netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Nos dias 14 e 15 de abril, alunos de EMRC do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco rumaram a Lisboa, em visita aos Templos de várias religiões e às instalações da Rádio Renascença.

Na linha do que é proposto pelo programa da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e respetivas metas curriculares, esta visita ajudou os alunos a construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história, ao aprofundar os contributos que cada tradição religiosa oferece à significação da experiência humana, ao diálogo cultural e inter-religioso, à promoção da paz, da justiça e do sentido de humanidade.Visita  Interconfessional

Na Mesquita Central de Lisboa os alunos foram recebidos pelo Sheik David Munir que ilustrou o modo como os 5 pilares da religião islâmica conduzem os crentes a uma vivência mais autêntica da sua religião; explicou aos alunos o significado de algumas práticas rituais exercidas no dia-a-dia e no espaço de oração e deu conhecimento de iniciativas de cariz inter-religioso, de cooperação e de solidariedade.

No Templo Hindu Radha Krishna, Sona Manilal expôs, por meio de breves narrativas simbólicas, a história e os princípios da religião hindu. No diálogo com os alunos, estes puderam ainda conhecer algumas das principais celebrações e rituais, o simbolismo das cores e das flores e ainda o significado de alguns conceitos específicos daquela tradição religiosa.

A visita à Igreja e Museu de S. Roque e à Sé Patriarcal de Lisboa (tesouro e claustros) permitiu aos alunos apreciar algumas das preciosidades da arte cristã e compreender como o cristianismo deixou marca na vida (e na cultura) de muitos homens e mulheres, hoje como ontem.

A visita às instalações da Rádio Renascença proporcionou um melhor entendimento da missão de uma rádio que, inspirada nos valores do humanismo cristão, faz da comunicação um serviço à vida. Durante esta visita, os alunos conheceram os vários canais que integram o Grupo e perceberam como cada rádio procura ir ao encontro de cada pessoa na sua singularidade.

Ao serão os alunos ouviram o testemunho de duas vidas que escolheram viver o amor a Deus e ao próximo, na sua radicalidade – o Pe. Paulo e o Nuno (seminarista Dehoniano) – dando conta das razões que fundamentaram essa opção de vida.

Uma visita que podemos resumir em três verbos: conhecer, apreciar, dialogar...