AVISO

Candidatura a Subsídios de Estudo e Bolsa de Mérito - 2018/2019

1. Encontra-se aberta, a candidatura a subsídios de estudo para os alunos do 5º ano ao 12º ano de escolaridade, para o ano letivo de 2018/2019, até 30 de maio;

2. Os boletins serão adquiridos pelos interessados na Papelaria da Escola;

3. Deverão os interessados requerer, com a brevidade possível, o documento emitido pelo serviço competente da Segurança Social ou, quando se trate de trabalhador da Administração Pública, pelo serviço processador, que comprove o seu posicionamento nos escalões de atribuição de abono de família que será anexado ao boletim, assim como, dados do documento de identificação do aluno e Número de Identificação Bancária do aluno ou Encarregado de Educação;

4. Logo que completo o processo, deve o mesmo ser entregue no Serviço de Ação Social Escolar, impreterivelmente até 30 de maio.

Os alunos do 1.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares tomam parte, desde o mês de março, no projeto “Bem crescer, mal crescer” - iniciativa da Escola Superior de Saúde que proporciona excelentes ensinamentos no âmbito de boas práticas de saúde e estilos de vida saudáveis.

Um grupo de três estudantes de enfermagem, em final de curso, deslocam-se às diferentes escolas de 1.º Ciclo e, no “malmequer”, afixam nas diferentes salas de aula, o tema em abordagem para a sessão. A avaliação nutricional, os rastreios, as apresentações esclarecedoras, as atividades interativas, as canções divertidas coreografadas, o contacto com vários instrumentos ligados ao exercício da enfermagem, têm contribuído para que os nossos alunos lidem, de forma mais natural, com o universo da medicina e façam do seu estilo de vida a regra básica da saúde.

O Agrupamento de Escola Nuno Álvares promoveu mais uma oferta educativa: Atividades de Tempos Livres (ATL) - Páscoa 2018.

A Equipa do GAAF na vertente da Animação Sociocultural, proporcionou entre os dias 26 de março e 06 de abril, onde o objectivo principal foi trabalhar a importância do Brincar no desenvolvimento de competências da socialização, regras e valores dos alunos.

Potencializando uma grande diversidade de atividades continuando assim o trabalho lúdico associado a diversão no desenvolvimento educativo.
Conhecemos a importância do Bordado de castelo Branco na Cidade ao nível do seu património cultural, Atelier de Sentir & Criar, visita ao Parque Biológico do Fundão e Museu do Barro no Telhado, Descoberta da Natureza, jogos de concentração etc…

Efetuamos uma grande e multiplicidade de atividades onde o Brincar foi componente essencial para a boa disposição e bem-estar, de partilha de experiências novas...

O escritor José Pires e a ilustradora Maria Bouza estiveram presentes na Escola Secundária Nuno Álvares, na manhã do dia 11 de Abril de 2018, entre as 10:00 e as 13:30, para conversarem com alunos sobre o trabalho que cada um tem vindo a desenvolver no universo da ficção.

A ação, integrada no ‘FRONTEIRA – FESTIVAL LITERÁRIO DE CASTELO BRANCO’, foi organizada em articulação com a Biblioteca Escolar e dividiu-se em duas partes, uma dirigida a alunos do terceiro ciclo de escolaridade, em que participaram três turmas e outra dirigida a alunos do ensino secundário, com três turmas. O público, em ambas as sessões, mostrou entusiasmo participando ativamente, colocando questões e ouvindo atentamente as palavras dos conferencistas.

Recorde-se que José Pires é um autor e tradutor albicastrense que, desde há muito, tem uma intervenção cultural na cidade, tanto ao nível da educação, como da animação cultural e do teatro, sendo também comissário, desde a primeira edição, do FRONTEIRA. Maria Bouza, por sua vez, é ilustradora de livros e designer gráfica de cartazes, que tem participado em exposições colectivas em Portugal e Espanha.Em 2015 apresentou o seu primeiro álbum ilustrado em co-autoria com a escritora Manuela Castro Neves e está neste momento a preparar o segundo livro pela editora Máquina de Voar.

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de abril, a Impressora de Sorrisos vai participar, mais uma vez, na 3ª edição da Feira Social In, dinamizada pela Associação de Desenvolvimento Amato Lusitano. O evento terá lugar na Praça 25 de abril, junto à Biblioteca Municipal. Com a nossa participação pretendemos divulgar as atividades da Impressora de Sorrisos e lançar uma campanha de angariação de fundos com a venda de materiais reutilizáveis.

Este projeto de empreendedorismo social é, também, um clube de atividades extracurriculares na Escola Cidade de Castelo Branco.