netGIAE

 

 

No passado dia 7 de fevereiro, os alunos da EB1 de Malpica do Tejo deslocaram-se ao Comando Territorial da GNR, em Castelo Branco, para uma visita muito especial.

Após a receção, começámos por visitar a sala museu da GNR, onde pudemos observar vários objetos, instrumentos de trabalho, manuscritos e fardas que fazem parte da história desta força de segurança. De seguida, deslocámo-nos para uma sala a fim de assistir a dois vídeos que mostraram as várias valências da GNR, desde a visita e o acompanhamento a idosos, manutenção da ordem pública, controlo de trânsito, proteção e socorro, controlo costeiro, investigação criminal, programas especiais (Escola Segura), cinotécnica, cavalaria e proteção da Natureza e ambiente.

Logo depois, fomos ver as celas individuais que são pequenos compartimentos onde os detidos aguardam até serem presentes a um juiz no tribunal. Estávamos ansiosos por conhecer este espaço e ficámos todos muito admirados com as condições ali apresentadas.

 

No dia dez de janeiro do ano recorrente, o Pré-Escolar recebeu, na sua sala, a visita do 1.º Ciclo a fim de lhes contar a história da “Lagartinha Comilona” e de divulgar trabalhos realizados.

Assim, no âmbito de dar continuidade ao livro e de consolidar competências elaboraram-se vários trabalhos, os quais foram observados e explorados com muito envolvimento por parte de todas as crianças.

Por fim, os alunos visitantes também quiseram colorir uma borboleta simétrica, ficando deslumbrados com a sua beleza e/ou magia.

Revelou-se uma tarde agradável e enriquecedora para todos os intervenientes.

Ao chegar o mês de dezembro

Começa a cheirar a Natal

Alunos, funcionários e professores

Começam a bater mal.

 

É a azáfama da avaliação

Embrulhada no trenó das renas

Entre papéis e decoração

Há que manter a mente serena.

 

Tudo tem de estar pronto,

Os chocolates, os presentes e o postal

Que entre músicas natalícias

Vão embrulhadas no saco do Pai Natal.

 

E o final do período foi chegando

Com cansaço e gargalhadas

E eu feliz já estou cheirando

O frito das filhós amassadas.

 

BOAS FESTAS !

São os votos da comunidade escolar de Malpica do Tejo

O Dia Mundial da Bondade (World Kindness Day) celebra-se todos os anos a 13 de novembro e com ele pretende-se reavivar o sentido da bondade gesto que, infelizmente, está cada vez mais em desuso nas sociedades modernas.

Com o intuito de frisar a importância desta data e fomentar o esprírito de partilha e generosidade, no dia 12 de novembro, os técnicos do projeto “Nós com os outros”, da  Associação Amato Lusitano juntamente com a comunidade escolar do J.I e da E.B.1 de Malpica do Tejo, prepararam uma manhã muito especial.

 Principiámos o dia com a elaboração de cartões alusivos à efeméride e, posteriormente, deslocámo-nos até ao Lar do Centro Social Nossa Senhora das Neves, em Malpica do Tejo, para um convívio inter-geracional.

Após a receção e uma breve apresentação de todos os intervenientes, participámos numa aula de ginástica, lecionada pelo professor que pratica a modalidade com os utentes do Lar, tendo-se seguido uma conversa/ debate de ideias entre as duas gerações sobre o tema da bondade e da generosidade. Concluiu-se que a bondade consiste numa qualidade das pessoas que praticam boas ações e, assim sendo, praticámos a bondade distribuindo os cartões, realizados na escola, por todos os utentes e funcionários, envolvidos num abraço.

Foi uma manhã muito animada que terminou com um almoço de cortesia na instituição.

 “Queira o Bem. Plante o Bem. E o resto vem”

No âmbito do Dia Mundial de Combate ao Bullying, celebrado a 20 de outubro, o J.I. e a EB1 de Malpica do Tejo desenvolveram algumas ações de sensibilização para o problema com que muitos jovens se deparam no seu dia a dia. O bullying refere-se a atos de violência física ou psicológica intencionais e repetitivos que são praticados por uma pessoa ou por um grupo de indivíduos contra alguém, originando dor e angústia nas vítimas.

As atividades promovidas, no âmbito escolar, passaram pela visualização de vídeos sobre o tema, debates com partilha de experiências, elaboração de um cartaz para selar o compromisso anti-bullying, exploração da temática com auxílio de Powerpoints e ilustração de situações de bullying que devem ser evitadas. Para o sucesso destas ações contámos com a colaboração dos técnicos do projeto “Nós com os outros”, da Associação Amato Lusitano e de alguns elementos da Guarda Nacional Republicana.

É importante consciencializar os alunos para esta forma de violência, física e/ou verbal e informá-los sobre os apoios disponíveis e as formas de prevenção, passando pelo incentivo à denúncia para que se consiga minimizar a violência escolar e transformar a escola num meio aprazível para todos.