No dia 9 de fevereiro, realizou-se na Escola Faria de Vasconcelos, o desfile de carnaval, com a eleição do melhor disfarce dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos.
Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:
CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 910
LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 400 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 53
Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:
CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 400
LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 400 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 50
Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:
CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 110
LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 110 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 49
A turma de Literatura Portuguesa de 11º ano, no âmbito da disciplina, acompanhada pela respetiva professora, Saúde Machado e pelos professores Miguel Ângelo e Helena Dinis, no passado dia 17 de janeiro visitaram uma instalação do artista e performer galego, Xosé Luis Otero , patente no Centro de Arte Contemporânea. Como alunos de literatura, puderam perceber que não existe uma barreira entre os diferentes modos de expressão artística e que a arte – performativa, plástica, musical ou da palavra - utiliza uma linguagem universal e invoca formas de expressão globais.
Cumprem-se assim, diversos objetivos do Perfil do Aluno à saída Escolaridade Obrigatória (ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros; querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações) bem como das competências essenciais (“Relacionar a literatura com outras formas de arte e outros produtos culturais da atualidade, descobrindo a especificidade da experiência estética e da fruição individual que dela decorrem”).
No final, participaram no atelier de contrução artística com materiais naturais e pintura.
No passado dia 30 de janeiro, os alunos estrangeiros da ESNA, no projeto Todos Juntos Podemos Ler e os alunos de 10D, visitaram uma instalação do artista e performer galego, Xosé Luis Otero , patente no Centro de Arte Contemporânea. Foram acompanhados pela professora Saúde Machado e Ano Cravo, que dinamizam o projeto de integração dos alunos estrangeiros e pela professora de Geometria Descritiva, Ana Luísa Pinho, que fez do momento uma oportunidade para a sua turma colaborar na integração dos alunos estrangeiros, conhecer a exposição e alargar conhecimentos no domínio das artes.
Sendo estrangeiros em Portugal, os alunos puderam sentir de uma forma mais próxima o que significa viver no nosso país sendo não nacional e como a arte, pela sua linguagem universal e invocando formas de expressão globais pode contribuir para aproximar povos e culturas, manifestando-se como factor de integração. No global, através da visita guiada, de forma aprofundada e clara, todos os alunos compreenderam que é possível criar a partir de objetos e fragmentos que parecem insignificantes e, em cada criação, tudo o que é humano se pode revelar: memórias, vivências, medos, sonhos...
No final, os alunos tiveram oportunidade de participar num atelier onde construiram as suas próprias obras, que estão expostas na Biblioteca Escolar.
Em suma, a visita foi um momento de aprendizagem extremamente enriquecedor para todos.