netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

A Biblioteca Escolar da Escola Secundária Nuno Álvares promoveu um conjunto de atividades com o intuito de celebrar o 25 de abril e relembrar a Revolução dos Cravos. Para ensinar os alunos sobre a importância da democracia, liberdade e participação cívica, foram dinamizadas palestras, exposições, pintura de murais e encenações poéticos no sentido de envolver os estudantes e promover a reflexão sobre os valores democráticos.

No conjunto das ações, inclui-se uma exposição de dezasseis cartazes de diferentes ilustradores portugueses alusiva aos Direitos Humanos; um desafio para identificarem dezoito “ Rostos de Abril”; a divulgação de 25 poemas sobre a Liberdade, integrando nomes como Sophia, Jorge de Sena, Manuel Alegre, Miguel Torga, António Gedeão, Sidónio Muralha, Natália Correia, etc; a divulgação, nos intervalos, de música de intervenção (Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, etc); pintura digital de murais com cravos e as palavras do “antes e depois de abril”; concurso de desenho/ilustração alusiva aos direitos após Abril; leitura encenada de poemas de Abril, de um grupo de alunos do 11ºH para professores); decoração dos espaços com cravos. As comemorações encerraram com uma palestra do professor José Teodoro Prata sobre a vida em Ditadura. O professor narrou aos alunos a sua experiência pessoal e descreveu o quotidiano de uma vida sem liberdade, sem educação e de pobreza. Fez sentir aos alunos o que, nas palavras de Lídia Jorge, Abril foi para Portugal: “o Anjo da Alegria”.

Em suma, todas as atividades tiveram como objetivo inspirar os novos jovens a valorizar os princípios democráticos e os direitos fundamentais.