netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

“A Semana da Leitura 2024” decorreu, oficialmente, entre os dias 18 e 22 de março, embora habitualmente, nas Bibliotecas do nosso Agrupamento de Escolas, esta celebração se estenda por um período de tempo mais alargado. Na Escola Cidade de Castelo Branco, o leque de atividades, promovido pela Biblioteca Escolar foi, culturalmente, diversificado e enriquecedor e toda a comunidade escolar foi envolvida nesta festa do livro e da leitura.

A primeira atividade teve lugar no dia 11 de março, com a vinda do autor Carlos Nuno Granja, seguida da participação do autor Pedro Leitão, no dia 14. Todas as turmas do 1.º CEB da EB Cidade de Castelo Branco e EB1 da Boa Esperança foram envolvidas nestas estimulantes sessões com os autores.

No dia 20 de março, decorreu, na Biblioteca Municipal António Salvado, o Concurso de Leitura, dinamizado pela Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco. Neste concurso, participaram doze alunos da EB Cidade de Castelo, tendo-se destacado, de forma brilhante, as alunas: Vitória Martins (1.º lugar do 2.º CEB); Matilde Esteves e Ana Beatriz Pinto (1.º e 2.º lugares, respetivamente do 3.º CEB).

Terminando a Semana da Leitura “com chave de ouro”, realizou-se a terceira edição do recital de poesia “Versos e Melodias”, no dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, sendo também uma forma melodiosa e solene de celebrar a chegada da primavera.

A partir do dia 11 de março, estiveram patentes ao público diversas exposições, que atraíram os olhares de quem foi circulando pelo bloco B da Escola, nomeadamente: “Ler Dá-te Asas”, Comemoração do quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões em que, para além da decoração alusiva, estiveram expostos alguns poemas elaborados por alunos do 9.º D e , para finalizar, uma exposição que resultou de um trabalho de articulação, realizado entre a Biblioteca Escolar e as disciplinas de Educação Visual e Português com as turmas A e D do 5.º ano. Os alunos criaram o seu autorretrato e escreveram um texto em que se debruçaram sobre um livro lido e do qual gostaram particularmente.

Foi ainda lançado um desafio, intitulado “Livros às Cegas”, muito bem acolhido por toda a comunidade escolar e educativa. Com a colaboração da Impressora de Sorrisos, esta atividade consistiu em adquirir um livro por um valor simbólico, mas que já se encontrava embrulhado, sendo que a única pista dada ao comprador era uma frase, que se encontrava escrita no embrulho.

Em representação da Biblioteca Escolar, a Professora Bibliotecária, Célia Rodrigues, agradece a todos os que, direta ou indiretamente, colaboraram nesta festa de homenagem ao livro, à leitura e ao leitor.