Os alunos do 10º, 11º e 12º TAS efetuaram, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, uma visita de estudo à ERPI - Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Lar) e à UCCI - Unidade de Cuidados de Saúde Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco.
O objetivo principal desta visita foi proporcionar aos alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde um conhecimento prático do funcionamento geral destas Estruturas/Unidades, em termos de cuidados de saúde ao idoso, e identificar valências específicas que servem de suporte ao seu funcionamento. A visita foi de enorme agrado dos alunos e uma fonte de aprendizagem significativa para a consolidação de conhecimentos e competências essenciais para o exercício da sua profissão, no futuro. O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, e em particular a ESNA, agradece à Provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco o facto de ter autorizado a realização desta visita de estudo, assim como à equipa de enfermagem que acompanhou os alunos na instituição, em concreto, aos Enfermeiros Chefes André Sousa e André Gonçalves.
Os responsáveis pela organização de visita de estudo:
Armando Esteves
Filipa Gonçalves
A primeira fase do Concurso Nacional de Leitura decorreu ao longo da segunda semana de janeiro, nas diversas escolas do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, dinamizada pelas bibliotecas do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, em colaboração com os professores de Língua Portuguesa e dos professores titulares do 4º ano. Os alunos do Agrupamento responderam de forma bastante expressiva a este concurso (no ensino secundário participaram 470 alunos), que visa incentivar a leitura e a cultura literária. Com recurso a provas escritas, testaram-se conhecimentos sobre a leitura de diversas obras, tais como, “Conto da Ilha Desconhecida ”, de José Saramago e “Saga”, de Sophia de Mello Breyner. Esta iniciativa, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, levará os alunos apurados a uma fase Municipal, a disputar no próximo dia 07 de março. Vencedores dos ensino secundário da ESNA Inês Bastos Simões - 12º A - Nº 13 João Francisco Santos Martins - 12º B - Nº 13 Maria Martinho Pedrosa - 12º E - Nº 17 Joana Silva - 11º E - Nº 12
Vencedores do Ensino Básico da ESNA Teresa Carmona Valente - 9º A - Nº 26 Inês Martins Esteves - 9º B - Nº 9 Leonor da Rocha Nunes - 9º B - Nº 11 Leonor Marques Salgueiro- 9º B - Nº 12 |
![]() |
No dia 17 de janeiro, decorreu a 1.ª eliminatória da V Edição das Olimpíadas de Geografia para o ensino secundário. Dos 505 alunos que competiram a nível nacional, a Escola Secundária Nuno Álvares esteve representada por oito alunas: Maria Vitório e Maria Martins do 11.º F, Maria Agostinho e Maria Barreiros do 11.º G e Adriana Alves, Inês Couto, Joana Rodrigues e Lara Mendes do 11.º H.
As Olimpíadas da Geografia são uma iniciativa da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) e da Associação Portuguesa de Professores de Geografia (APROFGEO) com o patrocínio do Ministério da Educação, que pretendem, entre outros objetivos, valorizar o conhecimento geográfico e promover o reconhecimento social da Geografia.
A participação das alunas foi muito meritória, numa prova nacional difícil, com figuras que implicavam conhecimentos em inglês para a sua interpretação, apelava à utilização de algumas competências digitais, envolvia conhecimentos de Geografia muito diversos, desde o "clima e alterações climáticas", "relevo e bacias hidrográficas", passando pelas "atividades económicas" ou o "desenvolvimento sustentável" só para enumerar alguns. O fator "tempo" de resposta também estava presente, assim como, o fator ratio por região NUT II.
A opção das alunas em sair da sua zona de conforto e arriscarem expor-se numa competição com outros colegas, a nível nacional, foi muito importante e louvável.
No dia 24 de janeiro, o Sr. Diretor do AENA fez a entrega dos diplomas de participação às alunas envolvidas.
Parabéns às alunas e à Escola!
Professora Lucinda Araújo
Alunos do 6º ano (foto) assistiram, na Escola Cidade de Castelo Branco, a uma sessão sobre Educação Alimentar, orientada por técnico da UCCCB.
Esta atividade integra-se num conjunto de várias sessões semelhantes, de promoção da educação para a saúde, que decorreram já na Escola EB1 da Srªa da Piedade (em 12, 13 e 14 de dezembro último), no Jardim de Infância e EB1 de Malpica (a 14 de dezembro último); na Escola EB3 e ES Nuno Álvares (em 10, 12 e 13 de janeiro); e na Escola EB123 Cidade de Castelo Branco (em 17, 18 e 19 jan), tendo sido, nesta escola, uma das sessões dirigida a pais e encarregados de educação do Pré-escolar.
O programa destas iniciativas estará concluído com sessões na Escola Faria de Vasconcelos, programadas para 2 e 3 de fevereiro próximo. As sessões, adaptadas a alunos de diferentes níveis de ensino, versaram temas diversos previstos no referencial de educação para a saúde do DGE e DGS, a saber:
- Educação alimentar, Atividade física, Saúde mental e prevenção da violência, Afetos e educação para uma sexualidade responsável e Prevenção de comportamentos aditivos.
A organização agradece à UCCCB, à Enfª Coordenadora Odete Vicente e sua equipa, o apoio, a disponibilidade e empenho na concretização das referidas atividades que têm sido acolhidas com referências muito positivas por alunos e docentes.
Depois de descobrirem as figuras geométricas no livro e no que os rodeia na escola, os alunos do 1º A, da Escola Faria de Vasconcelos, foram explorar o Museu Cargaleiro, de forma a descobrirem as figuras geométricas na arte do Mestre. Foi magnífico!
Estava uma tarde soalheira, a curiosidade era muita, as pernas estavam prontas para a longa caminhada e, assim, lá foram eles, acompanhados pelas suas professoras, em direção ao Museu localizado no centro da cidade.
A visita foi guiada e estimulou a descoberta das formas, das cores, da arte e do trabalho do Mestre Cargaleiro. Foi muito enriquecedor conhecer o museu, esclarecer as mil perguntas, observar com olhos atentos e com uma imaginação sem limites, dando asas a tantos comentários tão curiosos.
A visita culminou com a pintura de um azulejo, tentando recriar a obra do Mestre Cargaleiro. Cada um, com o seu talento, usou o pincel com as cores eleitas e, assim, se fez obra.
A arte e a matemática estiveram de mãos dadas e deram os seus frutos tal como numa bonita tarde de primavera!
The english teacher challenged the students to build eco-friendly cribs as a final project in class before Christmas.
The students accepted the challenge and created different kinds of cribs using their imagination and recyclable materials such as mobile phones´ boxes, straw, pine cones, cork, tree branches, yogurts´ caps, moss, cardboard box and polystyrene.
The students enjoyed doing this activity and did several types of sustainable cribs instead of using materials that pollute the environment.
Teacher Dolores Fidalgo December 2022
Tradução
A professora de Inglês desafiou os alunos da turma Efa para construirem presépios amigos do ambiente, como projeto final de turma antes do Natal.
Os alunos aceitaram o desafio e criaram diferentes tipos de presépios, usando a sua imaginação e materiais recicláveis como caixas de telemóveis, palha, pinhas, rolhas de cortiça, ramos de árvores, tampas de iogurtes, musgo, cartão e esferovite.
Os alunos gostaram de realizar esta atividade e fizeram presépios auto sustentáveis em vez de usarem materiais que poluem o ambiente.