Palestra “Camões - o enigma da leitura/ a leitura como enigma”
Poeta, ensaísta e professor, António Carlos Cortez esteve, a convite da BE/CR da ESNA, na pessoa da sua bibliotecária, a docente Célia Rodrigues, para sobretudo acordar consciências e “abanar” as “mentes adormecidas” dos jovens alunos. Este evento surge no seguimento da aprovação da candidatura "bePlan25” para o desenvolvimento de ações centradas nas comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões e o seu legado para a língua e cultura portuguesas.
Foi no dia 12 de dezembro, na biblioteca Egas Moniz, que, em duas palestras, divididas pela manhã e tarde desse dia, e perante todas as turmas do 10.º ano, António Cortez se apresentou para comemorar os quinhentos anos do nascimento de Camões. Só que o nosso épico foi pretexto para muitas outras temáticas.
De facto, o palestrante abordou, numa perspetiva muito crítica, mas simultaneamente, pedagógica, a sua visão da adolescência (“Foi roubada à geração mais nova a cultura.”), da escola/literacia (“40% dos portugueses não consegue interpretar textos, e não precisam de ser literários.”) e da sociedade atual (“Portugal é o penúltimo país da OCDE com piores resultados na leitura.”). Relativamente às novas tecnologias (“84% das crianças e jovens não consegue relacionar-se com outros, sem telemóvel.”), apontou o dedo às redes sociais, vistas como “convite à insensibilidade e à ausência de memória histórica”.
Por outro lado, o professor descreveu “Os Lusíadas”, obra máxima do Renascimento português, como a grande viagem da humanidade: viagem de descoberta do Homem, da sua essência, do seu posicionamento no mundo como timoneiro do seu destino. Efetivamente, ao enfrentar o Adamastor, o “homem do leme” guia-nos para fora do desconhecido, derrotando o (nosso) medo. E é aqui que reside o verdadeiro “enigma da leitura” da epopeia lusa.
Ora, no seu entender, a verdadeira pandemia é que “Os alunos não sabem escrever, reflexo de que não sabem ler.” A este propósito, desafiou os alunos à análise do soneto “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, de Luís Vaz de Camões, na perspetiva de que a poesia faz “sentir, pensando e pensar, sentindo”, e levando à reflexão sobre a “Mudança”, só possível através da utopia (“Roubaram-vos a utopia!”).
Finalmente, alertou os jovens para questões como a crise da democracia - “Como se faz uma democracia sem os leitores?”
Os alunos refletiram...surpreenderam-se..., porém, a ideia da leitura como conhecimento, poderosa no combate à ignorância de um povo, esta última tão ansiada pelos governos fascizantes (“Os nossos inimigos são a ignorância, o fanatismo e o medo.” - D. Quixote) terá germinado!...
No âmbito do projeto da turma do 4ºA_CCB “SOMOS o que COMEMOS”, durante o período fizeram-se várias atividades ligadas à horta da escola. As atividades são muito variadas e com elas a turma fica a conhecer todos os processos e trabalhos ligados à produção dos alimentos hortícolas. Pretendendo-se, deste modo, instituir o respeito pelos alimentos que temos ao nosso dispor e sensibilizar para hábitos de alimentação saudáveis.
Ao cultivar a horta da escola, os alunos envolvidos fazem recolha de informação muito útil e adquirem conhecimentos sérios, que depois são trabalhados nas diferentes áreas disciplinares em contexto de sala de aula.
Estas atividades ligadas à horta, tiveram início quando a turma ainda estava no 1º ano de escolaridade e desde então nunca mais pararam, pois o interesse por estas atividades foi crescendo cada vez mais, sendo o resultado de uma articulação e parceria profícua entre professores de diferentes níveis de ensino.
E como em “equipa que ganha não se mexe” ambos os professores continuarão a planear e a levar a cabo estas atividades colaborativas, que resultam de uma articulação e parceria muito benéfica para todos os alunos.
Estas atividades só são possíveis graças ao empenho dos professores envolvidos e à prestação e acompanhamento incansável do professor José Domingos, ao qual a professora Jesus e os seus alunos agradecem todo o conhecimento, apoio e dedicação.
No âmbito do projeto da turma do 4ºA_CCB “Ler Para Crescer”, enquadrada no Plano Nacional de Leitura, hoje assistiu-se à leitura da obra “A verdadeira História do Pai Natal”, a qual foi lida à turma por uma encarregada de educação, a mãe da Luana Mendes.
No entanto, esta leitura vinha com uma surpresa muito especial para os meninos da turma, combinada em segredo pela professora e os pais envolvidos. Assim, hoje viveram-se momentos mágicos na sala de aula, pois recebeu-se a visita do próprio Pai Natal, que alegrou todos os miúdos e graúdos com a sua presença, causando também uma enorme euforia quando começou a distribuir prendinhas a todos os meninos da turma e a outros alunos com que se foi cruzando nos corredores e pátios da escola.
Os meninos da turma divertiram-se muito e, muito provavelmente, nunca irão esquecer este inesperado momento, absolutamente mágico.
A professora Jesus agradece, do fundo do coração ❤️, mais uma excelente participação de pais e encarregados de educação nas atividades da turma.
No âmbito do Programa de promoção dos valores democráticos através da educação para a Justiça e para os Direitos Humanos das gerações mais jovens, os alunos que desenvolveram o projeto no ano letivo transato receberam os seus diplomas de participação.
Passados sete meses da simulação do julgamento, estes jovens recordaram as emoções, as perspectivas, aprendizagens e experiências que vivenciaram ao estarem num tribunal a desempenhar diferentes papéis num julgamento. O programa “Justiça para Tod@s” é um projeto que pretende despertar nos jovens participantes a consciência para a importância da Lei e da Justiça, através da simulação de julgamento de um caso de direitos humanos.
O 4ºA e o 9ºD da Escola Básica Cidade de Castelo Branco voltaram a encontrar-se para mais uma aula de entreajuda com os computadores. Desta vez, para fazerem postais de Natal com recurso a ferramentas digitais.
Depois de escolhida a ferramenta com que os alunos do 4ºA iriam fazer os seus postais de Natal, todos deitaram “mãos à obra” e, durante a aula, obras bem coloridas e cheia de imaginação foram nascendo.
Assim, ambas as turmas e os respetivos professores partilharam muitos conhecimentos e mais um momento de boa disposição.
A professora Jesus e os seus meninos agradecem ao professor Nuno e aos seus jovens alunos por mais este momento de entreajuda e desejam-lhes umas… BOAS FESTAS e um EXCELENTE ANO 2025!!!
Na manhã de 17 de dezembro, a comunidade escolar assistiu a duas apresentações de Ginástica Acrobática e a uma Coreografia de Natal, dinamizadas pelas professoras Magda Rocha e Catarina Silveira Sequeira, com a colaboração das professoras estagiárias Patrícia Lourenço e Sandra Vicente.
Esta atividade surgiu no âmbito do Desporto Escolar,1º/2º e 3º Ciclos, na modalidade de Ginástica.
Os alunos envolvidos participaram na atividade com muito empenho e entusiasmo!
As Professoras
Catarina Silveira Sequeira e Magda Rocha