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TEIP - TERRITÓRIOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA

 

 

Num evento estimulante, que teve lugar no dia 22 de abril na Escola Nuno Álvares, a psicóloga Inês Minhós proferiu duas palestras, com o objetivo contribuir para a literacia e prevenção das complicações do luto. O público foram os alunos do 10º ano dos Cursos Profissional de Turismo e de Saúde, do 11º ano do Curso Profissional de Saúde e do 10º D, do Curso de Ciências e Tecnologias. Os alunos estavam curiosos por escutar a abordagem às complexidades de lidar com a perda e a tristeza.

 A psicóloga Inês Minhós, integrada na Associação Portuguesa de Cuidados Integrados no Luto – InLuto -, apresentou aos alunos um conjunto de mitos e verdades relativamente a este processo social e psicológico, a partir de uma apresentação digital, de pequenos vídeos e sempre em diálogo com os alunos, fazendo-os questionar sobre as suas perceções e sentimentos. De forma mais concreta, a sessão foi caracterizada pela interatividade: foram feitas perguntas, foram dados apontamentos pessoais e exemplos mais filosóficos. As perguntas refletiram um desejo genuíno de compreender e lidar com os matizes da morte e do luto. Por fim, finalizou cada palestra dando algumas indicações de sensibilizão de como agir perante o outro que sofreu uma perda.

 No geral, o evento foi considerado um sucesso, com os alunos demonstrando não só a sua curiosidade intelectual, mas também a sua empatia e compreensão para com um assunto delicado. Foi uma prova do poder do diálogo aberto e da aprendizagem, lembrando-nos que a educação transcende os livros escolares e as salas de aula para abordar a própria essência do que significa ser humano.

A atividade foi dinamizada pelas docentes Ana Luísa Pinho, Alzira Antunes Faustino e Ana Diva Gonçalves e contou com a colaboração informática da assistente operacional Maria Georgina Silva.

Concessão de Auxílios Económicos para o ano escolar  de 2024 / 2025 - ASE 


De acordo com a legislação em vigor, todos os/as alunos/as posicionados/as no 1.º, 2.º e 3.º escalões, determinados para efeitos de atribuição de abono de família, podem candidatar-se à concessão de auxílios económicos, até ao dia 31 maio.

Clique nos seguintes itens:

 

 Informação geral sobre os documentos necessários e procedimentos a seguir 

Boletim de candidatura do Ensino Básico e Ensino Secundário  (Mod_01_AENA_ASE)

Boletim Componente Apoio à Família - Jardins de Infância  (Mod_02_AENA_ASE)

Boletim de Candidatura Bolsa de Mérito  (Mod_03_AENA_ASE)

Os transportes escolares são gratuitos até aos 18 anos.                    

É favor dirigir-se ao Terminal Rodoviário para conhecer as condições de adesão.

 Faça a transferência dos boletins de candidatura para o seu computador, preencha os campos, grave com o nome do aluno e envie para o endereço indicado seguindo as instruções constantes na Informação Geral

 

Na Escola Cidade de Castelo Branco, as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril decorreram nas últimas semanas, tendo o seu auge no dia 24 de abril, com a realização de um FLASH MOB e da Marcha da Liberdade entre a escola e uma das rotundas da Avenida do Brasil, onde cada um dos alunos das 10 turmas de 1.º ciclo desta escola depositou o seu cravo. O Grupo de Percussão da escola uniu-se a estas comemorações, com uma atuação no recinto. Este dia ficou marcado também por uma palestra proferida pelo professor Teodoro Prata, já aposentado, que presenteou a plateia com os seus testemunhos do 25 de Abril de 74 e do impacto da revolução na nossa sociedade.

 

A efeméride abrangeu todos os ciclos de ensino da Escola Cidade de Castelo Branco, nomeadamente o Pré-Escolar, que preparou uma exposição no Jardim com os trabalhos elaborados pelas crianças. Em vários espaços da escola, decorre também a exposição «25 abril - Os direitos humanos na nossa constituição», patente até final do mês.

 

No dia 23 de abril, a escola recebeu a Associação dos Deficientes das Forças Armadas, numa ação intitulada “50 Anos de Democracia na Reabilitação e Inclusão das Pessoas com Deficiência”, proferida pelo Coronel Lopes Dias e por ex-militares feridos em combate. Também o professor e autor Francisco Cantanhede marcou presença na escola, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento para dinamizar uma palestra dirigida ao 2.º ciclo.

 

A exposição de fotografias com retratos de Professores e Funcionários na época da revolução captou bastante a atenção da comunidade educativa, que tentou descobrir quem são os retratados.

Os alunos de 6.º ano encontram-se a dinamizar o projeto “Vamos construir um cravo da liberdade”, no âmbito da efeméride, com a colaboração dos encarregados de educação.

 

Uma das atividades inerentes a estas comemorações já valeu um prémio à escola, no âmbito dos Clubes Europeus, que compreendeu a produção de um vídeo com a participação de alunos de vários ciclos, professores e funcionários.

 Os alunos de 5.º Ano das Escolas Cidade de Castelo Branco e Faria de Vasconcelos, no dia 15 de abril, puderam vivenciar a experiência de como era “A vida a bordo de uma Nau”, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal.

Em primeiro lugar, foi apresentada uma animação com a reconstituição de uma nau. Depois, pela voz da professora Cristina Maia, da Areal Editores, ouviu-se o relato de viagem redigido pela pena do escrivão da viagem da descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama.

Ao longo do relato foram sendo referidas as diversas personagens que iam a bordo da nau, os instrumentos náuticos utilizados, os animais marinhos que observaram e as dificuldades pelas quais passaram ao numa viagem que durou cerca de um ano.

A atividade foi concluída com um Quiz através do qual os alunos puseram à prova os conhecimentos adquiridos.

Como sistematização desta iniciativa, mais tarde será distribuída uma planificação a cada aluno para a construção de uma nau.

A coordenadora de HGP

Prof. Isabel Maria Lebre Falcão

 

No passado dia 15 de abril, o Clube de Jornalismo percorreu os jardins da escola Básica Cidade de Castelo Branco à descoberta de plantas invasoras, através da aplicação Google Lens.

Após a consulta do site plantasinvasoras.pt, os alunos puderam observar as seguintes plantas invasoras: heras, magnólias, espinhos de fogo, agaves americanas, chorão-da-praia, entre outras.

Para além destas, os alunos aprenderam a reconhecer outras plantas invasoras como as acácias, vulgarmente conhecidas como mimosas, algodão-bravo, cana-comum, os fetos, o eucalipto, os penachos, as hortênsias e muitas mais.

 

O Clube de Jornalismo.