netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

As turmas do 8.º ano da Escola Cidade de Castelo Branco visitaram algumas das obras de arte barroca existentes em Castelo Branco. As visitas decorreram nos dias 24 de fevereiro e 1, 3 e 15 de março, em tardes livres, e os alunos foram acompanhados pelos respetivos professores de História.

A visita iniciou-se na Sé, com os seus altares de talha dourada e a pérola artística que é a sacristia; seguiu-se o Paço Episcopal, onde observaram os painéis em azulejo, as colchas de Bordado de Castelo Branco e o teto da capela; depois a joia do barroco albicastrense, o labiríntico Jardim do Paço, todo curvas e contracurvas, e a sua ponte sem utilidade, mas simbolizando o poder do seu senhor; finalmente a passagem por palacetes do bairro do Castelo e da Devesa, com as suas escadarias (interiores e exteriores), monumentais, frontões curvos e cortados e painéis de azulejos azuis e brancos. Ficou de fora a Capela da Senhora da Piedade, cujos azulejos estão apenas à distância de um clique.

Esta visita, em que participaram quase todos os alunos das seis turmas, permitiu-lhes conhecer melhor a cidade. As fotos são da Mariana Reino.