
No passado dia 9 de maio, sexta-feira, pelas 09:30h, realizou-se, na Sala de Audiovisuais da Escola Cidade de Castelo Branco, a 2.ª reunião do projeto Eco-Escolas. A sessão contou com uma presença significativa dos membros do Conselho Eco-Escolas, demonstrando o envolvimento e o compromisso com as causas ambientais. A particularidade desta reunião foi o facto de ter sido totalmente dinamizada pelos alunos, que assumiram com responsabilidade e entusiasmo o papel de apresentadores.
Durante a apresentação, os alunos fizeram um resumo claro e estruturado das atividades desenvolvidas ao longo do presente ano letivo, no âmbito do projeto. Entre as ações destacadas estiveram campanhas de sensibilização ambiental, a reutilização de resíduos, a dinamização da horta pedagógica, entre outros. Houve também espaço para partilhar os projetos ainda em curso, com o projeto “Muros com Vida”, “O mar começa aqui” e a construção do Eco Código 2025.
A iniciativa revelou-se um momento enriquecedor, refletindo o espírito participativo dos jovens e a importância da educação ambiental. A reunião terminou com um convite à colaboração contínua de toda a comunidade escolar até ao final do ano letivo.
Esta atividade, associada à comemoração do Dia da Europa, terminou com um pequeno lanche que proporcionou aos presentes um excelente momento de convívio.

Os alunos da turma 4.º C da Escola Básica Cidade de Castelo Branco participaram no projeto “Missão X – Treina como um astronauta”. Trata-se de um projeto educativo apoiado pela Agência Espacial Europeia.
Foram escolhidas atividades diversas que visaram promover a Educação Física e também explorar e conhecer outros aspetos do treino dos astronautas. A cada atividade realizada foram atribuídos pontos que se converteram em passos para ajudar as mascotes Luna e Leo a percorrer a distância da Terra à Lua (384400 Km). Seriam precisos 9 anos a andar sem parar, mas com a ajuda de 59000 estudantes de 1400 equipas de todo o mundo, o objetivo foi alcançado.
A turma 4.º C viu os seus esforços agraciados com um certificado da Agência Espacial Europeia e os alunos também receberam um certificado individual.

O parlamento dos jovens realizou-se nos dias 12 e 13 de maio, na Assembleia da República, reunindo os vinte e dois círculos eleitorais de todos os distritos do país, bem como os círculos de dentro e fora da Europa, previamente eleitos nas sessões escolares e distritais, onde foi amplamente discutido o tema «Novas Tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens».
O círculo eleitoral de Castelo Branco contou com seis deputados de três escolas do distrito. A Escola Básica Cidade de Castelo Branco fez-se representar pelos deputados Sara Vaz (9ºD) e Rafael Furtado (9ºC) e pela jornalista Sara Gonçalves (9ºA).
O objetivo da Sessão Nacional era aprovar as medidas do projeto de recomendação da respetiva comissão e o distrito de Castelo Branco, que integrava a primeira comissão conseguiu, com empenho e bons argumentos, ter uma excelente prestação.
Todos os deputados e jornalistas do Círculo de Castelo Branco consideraram a experiência enriquecedora e inesquecível.
No dia 9 de maio, pelas 15h30, na Escola Cidade de Castelo Branco decorreu uma atividade muito especial! A Academia Ponto Verde trouxe até à Sala de Audiovisuais o seu roadshow “Reciclar é na Boa”, uma iniciativa divertida e educativa sobre a importância da reciclagem.
Duas turmas, uma do 7.º e outra do 8.º ano, participaram nesta ação no âmbito do programa Eco-Escolas, acompanhadas pelos seus professores.
Durante a sessão, os alunos aprenderam mais sobre como separar corretamente os resíduos, a importância de proteger o ambiente e como cada um pode fazer a diferença.
A atividade foi muito interativa, com jogos, perguntas e muitas curiosidades sobre o ciclo da reciclagem.
Todos ficaram mais motivados para reciclar e cuidar do planeta!
Esta visita ajudou a reforçar o compromisso da escola com práticas sustentáveis e conscientes.
Porque reciclar… é mesmo na boa!
Os alunos de Francês do Agrupamento (Escola Cidade de Castelo Branco e Escola Faria de Vasconcelos), orientados pelos seus professores, festejaram a Francofonia com trabalhos de diversas tipologias. Uns construíram maquetes alusivas a monumentos de França, ao famoso “champagne”, à indústria automóvel francesa... Outros dedicaram-se à construção de um jogo de flash cards acerca da França... Outros resolveram passar um bom bocado a jogar... Outros simplesmente (e com mérito) expuseram os seus trabalhos...
Entenda-se que o fenómeno “Francofonia” integra todas as pessoas que têm em comum a língua francesa, chamadas “francófonas”, não implicando, no entanto, semelhanças culturais entre elas. É no dia 20 de março, Dia da Francofonia, que se celebra este fenómeno que, por questões logísticas, celebrámos no período de 28 de abril a 9 de maio

No dia 22 de maio, celebra-se o Dia Internacional da Biodiversidade. É esse o tema do “Museu em movimento”, para o mês de maio.
Para esta exposição, escolhemos um conjunto de espécimes com seres conservados de diversas espécies biológicas e com o tamanho adequado para expor no espaço disponível. Procuramos espécies representativas de quatro dos cinco[1] Reinos dos seres vivos: do Reino Animal, o cavalo-marinho (peixe), o sapo (anfíbio), o cágado (réptil), o pato marrequinho (ave), o toirão (mamífero), o nautilus (molusco), uma trilobite (artrópode extinto) e três insetos (artrópodes), de coleção particular, conservados em resina acrílica; do Reino das Plantas, a cavalinha (pteridófita, como os fetos); do Reino dos Fungos, um cogumelo; do reino Protista, uma alga vermelha. Estas espécies representam uma gota de água no oceano de diversidade de vida visível, macroscópica, e a vida invisível, microscópica, de enorme diversidade, não está sequer representada.
O tema Biodiversidade faz parte de conteúdos da exposição permanente do nosso museu/sala, através de quatro painéis que resumem o que é, qual a origem, como é classificada e qual a importância da Biodiversidade. Dois desses painéis estão também aqui expostos: “O que é a Biodiversidade” e “A importância da Biodiversidade”.
A história possível das peças expostas é apresentada de forma simples, através de um quadro.



