Ao longo do mês de novembro, a professora bibliotecária, 2017.11 dicionarios-Bib CCBda Escola Cidade de Castelo Branco, Célia Rodrigues, tem levado a efeito, na Biblioteca da mesma Escola, sessões de sensibilização para o uso pleno do dicionário.

Esta atividade decorre, em articulação curricular, com a disciplina de Inglês e destina-se aos alunos das turmas do 8º ano, tendo, como objetivo principal, não só sensibilizar os alunos para o uso do dicionário, mas também prepará-los para a sua utilização, em contextos menos familiares, quando o nível de exigência, sempre crescente ao longo da sua formação académica, assim o exigir.

Nestas sessões, têm sido focados pontos como tipos de dicionários, características, e diversidade de informação que facultam.

Depois de uma primeira parte, eminentemente teórica, a professora propôs alguns desafios, tais como consultar o dicionário para proceder à divisão silábica, ver como se pronunciam palavras através da utilização de tabelas de transcrição fonética, que se encontram na maioria dos dicionários, e exercícios de índole gramatical.

Algumas tarefas suscitaram reações de surpresa, por parte dos alunos, tendo, no entanto revelado muito interesse e empenho nas atividades propostas.

Entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro estará patente, 2017.13.31 CCB Halloweenna Escola Cidade de Castelo Branco, uma exposição de chapéus, magnificamente, enfeitados e relativos à festividade do Halloween, cujos participantes foram os alunos do 3º ao 9º anos, em colaboração com a disciplina de Inglês.

Apresentaram-se a concurso 53 chapéus, ornamentados em casa, tendo sido feito um sorteio para o 1º, 2º e 3º ciclos. Os prémios consistiram em 3 vouchers, no valor de 7,5 Euros, para a aquisição de um livro, na livraria A Mar Arte, para o sorteado de cada ciclo. Em virtude de se registar um elevado número de participações no 1º ciclo, foram ainda tirados à sorte, para este ciclo, três prémios extra, sendo 3 caixas com bombons, cujo formato das mesmas era alusivo à época. O sorteio, que contou com a presença de um elevado número de alunos, foi efetuado no intervalo das 10h, no dia 31 de outubro, na Biblioteca da Escola Cidade de Castelo Branco.

2017 10 25 Luis-Portugal

 

No dia 25 de outubro de 2017, Luís Portugal, a convite das Bibliotecas Escolares, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares apresentou o livro "As Canções da Minha Escola", da editora Gailivro, aos alunos dos 1º e 2º anos, das Escolas da Boa Esperança, Cidade de Castelo Branco, Faria de Vasconcelos e Nossa Senhora da Piedade.

O escritor fez-se acompanhar por muitos "amigos" e, juntos, ensinaram formas divertidas de aprender Português, Matemática e Estudo do Meio, com muita música e diversão." Estudar e brincar, brincar e estudar" é a receita dada aos alunos pelo escritor e músico.

Escritora na Biblioteca da Escola Nuno Álvares

A escritora Celeste Gonçalves veio à Biblioteca da Escola Secundária Nuno Álvares2017 10 25 Celeste Goncalves NA falar para alunos do 7º e 8º anos, no dia 25 de Outubro, para celebrar a leitura e o mês das bibliotecas escolares.

Os alunos entraram no mundo da fantasia literária que só a literatura pode proporcionar, descobrindo o livro “A Oliveira Mágica”, que Celeste Gonçalves apresentou com a mestria de uma professora de filosofia: uma incursão pelo mundo rural, onde valores como a amizade e a ligação à natureza são essenciais à existência.

Através da conversa com a escritora, os alunos comprovaram uma vez mais que com os livros nunca estamos sós. Eles são um caminho para a sabedoria e para o conhecimento; com os livros e a leitura temos sempre um passaporte para outros países, culturas, tradições e história; com os livros e a leitura sabemos mais e somos melhores.

Neste sentido, a Biblioteca Escolar do Agrupamento contínua a dinamizar uma série de atividades que seduzem os alunos para o prazer de ler, para o encontro com o livro, para a descoberta desse espaço de aprendizagem e cultura.

Esta atividade integrou-se num conjunto de visitas realizado pela escritora a várias escolas do Agrupamento, a convite da BE/CRE, nomeadamente, na escola Sra. da Piedade, Faria de Vasconcelos e, brevemente, na Cidade de Castelo Branco.

A coordenadora da BE/CRE

Celeste Gonçalves, autora de obras infanto-juvenis esteve2017 24 10 Celeste Goncalves 2 recentemente (24 de outubro) nas Escolas Faria de Vasconcelos e Nossa Senhora da Piedade, escolas que integram o Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, onde apresentou aos alunos do 3º e 4º anos a sua obra mais recente "As flores também sonham" uma obra que convida o leitor a "viver com imaginação a magia da amizade, da solidariedade, da liberdade, da responsabilidade e do conhecimento".

Foi uma sessão de autor muito interessante onde a autora pode responder a questões colocadas pelos alunos e descrever o processo e as motivações que a levaram à escrita.

No final a autora autografou as obras que os alunos e professores adquiriram oferecendo a cada escola um quadro com excelentes ilustrações da obra a cargo de Sandra Serra.