netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

TEIP - TERRITÓRIOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA

 

 

No dia 12/06/2024 decorreu a segunda atividade do projeto da turma 7.º B da Escola Básica Faria Vasconcelos, intitulado “Partilhas Intergeracionais”. Desta vez, os alunos receberam um grupo de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco e a tarde foi bastante emotiva e animada no Bar da Escola.

Tivemos de tudo! Foi uma partilha de experiências, habilidades e saberes muito rica. Iniciámos o encontro com uma conversa sob o mote “Como era a vida antes…” A partir de fotografias antigas, os idosos contaram aos mais novos como era a vida no campo, a dureza das suas profissões ligadas à agricultura e à exploração do pinhal. Falaram sobre as dificuldades que tiveram para ir à escola, mas também acerca da vivência alegre em comunidade e sobre o valor da palavra (que eram como um contrato), da verdade e do respeito entre as pessoas. Aconselharam, de forma emocionada, os jovens a respeitarem os professores e a serem bons estudantes, para terem um futuro melhor, pois eles tiveram condições de vida árduas, vendo-se, alguns, obrigados a procurar novas oportunidades em Lisboa ou noutras paragens.

Houve partilha de sabedoria popular: transmissão de mezinhas para o cérebro e para os olhos. Valha-nos a flor de laranjeira e a Santa Luzia, respetivamente! Declamação de poemas da autoria de uma admirável poetisa idosa que nos “arrepiou” e comoveu a todos, tal era intensidade de sentimentos com que os proferia.

Os alunos ensinaram alguns conteúdos de línguas estrangeiras (inglês e espanhol) aos mais velhos, e estes procuravam reproduzir as expressões de forma divertida. O grupo da Santa Casa aprendeu também algumas palavras japonesas de origem portuguesa e palavras portuguesas que, por sua vez, tiveram origem muçulmana.

Seguiu-se um lanche convívio, com os bolinhos caseiros e uma mostra de artesanato elaborado pelos convidados seniores. Um dos momentos altos da tarde, foi a pintura conjunta de um mural pelos participantes, no qual os intervenientes registaram as suas impressões e aprendizagens acerca deste encontro entre diferentes gerações.

A parte mais animada estava, no entanto, reservada para o final: música tradicional, cantares e “bailarico”. Estavam tímidos, no início, mas depois dançaram jovens e idosos e divertiram-se bastante. Temos de agradecer muito a participação dos excelentes acordeonistas da Escola: Simão Pio e Lourenço Martins, do 5.º A, e Rute Moreira, do 9.º B. Os cantares estiveram a cargo de uma Senhora utente da Santa Casa com uma voz prodigiosa.

A despedida foi emocionada, uma vez que este evento soube a pouco! Esperemos que outros venham a animar o próximo ano letivo!…

A iniciativa só foi possível com o envolvimento e colaboração de todos: idosos da Santa Casa e respetivos animadores, alunos da turma 7.º B-FV, pais, encarregados de educação e as suas Representantes, Diretora de Turma e restantes professores do CT envolvidos, Animadores socioculturais da Escola, DT do 5.º A, funcionários e Coordenação da Escola Faria de Vasconcelos. Parabéns a todos!

 

Maria Manuela Aguilar DT 7.º B-FV