netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, ficou em primeiro lugar na fase distrital de Castelo Branco, do Programa EUROSCOLA 2024. Após a avaliação do júri a vitória foi atribuída ao Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, representado pelas/os alunas/os Pedro Manuel Casimiro e Carolina Gonçalves. Os alunos prepararam um quadro cénico de duas personagens, num diálogo versando sobre a paz na Europa. Fizeram uma representação equilibrada, baseada num texto bem escrito, que entusiasmou os jurados. A professora Saúde Machado deu apoio aos alunos quer na preparação dramática quer na elaboração dos materiais.

Duas das dezassete escolas que participaram no programa Parlamento dos Jovens do distrito de Castelo Branco, concorreram ao EUROSCOLA: Agrupamento de Escolas Nuno Álvares e Agrupamento de Escolas do Fundão.

O tema do concurso na edição 2023 é: «Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos (art. 3.º do Tratado da UE)».

O júri, constituído por Joaquim Moreira, professor e ex. diretor distrital do FAOJ e IPJ, Paula Custódio Reis, deputada na Assembleia da República e José Aleixo Ferreira, técnico superior do IPDJ, avaliou os trabalhos escritos e a apresentação oral.

O trabalho vencedor será agora avaliado por um Júri Nacional que irá decidir quais das escolas vencedoras em cada sessão distrital do continente, Açores e Madeira, participarão numa visita para conhecer de perto o Parlamento Europeu.

Este Programa é organizado a nível nacional pelo IPDJ, I.P. e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República e das Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira.