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Os alunos do 1º B CCB elaboraram, em família, construções com material reciclado tendo como ponto de partida os sólidos geométricos. O empenho demonstrado pelos alunos e respetivas famílias, que prontamente responderam ao desafio lançado pela professora, culminou numa exposição que está patente até ao dia 2 de março, no átrio do bloco B.

 

Conhecido como Pancake Day (Dia da Panqueca), este era o dia em que os britânicos gastavam os ingredientes, que tradicionalmente eram proibidos nas mesas no período da quaresma, especialmente leite, manteiga e ovos.

Assim, e como forma de aproveitarem ao máximo, antes dos sacrifícios e jejum da quaresma, nada melhor que comer panquecas.

Diz a história que em 1445, em Olney, Buckinghamshire, uma mulher estaria na sua cozinha a fazer panquecas, quando ouviu o sino da igreja que chamava a população para a confissão. Ela apressou-se a ir, usando ainda o seu avental e levando a frigideira na mão. Este acontecimento deu origem às famosas corridas, que ainda hoje acontecem um pouco por todo o Reino Unido na terça-feira de carnaval.

Nestas corridas, os participantes, usando um chapéu de cozinheiro e avental, correm ao longo de um percurso estabelecido, levando a sua frigideira com uma panqueca, que deverá ser, algumas vezes, atirada ao ar.

E foi este o desafio lançado pelas professoras Margarida Reis, Maria José Barata e Teresa Caldeira aos alunos do 2.º ciclo da escola CCB, que no dia 17 de fevereiro recriaram esta tradição. Depois de muita disputa, os vencedores foram os alunos Ashraf Muhammad, do 5.º C; Laura Camelo do 6.º C e Lara Didyk, do 5.º F.

Paralelamente à corrida, houve ainda um concurso de chapéus de cozinheiro, cujos prémios foram atribuídos às alunas Maria Leonor Freire, do 6.º B; Maria Esteves, do 6.º C e Nádia Garcia, do 5.º C.

As professoras agradecem a todos aqueles que colaboraram na organização da atividade, especialmente à professora Manuela Rua, que ajudou a confecionar as deliciosas panquecas que todos comeram no final. 

No seguimento da sessão de sensibilização ao texto poético, dinamizada pela professora Célia Rodrigues, no passado dia 6 de fevereiro na Biblioteca Escolar da EB c/JI Cidade de Castelo Branco, os alunos das turmas dos 5ºs A e B, desenvolvem, nesta fase, na disciplina de Educação Visual, os seus primeiros projetos de ilustração dos poemas por si escolhidos, para uma posterior criação de personalizados "livros objeto".

No dia 6 de fevereiro, decorreram na biblioteca da EBc/JI Cidade de Castelo Branco, duas sessões de sensibilização ao texto poético, com as turmas A e B do 5º ano. Os alunos refletiram sobre a importância de ler poemas e, através de alguns exemplos escolhidos pela professora bibliotecária, puderam apreciar como alguns poemas podem ser divertidos e outros são uma arte, em que o poeta brinca com as palavras e a sua musicalidade. O mundo da poesia e da imaginação não tem limites e, envolvidos por esta magia, foi altura de cada aluno explorar o diversificado número de livros de poesia infantil que a biblioteca tem, para escolherem um poema. Esta atividade foi planeada em articulação curricular com o professor António Mateus e terá como objetivo final a preparação de uma exposição intitulada “Poesia com Formas e com Cores”.  Ao longo das próximas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica os alunos irão realizar o seu projeto de ilustração do poema escolhido para, com muito engenho e criatividade infantil, criarem um expressivo Livro Objeto.

 

O Carnaval está de volta à Escola Cidade de Castelo Branco e promete folia a dobrar! Após dois anos pandémicos, as fantasias e a animação estão de regresso na manhã de sexta-feira, dia 17 de fevereiro.

A organização é da responsabilidade dos alunos de 9.º ano e conta com a participação do Clube de Percussão, da Rádio da escola e do Clube “Pequenos cantores”, que animarão os foliões e assistentes.

Este ano, as comemorações carnavalescas estão associadas a uma participação da escola CCB no concurso “ARTISTAS DA RECICLAGEM”, baseada no desfile de máscaras e fatos de Carnaval com materiais reutilizados.