No passado dia 14 de janeiro, pelas 10h30m, os alunos do 9.º ao 12.º ano inscritos nas XII Olimpíadas da Língua Portuguesa dirigiram-se à Biblioteca Egas Moniz, na Escola Secundária Nuno Álvares, a fim de realizarem a prova.
Os alunos foram chamados por turmas, individualmente, e, em seguida, encaminhados para os seus lugares, nos quais depositaram todo o seu engenho e concentração para obterem bons resultados.
Na Biblioteca, estiveram presentes quatro docentes, aos quais coube vigiar a prova ao longo de toda a sua duração (1 hora regulamentar e 30 minutos de tolerância).
Quanto à sua caracterização, a prova do Ensino Secundário era composta por 25 questões, 12 na Parte 1 e 13 na Parte 2. Em ambas as partes, os alunos eram convidados a responder a perguntas de escolha múltipla relativas à interpretação e análise dos excertos.
As provas encontram-se em fase de correção, aguardando-se que sejam divulgados os resultados oficiais com a lista dos alunos admitidos à segunda fase.
A organização agradece a participação dos alunos e felicita-os pelos resultados que venham a alcançar.
Leonor Nunes e Pedro Jóia, 11.ºG
Na manhã do dia 16 de janeiro de 2025, as turmas 4.º A e 4.º C juntaram-se no Ambiente Educativo Inovador - SmartSpace para, no âmbito do projeto eTwinning “K.A.T. all around us”, participarem numa videoconferência com as turmas parceiras da Polónia (Varsóvia) e de Espanha (Palma de Maiorca).
Os alunos puderam ver os seus colegas estrangeiros, que mostraram as mascotes enviadas de Portugal (o lince ibérico Lilo e a cegonha branca Albi). Os alunos apresentaram-se em inglês e cantaram canções na língua dos seus países. Foi uma experiência muito entusiasmante para todos. Apesar de os seus alunos não conseguirem estar presentes, devido ao fuso horário, também a professora da escola parceira do Chipre marcou presença para cumprimentar as turmas e os professores.
Esperam-se, ao longo do ano letivo, mais encontros online com os parceiros italianos e romenos, à medida que a viagem das mascotes contemplar os seus países.
Atividade periódica da equipa do museu da ESNA
Com esta iniciativa, pretende-se divulgar o museu e as suas coleções, expondo, regularmente, no hall de entrada da ESNA, espécimes do museu. As peças serão apresentadas, prioritariamente, no contexto de um tema (incluído nos programas curriculares, ou não) ou em datas comemorativas.
No primeiro "Museu em movimento", em dez/2024, foi exposto o crânio de hipopótamo (escolhido para a primeira peça a expor pelo impacto causado devido à sua dimensão), acompanhado de um código QR que permitia consultar alguns dados sobre aquela espécie.
No segundo "Museu em movimento", em jan/2025, estão expostos espécimes (3 quadros parietais, modelo de flor e folha de herbário) organizados numa pequena exposição, realizada com a colaboração de uma turma do 12º ano, a que foi dado o título "Biologia do 12º ano - o programa no museu?"
Em fevereiro, o tema será Darwin/Evolução (a 12 de fev. comemora-se o “Dia de Darwin”).
O pai e o tio do Jasnur vieram à sala do 4ºA da CCB para darem a conhecer à turma a cultura da Índia.
O nosso colega Jasnur é um menino indiano, que veio com a sua família viver para Castelo Branco. Como a Índia é um país com uma cultura e costumes muito diferentes dos nossos, com alguns hábitos que por vezes não entendemos, o pai do Jasnur resolveu aceitar o nosso convite para nos falar sobre a sua cultura e tradição. O pai e o tio do nosso colega contaram-nos a lenda que deu origem à sua religião, o hinduísmo, explicaram-nos o significado de alguns trajes que usam. Ficamos a saber porque é que os homens usam turbante na cabeça e soubemos também que o Jasnur nunca cortou o seu cabelo e qual o motivo pelo qual tem de trazer o cabelo sempre apanhado no alto da cabeça. Também nos mostraram vídeos de algumas danças e cantares tradicionais e de algumas das festividades mais importantes do povo indiano. Falaram-nos da sua gastronomia e deram-nos a receita do seu pão tradicional o “roti”, que parece muito apetitoso e por isso vamos experimentar fazer. Percebemos que a Índia é um país com muitas cores, aromas e sabores.
Gostámos muito de saber todas estas curiosidades sobre a Índia. Agora compreendemos e acreditamos mais que todas as diferenças à nossa volta nos enriquecem muito.
Estamos convictos de que se compreendermos e respeitarmos as diferenças, somos todos mais ricos e muito mais felizes.
A professora Maria de Jesus e o 4º A da CCB agradecem aos familiares do Jasnur esta lição de multiculturalismo.
Realizou-se no passado dia 16 de janeiro, na EB/S Ribeiro Sanches – Penamacor, a 1.ª Concentração na modalidade de Badminton no escalão de Infantis B. Nesta concentração participaram quatro escolas do distrito de Castelo Branco, tendo o nosso agrupamento estado representado com uma comitiva de 10 alunos.
Os resultados obtidos pelos nossos alunos foram motivo de orgulho, destacando-se as seguintes classificações:
Singulares Femininos
1.º Lugar femininos – Lara Mendonça
Singulares Masculinos
1.º Lugar masculinos – Rodrigo Ribeiro
2.º Lugar masculinos – Tomás Estrela
5.º Lugar masculinos – Gonçalo Martins
9.º Lugar masculinos – Luís Mota
Felicitamos todos os participantes pelo empenho, dedicação e espírito de Fair Play demonstrados, assim como a organização pelo sucesso do evento. Muitos parabéns a todos!
Prof. Luís Duarte
(Coordenador Técnico do Desporto Escolar do AENACB)
Encontra-se patente à comunidade escolar uma exposição de rosas dos ventos, na Escola Cidade de Castelo Branco, desde o dia 7 de janeiro, elaboradas pelos alunos de 5.º ano, com a colaboração dos pais/encarregados de educação.
Os trabalhos realizaram-se no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, com a finalidade de criar objetos de modo a desenvolver a criatividade e promover a sustentabilidade, nomeadamente com a utilização de materiais recicláveis diversos.
O Clube de Jornalismo, CCB