netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

 

Os alunos do Clube de Jornalismo e da turma do 6.º F da Escola Básica Cidade de Castelo Branco, no dia 26 de maio, visitaram monumentos com características de estilo Barroco, em Castelo Branco, nomeadamente a Capela da Nossa Senhora da Piedade, a Sé Concatedral e o Jardim do Paço Episcopal.

Os alunos puderam observar o interior da Capela da Nossa Senhora da Piedade revestida por azulejos azuis e brancos. Na parte inferior aprenderam que se encontram cenas marianas e na parte superior estão representados os doze apóstolos. Estes azulejos terão sido encomendados por Francisco Rafeiro, em 1739, de acordo com a inscrição numa das paredes.

Na Sé Concatedral, para além de muitos elementos de variadas épocas, os alunos observaram os altares laterais em talha dourada, característica marcante do estilo barroco

No Jardim do Paço puderam observar estátuas dos apóstolos, dos signos, dos meses, dos reis de Portugal e outras. Puderam apreciar, ainda, lagos de repuxo e o jardim de buxo.

A visita prosseguiu para o Parque da Cidade, onde todos descansaram e se deliciaram com um gelado.

A visita realizou-se no âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal e Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos foram acompanhados pelos professores Nuno Rosado, Carlos Silva e Isabel Falcão.

Laura Monteiro, Clube de Jornalismo, CCB