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Realizou-se no dia oito de fevereiro de 2024, na escola Professor Doutor António Sena Faria de Vasconcelos, na sala 8, a segunda edição do concurso interturmas «10 minutos a ler».

Esta atividade teve por base a leitura da obra «O tubarão na banheira» de David Machado, nas aulas de português das turmas de 5º ano, no âmbito do projeto «10 minutos a ler», tendo como objetivo o desenvolvimento do gosto pela leitura e o enriquecimento vocabular. A organização deste concurso foi da responsabilidade das docentes Ana Paula Oliveira e Ana Paula Santos, que lecionam respetivamente as turmas do 5ºA e 5ºB. Os alunos das duas turmas participaram de forma muito ativa, empenhada e entusiasta, havendo no final um empate. Só com a terceira ronda de perguntas se conseguiu o desempate e a vitória final do 5ºA. No final da atividade e para memória futura, foram entregues pequenos prémios e um marcador como certificado da mesma.

Pela participação e envolvimento estão todos de parabéns!

As docentes                                                                                            

Ana Paula Oliveira e Ana Paula Santos

Na passada segunda-feira, dia 5 de fevereiro de 2024, foi realizada, no âmbito do estudo da obra “Memorial do Convento” do escritor José Saramago, uma visita ao Palácio Real de Mafra. Esta visita contou com a participação dos alunos das turmas de 12º ano e das respetivas professoras de português Anabela Valente, Maria Celina Martins, Maria João Damas e Maria Manuela Martins, além de outros professores acompanhantes .

De acordo com o programa, os alunos assistiram à peça de teatro “Memorial do Convento”, encenada pelo grupo ÉTER. A peça objetiva a representação cénica dos acontecimentos descritos no livro com o mesmo nome, dando oportunidade aos alunos de verem as personagens, nomeadamente Baltasar, Blimunda, El-Rei D.João V e o Padre Bartolomeu Lourenço, entre outros, saltarem do papel e ganharem vida diante de si. Foi um momento cheio de magia, dentro do próprio convento. As personagens repletas de sátira, os cenários alusivos e a icónica “passarola” fizeram com que a sessão fosse do agradado de todos.

Numa outra fase do programa foi efetuada uma visita guiada ao Palácio Real de Mafra, construído no reinado de D.João V como uma promessa em nome do descendente que lhe seria dado, no prazo de um ano, pela rainha D. Maria Ana de Áustria. No decorrer da visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar todo o ímpeto e exuberância deste monumento, tendo em conta a época barroca em que foi construído,tal como os aposentos do rei e da rainha, cada um localizado na ponta norte e sul do palácio, respetivamente, separados entre si por cerca de 200 metros. Os extensos corredores davam acesso a salas diversas, tais como a sala de jogos, equipada com mesas de bilhar, a sala de música, onde se podem apreciar dois pianos e a sala dos troféus de caça, repleta de troféus de animais embalsamados e mobiliário feito a partir de partes desses mesmos animais, como hastes de veados. Visitaram ainda a basílica onde puderam observar uma cúpula erguida a mais de 100 metros de altura e a famosa biblioteca do palácio repleta de livros com centenas de anos e alguns incunábulos.

No intervalo destes eventos foi possível explorar um pouco do centro da vila: uns optaram por provar os tradicionais fradinhos, outros procuraram os melhores cenários para o concurso de fotografia ou para apanhar uns banhos de sol nas escadas do convento.

A boa cooperação entre professores e alunos foi essencial para o sucesso desta visita de estudo.

Maria Vitório e Rodrigo Cardoso

 

 

Workshop Sensibiliza Estudantes do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco

No passado dia 6 de fevereiro, as instalações da escola do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco foram palco de um evento de formação e consciencialização dos reclusos para os perigos e medidas de proteção na internet. Sob o título "Cibersegurança para a Reinserção na Vida Ativa", o workshop foi dinamizado pela professora Ângela Oliveira, docente da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco.

A iniciativa, que pretendeu celebrar o Dia da Internet Mais Segura, abordou diversos temas relevantes através da apresentação de cenários realistas, visando alertar os participantes para os riscos presentes no mundo digital e promover uma utilização segura da tecnologia. Entre outros assuntos discutidos, destacam-se:

- Excesso de Compartilhamento de Informações em Redes Sociais: Foi salientada a importância de evitar divulgar detalhes pessoais excessivos nas redes sociais, visto que tal pode tornar os utilizadores em alvos potenciais de ataques de engenharia social.

- Fraude de Cartão de Crédito: Os participantes foram orientados para estarem atentos a transações suspeitas nos seus extratos bancários online, uma vez que estas podem indicar possíveis fraudes com os seus cartões de crédito.

- Perda de Dispositivo com Dados Sensíveis: A possibilidade de perder um dispositivo móvel contendo informações pessoais sensíveis foi discutida, ressaltando a importância de manter os dispositivos bloqueados e adotar medidas de segurança adicionais.

- Phishing nas Redes Sociais: Foi dado o alerta para o risco de receber mensagens fraudulentas nas redes sociais, solicitando informações pessoais sob falsos pretextos.

- Phishing por Chamada Telefónica: Os participantes foram informados sobre a prática de phishing por meio de chamadas telefónicas, destacando a importância de nunca divulgar informações pessoais a desconhecidos, por telefone.

- Utilização de Wi-Fi Público Inseguro no Café Local: Foi abordado o perigo de se conectar a redes Wi-Fi públicas não seguras, expondo os dados pessoais a possíveis ataques cibernéticos.

O workshop proporcionou aos participantes uma oportunidade valiosa de adquirir conhecimentos essenciais para se protegerem no mundo digital, contribuindo, assim, para a sua preparação para a reintegração na sociedade. Através da sensibilização e educação em cibersegurança, espera-se que os reclusos possam fazer escolhas mais seguras online, facilitando o seu processo de reinserção na vida ativa.

Esta iniciativa demonstra o compromisso da comunidade educativa em promover a segurança e a resiliência digital entre os indivíduos em fase de reinserção social, reconhecendo a importância da cibersegurança como uma competência fundamental na sociedade contemporânea.

 

 

Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:

CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 110

LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 110 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 55

Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:

CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 910

LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 400 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 53