netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 Nas duas últimas semanas do 2o Período a Escola Básica Na Sra da Piedade deu maior relevância à leitura.

Os pais corresponderam às solicitações dos professores e participaram ativamente na leitura de uma história dentro do espaço escolar. Contámos também com a presença do escritor Nuno Granja, a contadora de histórias RitaSineiro da Porto Editora que favoreceram momentos mágicos às nossas crianças.

Dando continuidade ao projeto as turmas deslocaram -se à Biblioteca Municipal onde participaram na atividade Hora do Conto. Aí a Bibliotecária presenteou-nos

com a apresentação da história poética “O Pirata Perna de Lata “. Ao longo destes dias e em sala de aula exploraram-se diversas obras literárias

com realização de atividades de Expressões Artísticas. Realçamos, ainda, a criação de uma história imaginada com todos os alunos desta escola -“O tubarão Serafim “surgindo um conto original e fruto da interação de alunos e professores da escola.

Leitura, antes de mais nada, é estímulo, é exemplo.

Os alunos do 10.º e 12.º anos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde foram os protagonistas do Episódio 11 do Minuto Azul, dedicado ao tema da Doença Pneumocócica.

Esta foi mais uma das muitas atividades de sensibilização na área da saúde que têm vindo a ser desenvolvidas pelos alunos do TAS. 

 

A Direção-Geral da Educação irá promover, em colaboração com os Centros de Recursos de TIC, três Webinars sob o título CRTIC | Dinâmicas | Inclusão | Participação | Sucesso, sendo que no dia 10 de abril de 2024, entre as 17:00 e as 18:00, através da plataforma Zoom DGE, irá ter lugar o 1.º Webinar para apresentação do projeto “+ Power”.

A dinamização do 1.º Webinar estará a cargo de Luís Baião, professor de educação especial no Agrupamento de Escolas de Canelas e Paulo Serra, professor de informática no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Castelo Branco.

O projeto “+ Power” surge das ações convergentes entre o trabalho desenvolvido junto de alunos com adaptações curriculares significativas na criação de quizzes para serem explorados em sala de aula e de jovens reclusos que, através de materiais reciclados, constroem consolas com uma configuração acessível promotora de maior acessibilidade.

Dirigidas aos docentes dos CRTIC, aos docentes de educação especial, aos elementos das EMAEI e outros agentes da comunidade educativa estas sessões prendem-se, fundamentalmente, com a disseminação de práticas de referência.

Ver em https://www.dge.mec.pt/noticias/crtic-dinamicas-inclusao-participacao-sucesso

No dia 21/03/2024 foi desenvolvida a primeira atividade do projeto da turma 7.º B da Escola Básica Faria Vasconcelos, intitulado “Partilhas Intergeracionais”. A ação decorreu das 9h30 às 13h30 e contou com a participação de 6 idosos e de 7 adultos, familiares e amigos dos alunos da turma. Nesta primeira fase do projeto, foram abrangidas as disciplinas de História, Português, Inglês e Educação Física.
As atividades de partilha de saberes tiveram lugar na Biblioteca da Escola, à volta de uma “lareira”, para simular um serão à moda antiga, onde os avós e outros familiares e amigos contavam histórias e transmitiam as moralidades da cultura popular. Assim, foram partilhados contos tradicionais, provérbios, adivinhas e as experiências de vida de antigamente. Os alunos fizeram a leitura expressiva do conto “Avó e neto contra vento e areia”, de Teolinda Gersão; sendo, depois, a sua mensagem alvo de análise e debate pelos participantes. Posteriormente, o avô de um aluno fez uma palestra sobre o “25 de abril de 1974”, seguindo-se um período de perguntas e debate. Como era o “Dia Mundial da Poesia”, foram lidos diversos poemas (alguns alusivos ao 25 de abril) pelos alunos e por alguns adultos persentes. Houve também lugar para uma sessão de crochê e uma demonstração de uma receita de “biscoitos da avó”. O grupo de alunos e convidados seguiu, no final da manhã, para o campo de jogos, onde os alunos ensinaram aos mais velhos a “dança kuduro” e os adultos ensinaram aos mais novos alguns jogos tradicionais (jogo do burro, jogo do arco, jogo da malha, saltar corda, derrubar latas, etc.). No final, ainda houve tempo para degustar os biscoitos da avó!
A iniciativa só foi possível com o envolvimento e colaboração de todos: alunos da turma 7.º B-FV, pais, encarregados de educação e as suas Representantes, Diretora de Turma e restantes professores do CT envolvidos, Professor bibliotecário, Animadores socioculturais da Escola, funcionários e Coordenação da Escola Faria de Vasconcelos. Parabéns a todos!

Começamos pelo Padrão dos Descobrimentos, a magnífica caravela conduzida pelo infante D. Henrique. De seguida, o MAAT.

Visitar o MAAT foi o concretizar de um sonho. Para quem gosta de arte, arquitetura e tecnologia, o edifício é lindíssimo, como se fosse uma manta, uma esplanada à beira Tejo, com vistas deslumbrantes sobre o rio.

Tivemos a oportunidade de visitar a exposição  Plug-in de Joana Vasconcelos. Arrebatadora... Das sete obras expostas, destacamos a árvore da vida, o polvo e o porshe.

À saída, paramos para  observar o rio Tejo, com toda a sua panóplia de cores.

Organização: prof Maria Gamanho Esteves

Turmas: 12ºs E, F e G.