A Turma do 11.º TAS realizou, no dia 24 de abril, uma visita de estudo ao Porto para usufruir de um cruzeiro no rio Douro, prémio recebido pela sua participação no Concurso “No poupar está o ganho”, no ano letivo 2022/2023.
A visita permitiu ainda conhecer alguns locais importantes da cidade associados à obra “Amor de Perdição”: a cadeia da relação do Porto (onde o protagonista e o próprio Camilo Castelo Branco estiveram presos e onde este escreveu a obra), o Largo Amor de Perdição e a estátua de Camilo de Castelo Branco, no mesmo Largo. O passeio pela cidade proporcionou também conhecer a casa onde nasceu o autor de “Frei Luís de Sousa”, Almeida Garrett.
Houve ainda oportunidade para uma visita à Livraria Lello, onde os alunos puderam observar a fachada neogótica, o emblemático vitral e a icónica escadaria vermelha, considerada, localmente, a inspiração para a livraria onde Harry Potter conheceu Gilderoy Lockhart, no livro Harry Potter e a Câmara dos Segredos, já que J. K. Rowling chegou a morar na cidade do Porto. No entanto, a própria negou esta alegada inspiração, afirmando que nunca entrou na livraria.
Os objetivos foram plenamente atingidos, tendo a visita sido considerada uma experiência enriquecedora por todos os intervenientes.
Os alunos do 2º B da Escola Nossa Senhora da Piedade participaram no dia 18 de março, nas Olimpíadas da Educação Financeira, no âmbito do projeto “ No poupar está o ganho”. No final, a turma foi vencedora municipal, ao nível do 1º ciclo. Todos os alunos receberam um diploma de participação, chocolates e uma t-shirt e, ainda, um troféu e um poster para a turma. A professora recebeu, também, uma t-shirt e um kit Milaneza.
O contentamento foi geral e os alunos reconheceram que o trabalho e empenhamento no projeto, além de aumentar os seus conhecimentos em literacia financeira, também podem dar bons prémios.
Maria José Ribeiro
O Clube “Há Ciência na Cidade”, da Escola Cidade de Castelo Branco/Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, enquadrado na Rede Nacional de Clubes Ciência Viva, desafia todos os alunos do Agrupamento a elaborar trabalhos originais de criação/ilustração, tipo cartoon, visando temas científicos ou cientistas.
Os temas poderão passar pela Matemática, Física, Química, Geografia ou Biologia.
Será premiado um Cartoon em cada ciclo de ensino e poderão ser atribuídas Menções Honrosas de acordo com decisão do Júri
Será entregue um certificado a todos os alunos participantes e um diploma aos alunos premiados. A cada um dos alunos premiados será ainda atribuído um livro, de acordo com o seu nível etário, e uma medalha.
A data limite de submissão dos trabalhosé 31 de maio.
Consulta aqui o Regulamento do Concurso
Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:
CONTRATAÇÃO DE ESCOLA - GRUPO 520
Oferta de horário a concurso - Nº 64
Oferta de horário a concurso- N.º 65
LISTA ORDENADA E SELEÇÃO - GRUPO 520
Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:
CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 110
LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 110 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 63
Os alunos do 9.º D da Escola Básica Cidade de Castelo Branco participaram no Projeto Justiça Para Todos, promovido pela revista Fórum Estudante e pela agência Abreu: advogados, numa atividade de simulação de um julgamento sobre o tema Redes Sociais: Racismo e Xenofobia, no dia 30 de abril às 10 horas, no edifício II, onde funcionam os Juízos de Família e Menores e do Trabalho de Castelo Branco.
Ao longo do desenrolar da ação do julgamento, todos os papéis dos envolvidos no processo foram representados por alunos do 9.º D, com o apoio de um advogado-tutor, Dr. Paulo Barros, que deu as orientações necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos. Na simulação intervieram a Sra. Juíza de Direito, Dra. Joana Catarina Amaral Monteiro e a Sra. Procuradora da República, Dra. Catarina Lopes Lima.
Os professores Lurdes Lopes e Pedro Henriques