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No passado dia 12 de março, realizou-se, na Sala de Imprensa do Casino Fundanense, a sessão distrital do Projeto “Parlamento dos Jovens” para o ensino básico.

Dezoito escolas do distrito de Castelo Branco debateram e argumentaram sobre o tema em discussão este ano letivo – Viver Abril na Educação: Caminhos para uma escola plural e participativa – com o objetivo de elegerem as medidas pelo círculo de Castelo Branco a propor na Assembleia da República.

Foi um dia cheio de adrenalina e entusiasmo por parte de todos os presentes que, afincadamente, expressaram os seus pontos de vista.

O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares esteve representado por alunos das três escolas com 3.º ciclo: Luna Popescu e Beatriz Gaspar, do 8º ano, e Afonso Hungria, do 9º ano (Escola Secundária Nuno Álvares), Marina Maia, Santiago Trigueiros e Matilde Galvão, do 9ºano (Escola Básica Faria de Vasconcelos), Martim José, Mariana Reino e Beatriz Santos, do 9º ano, (Escola Básica Cidade de Castelo Branco).

Todos eles souberam fazer valer as suas posições relativamente a este tema, tendo-se destacado sempre que faziam uso da palavra.

No final da sessão, a Escola Básica Cidade de Castelo Branco conseguiu a primeira posição, tendo vencido, com muito mérito, o direito a representar o distrito de Castelo Branco na sessão nacional, a realizar na Assembleia da República nos dias 6 e 7 de maio.

De salientar, ainda, a prestação que tiveram as alunas Leonor Belo da Escola Básica Faria de Vasconcelos e Rita Capinha da Escola Básica Cidade de Castelo Branco, que como Presidente e Vice-presidente da mesa, dirigiram de forma exemplar os trabalhos desta sessão distrital do Parlamento dos Jovens.

 

O professor Paulo Serra, do agrupamento de escolas Nuno Álvares, escola associada do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, e a docente Ângela Oliveira, da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico da mesma cidade, integraram uma missão ERASMUS+, de 27 de fevereiro a 01 de março de 2024, ao Centro Educativo EPAPU Nelson Mandela, localizada no estabelecimento prisional de A Lama, em Vigo, Espanha, como professores especialistas na área das Tecnologias Educativas.

No primeiro dia, foi apresentada a escola e os módulos educativos do estabelecimento, o tipo de alunos e os recursos existentes. Foi, ainda, proporcionada uma formação em Inteligência Artificial na educação, em conjunto com os docentes da EPAPU.

Nos segundo e terceiro dias da visita, foram realizadas atividades de formação a alunos e professores, apresentando diversas metodologias e estratégias do uso da tecnologia interativa em sala de aula, com e sem recurso à Internet. O seu principal objetivo foi incentivar a criação de recursos educativos dinâmicos e o uso seguro das tecnologias, para fomentar a inclusão nos diferentes níveis de aprendizagem.

Esta experiência foi, como referem os docentes, extremamente enriquecedora, deixando a possibilidade de colaboração futura, nas áreas de formação e produção de conteúdos.

Neste sentido, prevê-se a realização de um projeto piloto, dinamizado pelos docentes Ângela Oliveira e Paulo Serra, no desenvolvimento de conteúdos interativos a serem testados em ambiente prisional.

 

 

 

Resultados por Escolas: Físico-Química 9.º ano – VICE- CAMPEÃ NACIONAL

Resultados por Equipas: 2.º e 5.º lugares nacionais


O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, com as turmas 9.º B, 9.º C, 9.º D e 9.º E da Escola Cidade de Castelo Branco, alcançou resultados brilhantes nas Competições Nacionais de Ciência (CNC) em Rede na prova fisQ 9.

A nível de grupo escola, as equipas do Agrupamento obtiveram a nível nacional a segunda melhor pontuação, o que se traduziu no 2.º lugar nacional. A pontuação de uma escola é o somatório dos pontos obtidos por todas as equipas da escola. Assim, todos os alunos participantes estão de parabéns, uma vez que o seu desempenho contribuiu para a vitória do Agrupamento, numa prova em que se avaliaram conhecimentos do 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade.

A nível da participação por equipas, os alunos Matilde Esteves e Beatriz Ramos (2.º lugar nacional) e João Pereira e Duarte Cajado (5.º lugar nacional), estão especialmente de parabéns.

O agrupamento alçancou, ainda, com as mesmas turmas, o 6.º lugar nacional na competição CIVITAS, onde há a destacar a participação das alunas Rita Rainho e Inês Roque que alcançaram o 6.º lugar nacional.

A participação dos alunos foi coordenada pela professora Florinda Carrega.

As provas realizaram-se entre 19 e 23 de fevereiro, tendo como objetivo basilar ajudar a combater o insucesso escolar e promover o uso das tecnologias digitais. Estas provas envolveram alunos dos distritos de Coimbra, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal, Vila Real e da Região Autónoma da Madeira.

As CNC não se restringem aos dias de competição, mas representam um trabalho contínuo entre professores e alunos. Na realidade, estas competições iniciam-se com a disponibilização dos treinos no início do ano letivo, na Plataforma de Ensino Assistido.

Os alunos que frequentam o Clube da Partilha associaram-se a atividade dos professores de História da C.C.B. 
e visitaram o Museu Cargaleiro, no dia 28 de fevereiro. Nesta visita, estiveram a acompanhar
os alunos as professoras Dolores Fidalgo, Ana Luísa Pinho, Ana Diva Gonçalves, Joaquim Almeida e Dimitri.

Assim, alunos das turmas do 9E e 9F puderam conhecer toda a obra de Manuel Cargaleiro,
tendo apreciado a imensa e variada coleção deste artista e colecionador de Arte.

Evento realizado em Ermesinde reúne professores em torno da inovação educativa e colaboração tecnológica

O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares teve o privilégio de participar no 6.º encontro de Ninjas Apps for Good, realizado nas instalações da REN, em Ermesinde. Este evento contou com a ilustre presença de Carla Lourenço, da Direção Geral da Educação, e Emma Posey, do Apps for Good UK.

O Grupo NINJA, composto por 26 professores, a nível nacional, que já implementaram o programa Apps for Good nas suas escolas, tem sido um motor de inovação e colaboração na área da educação. O seu forte envolvimento e contributo têm sido fundamentais para o sucesso e a evolução deste programa educativo tecnológico. Entre estes, destacam-se professores como Paulo Jorge Serra, docente de informática, que tem sido uma referência na implementação deste programa.

O encontro proporcionou diferentes momentos, desde palestras sobre Inteligência Artificial no Ensino, até workshops práticos, com o objetivo de proporcionar novas experiências aos professores e promover o trabalho colaborativo entre os mesmos.

Este encontro foi mais uma prova do compromisso dos professores portugueses com a inovação e a melhoria da qualidade do ensino. Através do trabalho colaborativo e da partilha de conhecimento, é possível transformar a educação e preparar os alunos para os desafios do futuro.

Reportagem vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=XpSvz8kDxRc