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Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

As turmas do 8.º ano da Escola Cidade de Castelo Branco visitaram algumas das obras de arte barroca existentes em Castelo Branco. As visitas decorreram nos dias 24 de fevereiro e 1, 3 e 15 de março, em tardes livres, e os alunos foram acompanhados pelos respetivos professores de História.

A visita iniciou-se na Sé, com os seus altares de talha dourada e a pérola artística que é a sacristia; seguiu-se o Paço Episcopal, onde observaram os painéis em azulejo, as colchas de Bordado de Castelo Branco e o teto da capela; depois a joia do barroco albicastrense, o labiríntico Jardim do Paço, todo curvas e contracurvas, e a sua ponte sem utilidade, mas simbolizando o poder do seu senhor; finalmente a passagem por palacetes do bairro do Castelo e da Devesa, com as suas escadarias (interiores e exteriores), monumentais, frontões curvos e cortados e painéis de azulejos azuis e brancos. Ficou de fora a Capela da Senhora da Piedade, cujos azulejos estão apenas à distância de um clique.

Esta visita, em que participaram quase todos os alunos das seis turmas, permitiu-lhes conhecer melhor a cidade. As fotos são da Mariana Reino.

Resultados por Escolas: 2ª lugar nacional

Resultados por Equipas: 1º, 4º e 9º lugares nacionais

O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares alcançou resultados brilhantes nas Competições Nacionais de Ciência (CNC) em Rede na prova fisQ 8. A nível de grupo escola, as equipas da Escola Cidade de Castelo Branco obtiveram a nível nacional a segunda melhor pontuação, o que se traduziu no 2º lugar nacional. A pontuação de uma escola é o somatório dos pontos obtidos por todas as equipas da escola. Assim, todos os alunos participantes estão de parabéns, uma vez que o seu desempenho contribuiu para o lugar alcançado, numa prova em que se avaliaram conhecimentos do 7º e 8º anos de escolaridade.

A nível da participação por equipas, os alunos Matilde Esteves e Beatriz Ramos (1º lugar nacional), Inês Roque e Rita Capinha (4º lugar nacional) e Beatriz Santos e Joana Correia (9º lugar nacional), estão especialmente de parabéns.

A participação dos alunos foi coordenada pela professora Florinda Carrega.

As provas realizaram-se entre 27 de fevereiro e 3 de março e têm como objetivo basilar ajudar a combater o insucesso escolar e promover o uso das tecnologias digitais e envolveram alunos dos distritos de Setúbal, Aveiro, Faro, Lisboa, Porto, Vila Real, Coimbra e Castelo Branco.

As CNC não se restringem aos dias de competição, mas representam um trabalho contínuo entre professores e alunos. Na realidade, estas competições iniciam-se com a disponibilização dos treinos no início do ano letivo, na Plataforma de Ensino Assistido.

Os alunos do Clube de Ciência Viva “Há Ciência na Cidade”, Alícia Antunes, Rita Capinha, Diana Marques e Matilde Santos participaram nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro e no dia 2 de março, respetivamente, na rubrica “Ciência ao Minuto” da Rádio de Castelo Branco.

A Alícia informou que cientistas portugueses descobriram um novo fóssil.

A Rita falou na possibilidade de os estudantes portugueses serem astronautas por um dia.

A Diana explicou que núcleo terrestre pode ter passado a girar no sentido inverso.

A Matilde anunciou que cientistas portugueses descobriram a relação entre uma molécula no sangue e a insuficiência cardíaca.

O Clube “Há Ciência na Cidade”, da Escola Cidade de Castelo Branco, inserido na Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, tem como principal obetivo despertar e fomentar o gosto pela ciência. O “Ciência ao Minuto” é um programa semanal, que vai para o ar todas as quintas-feiras, e que pretende divulgar iniciativas relacionadas com a ciência.

 

Pode ouvir os alunos através dos seguinte links: 

                                                                    Alicia

                                                                    Rita

                                                                    Diana

                                                                    Matilde

 

Florinda Carrega

 

Os alunos dos 6°s B, C, e D, da Escola EBc/JI Cidade de Castelo Branco, na disciplina de Educação Visual, após a iniciação à técnica do guache, efetuando exercícios com as cores primárias e obtenção das secundárias, bem como o preenchimento do círculo cromático, realizaram a atividade lúdica "Pintura Surpresa". A expectativa do resultado é sempre grande, dada a curiosidade pelo efeito das inesperadas e sugestivas manchas de tinta espelhadas/simétricas sobre papel cavalinho.

Professor António Mateus

Fantasia, cor, alegria, música e diversão marcaram o Carnaval na Escola Cidade de Castelo Branco, festejado no dia 17 de fevereiro, no final da manhã.

Este ano, a organização foi dos alunos do 9.º ano com a colaboração da Coordenação de Escola.

A festa começou com a atuação do grupo Pequenos Cantores e do Grupo de Percussão da CCB, com grande animação. Seguiu-se um desfile, na passadeira vermelha, de alunos, em grupos ou individualmente, acompanhados por alguns professores, com as suas fantasias carnavalescas e diversas coreografias, sempre ao som de música que esteve a cargo do Clube de Rádio. De destacar que algumas das fantasias foram elaboradas com materiais reutilizados.

Um júri composto por alunos, professores e pessoal não docente apreciou e pontuou os diversos participantes. O grupo vencedor foi o Clube Europeu com uma excelente prestação, baseada no tema da ecologia, e a nível individual, venceu o aluno Martim Gonçalves, do 8.ºF.

Estiveram também presentes vários elementos da Direção do Agrupamento que se associaram à festa.

A par do desfile, os alunos de 9.º ano organizaram várias bancas com produtos gastronómicos e uma quermesse com o objetivo de angariarem fundos para a sua viagem de finalistas. De salientar a motivação, o empenho, a capacidade organizativa e o espírito empreendedor que os alunos revelaram na preparação e concretização deste evento.

Depois de vários anos em que a pandemia não tinha permitido festejar o Carnaval (alguns alunos nunca o tinham feito na escola) este ano foi especial e vivido com grande intensidade e animação pela comunidade escolar.