interação que estes conseguiram com os alunos, convidando-os a fazer parte da representação. Alguns receberam bênçãos de Frei Gabriel, bem acompanhado pela moça Florença, outros foram saudados efusivamente por Joane ou pelo Sapateiro, tendo outros subido ao palco com a Alcoviteira e as suas moças.

Decorreu na Escola Faria de Vasconcelos, na Escola Secundária Nuno Álvares e na Escola Cidade de Castelo Branco, respetivamente, nos dias 15 de outubro, 29 de outubro e 12 de novembro uma ação de sensibilização/intervenção, na sala de aula, relativo à temática: “Comportamentos aditivos”.

Esta intervenção contou com a organização do Projeto de Educação para a Saúde (PES) do AENACB, em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (Programa CUIDA-TE) e do Centro de Respostas Integradas (CRI) de Castelo Branco, Incluído na Administração Regional de Saúde do Centro.

A ação teve uma grande aceitação por parte dos alunos das turmas envolvidas (3º ciclo e secundário), dada a interação verificada com as psicólogas do CRI.

Dentro dos assuntos abordados, destaca-se o vício do álcool, do tabaco e da dependência dos jogos on-line ao nível do 3º ciclo e no secundário, o consumo de drogas lícitas e ilícitas. Espera-se que esta abordagem, muito próxima dos alunos (dentro da sala de aula), os possa ajudar a refletir sobre esta problemática, de modo a promover formas de prevenção e estilos de vida saudável.

 Projeto de Educação para a Saúde  (PES) do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco