netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

TEIP - TERRITÓRIOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA

 

 

Cumpriu-se uma vez mais, a honrosa tarefa de o nosso Parlamento-JovensBasico-2015 01Agrupamento representar o Distrito de Castelo Branco na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens. Este acontecimento, que certamente marcará de modo muito especial as alunas nele participantes, decorreu nos dia 4 e 5 de maio, na Assembleia da República.

A equipa da Assembleia da República que organizou o evento está de parabéns, pois a logística envolveu não só alunos (continente, ilhas e uma delegação dos Estados Unidos) bem como refeições, transportes e alojamento. Tudo se processou sem constrangimentos e decorreu como planeado.

Os alunos do nosso agrupamento destacaram-se naquela que é a competição escolar mais abrangente do ensino básico. O SuperTmatik envolve conhecimentos e conteúdos de várias áreas do saber e, este ano, os nossos alunos voltaram a alcançar excelentes resultados, não só a nível nacional, mas também internacional. SuperTO aluno Pedro Pereira (6.º ano) alcançou um brilhante primeiro lugar no "Campeonato Ibérico Quiz de Matemática" e o aluno Domingos Frazão (6.º ano) um honroso terceiro lugar, nesta competição, e um excelente terceiro lugar na categoria "Cálculo Mental Internacional", num total de 36 920 alunos de várias nacionalidades. Em destaque nesta competição internacional também esteve o aluno Pedro Pereira (6.º ano), que obteve um oitavo lugar.

A Escola Cidade de Castelo Branco obteve 13 lugares de pódio e 31 dentro do Top 10. Destacamos aqui os alunos que alcançaram um lugar no pódio, no entanto os resultados gerais podem ser consultados em www.eudactica.com.

A Consejería de Educación da Embaixada de Espanha em Portugal Exposicao Museo Prado1disponibilizou ao nosso agrupamento um conjunto de 20 reproduções de obras do Museu do Prado, de Madrid.

A organização da exposição esteve a cargo da disciplina de Espanhol e de 4 a 15 de maio circulou entre as Escolas Cidade de Castelo Branco, Faria de Vasconcelos e Nuno Álvares.

Alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e restante comunidade educativa puderam apreciar algumas das obras mais emblemáticas daquele museu espanhol, que é considerado um dos mais importantes do mundo, não só pela qualidade das obras que contém, mas também pelo número de visitantes que recebe anualmente.

Do conjunto de pinturas expostas, destacamos algumas, como por exemplo "Carlos V en la batalla de Muhlberg", de Tiziano; "El Caballero de la mano en el pecho", de Murillo; "Las Meninas" e "El príncipe Baltasar Carlos a caballo", de Velázquez; "La familia de Carlos IV", de Goya; "Niños en la playa", de Sorolla.

O Agrupamento Nuno Álvares participou nos dias 11 e 13 de maioCNC aveiro podio nas Competições Nacionais de Ciência (CNC), inseridas no Projeto Pmate da Universidade de Aveiro. Participaram alunos dos 2º e 3º ciclos da Escola Cidade de Castelo Branco e da Escola Faria de Vasconcelos nas competições Diz+, Dar@Lingua, Equamat e Fisq.

Nas competições do Diz+ a equipa constituída pelos alunos Domingos Frazão e Pedro Pereira cosnquistou o 1º lugar nacional por equipas. O Grupo Escola também foi ao pódio, tendo obtido o 2º lugar nacional.

Nas competições de 3º ciclo, a equipa "MB", constituída pelas alunas Marisa Martins e Inês Belo do 8 ano da Escola Faria de Vasconcelos, conquistou o 4º lugar na prova de 8º ano do Dar@Lingua, atingindo o nível máximo (10) em 5 minutos e 42 segundos. Nesta prova, o Agrupamento ficou classificado também em 4º lugar entre 27 escolas participantes.

Nos dias 14 e 15 de abril, alunos de EMRC do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco rumaram a Lisboa, em visita aos Templos de várias religiões e às instalações da Rádio Renascença.

Na linha do que é proposto pelo programa da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e respetivas metas curriculares, esta visita ajudou os alunos a construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história, ao aprofundar os contributos que cada tradição religiosa oferece à significação da experiência humana, ao diálogo cultural e inter-religioso, à promoção da paz, da justiça e do sentido de humanidade.Visita  Interconfessional

Na Mesquita Central de Lisboa os alunos foram recebidos pelo Sheik David Munir que ilustrou o modo como os 5 pilares da religião islâmica conduzem os crentes a uma vivência mais autêntica da sua religião; explicou aos alunos o significado de algumas práticas rituais exercidas no dia-a-dia e no espaço de oração e deu conhecimento de iniciativas de cariz inter-religioso, de cooperação e de solidariedade.

No Templo Hindu Radha Krishna, Sona Manilal expôs, por meio de breves narrativas simbólicas, a história e os princípios da religião hindu. No diálogo com os alunos, estes puderam ainda conhecer algumas das principais celebrações e rituais, o simbolismo das cores e das flores e ainda o significado de alguns conceitos específicos daquela tradição religiosa.

A visita à Igreja e Museu de S. Roque e à Sé Patriarcal de Lisboa (tesouro e claustros) permitiu aos alunos apreciar algumas das preciosidades da arte cristã e compreender como o cristianismo deixou marca na vida (e na cultura) de muitos homens e mulheres, hoje como ontem.

A visita às instalações da Rádio Renascença proporcionou um melhor entendimento da missão de uma rádio que, inspirada nos valores do humanismo cristão, faz da comunicação um serviço à vida. Durante esta visita, os alunos conheceram os vários canais que integram o Grupo e perceberam como cada rádio procura ir ao encontro de cada pessoa na sua singularidade.

Ao serão os alunos ouviram o testemunho de duas vidas que escolheram viver o amor a Deus e ao próximo, na sua radicalidade – o Pe. Paulo e o Nuno (seminarista Dehoniano) – dando conta das razões que fundamentaram essa opção de vida.

Uma visita que podemos resumir em três verbos: conhecer, apreciar, dialogar...