netGIAE

 

 

Decorreu, durante o mês de Janeiro,na Escola Secundãria Nuno Álvares, a primeira fase do Concurso de Leitura, promovida pela Biblioteca/Centro de Recursos do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, em colaboração com o Departamento de Português.

Desta feita trata-se de uma iniciativa das Bibliotecas Escolares do Concelho de Castelo Branco, desenvolvida com o mesmo entusiasmo do concurso Nacional.

Os objetivos propostos visam, sobretudo, a promoção da leitura junto dos nossos jovens. Pretende-se, ainda, criar-lhes condições para alargar a capacidade da leitura/interpretação textual, competência tão importante no desenvolvimento intelectual e cultural dos alunos.

 

Apresentamos, de seguida, os vencedores do concurso, por ano de escolaridade:

Básico

Bruna Garizo, 7A

Laura Camelo, 7A

João Pedro Batista, 7A

António Pissarra, 9A

 

Secundário

Mª Inês Brito, 10C

16-MªInês Roque 12A

3- Carolina Maria Mendes dos Santos 12C

Mariana Afonso Ferreira Gonçalves 12C

Rafael Afonso Gonçalves 12C

2- Beatriz Correia 12G

19- Maria Barreiros 12G

 

Estes alunos estão apurados para a fase final deste concurso, que se realizará no dia 20 de março, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

Os alunos receberão prémios, entregues pelo grupo de Português e pela Biblioteca Escolar.

A turma de Literatura Portuguesa de 11º ano, no âmbito da disciplina, acompanhada pela respetiva professora, Saúde Machado e pelos professores Miguel Ângelo e Helena Dinis, no passado dia 17 de janeiro visitaram uma instalação do artista e performer galego, Xosé Luis Otero , patente no Centro de Arte Contemporânea. Como alunos de literatura, puderam perceber que não existe uma barreira entre os diferentes modos de expressão artística e que a arte – performativa, plástica, musical ou da palavra - utiliza uma linguagem universal e invoca formas de expressão globais.

Cumprem-se assim, diversos objetivos do Perfil do Aluno à saída Escolaridade Obrigatória (ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros; querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações) bem como das competências essenciais (“Relacionar a literatura com outras formas de arte e outros produtos culturais da atualidade, descobrindo a especificidade da experiência estética e da fruição individual que dela decorrem”).

No final, participaram no atelier de contrução artística com materiais naturais e pintura.

 

 No passado dia 30 de janeiro, os alunos estrangeiros da ESNA, no projeto Todos Juntos Podemos Ler e os alunos de 10D, visitaram uma instalação do artista e performer galego, Xosé Luis Otero , patente no Centro de Arte Contemporânea. Foram acompanhados pela professora Saúde Machado e Ano Cravo, que dinamizam o projeto de integração dos alunos estrangeiros e pela professora de Geometria Descritiva, Ana Luísa Pinho, que fez do momento uma oportunidade para a sua turma colaborar na integração dos alunos estrangeiros, conhecer a exposição e alargar conhecimentos no domínio das artes.

Sendo estrangeiros em Portugal, os alunos puderam sentir de uma forma mais próxima o que significa viver no nosso país sendo não nacional e como a arte, pela sua linguagem universal e invocando formas de expressão globais pode contribuir para aproximar povos e culturas, manifestando-se como factor de integração. No global, através da visita guiada, de forma aprofundada e clara, todos os alunos compreenderam que é possível criar a  partir de objetos e fragmentos que parecem insignificantes e, em cada criação, tudo o que é humano se pode revelar: memórias, vivências, medos, sonhos...

No final, os alunos tiveram oportunidade de participar num atelier onde construiram as suas próprias obras, que estão expostas na Biblioteca Escolar.

Em suma, a visita foi um momento de aprendizagem extremamente enriquecedor para todos.

Subcategorias