netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

TEIP - TERRITÓRIOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA

 

 

Cumprindo mais uma das atividades previstas pelo Clube Europeu/ Meteorescola, no dia 8 de junho, os alunos deste Clube e respetivos convidados, alunos do Clube de Ciências e pais/ encarregados de educação, rumaram a Lisboa para uma visita ao Museu do Aljube, zona histórica do Chiado e Museu do Dinheiro. Esta visita inseriu-se na comemoração dos 50 anos do 25 de abril e celebrou, igualmente, a integração de Portugal na União Europeia, dado que no Museu do Dinheiro foi realizada a atividade orientada pelo Museu – Verdade ou Consequência: o Euro.

Por motivos de ordem ambiental, mas também, para poder desfrutar da magnífica paisagem, a viagem foi feita de comboio entre Castelo Branco e Lisboa.

De referir que a escolha dos locais a visitar partiu do visionamento do filme “Capitães de abril”, tendo os alunos do Clube Europeu pesquisado acerca dos locais mais emblemáticos para que fosse criado um “roteiro da revolução dos cravos” que serviu de base à visita.

Ficam dois testemunhos de quem participou e gostou:Andámos de Metro, conhecemos o Bairro do Chiado (...). A experiência valeu a pena e foi incrível andar de comboio com uma vista tão maravilhosa (...). Maria João Poejo, 5.ºA, Clube de Ciências e Eco-escolas.

(...) No Museu do Aljube, pude aprender mais sobre a vida das pessoas antes do 25 de Abril e como era a ditadura, um regime em que as pessoas não tinham liberdade de expressão e, se se manifestassem sobre o governo, eram presas, torturadas ou mortas. Literatura clandestina, testemunhos, celas e outros tantos exemplos ficam na triste memória da época. No Museu do Dinheiro, fiquei a conhecer moedas e notas do passado e algumas curiosidades, tais como: a primeira moeda foi cunhada na China, no ano VIII a.C. com formas tão interessantes como uma faca, uma pá, uma enxada ou um peixe. (...). Tomás Silva, 6.º A, Clube Europeu e Eco-escolas.