Os alunos de 2.º ano realizaram uma visita de estudo à freguesia de Segura e aí tomaram conhecimento com a empresa “aromas do Valado”, lugar onde se produzem óleos essenciais para o fabrico de sabonetes e outros produtos de higiene e de cuidados da pele.
Foi no meio de uma paisagem campestre de excelência que proporcionou observação de póneis e plantas autóctones que a guia da visita deixou os seus ensinamentos relativos à matéria-prima que serve de base à produção dos óleos essenciais desta empresa. As fases de produção, o contacto com as plantas e produtos finais através do jogo antecederam o piquenique no campo, à sombra da azinheira.
O dia ficou completo com a visita ao Centro de Interpretação Ambiental de Segura, onde o conhecimento da fauna da zona tem o seu lugar de destaque.
Rosmaninho, alecrim, alfazema, erva-príncipe foram as plantas que os alunos levaram na memória através do cheiro e que, acima de tudo, não façam esquecer a ligação e o respeito pela Natureza.
No dia 15 de março de 2019, os alunos de 9º ano da Escola Faria de Vasconcelos, no âmbito das disciplinas de português, história, geografia e ciências naturais, e os alunos do 10º ano dos Cursos Profissionais de Apoio à Infância e de Auxiliar de Saúde, no âmbito das disciplinas de português e sociologia, realizaram uma visita de estudo a Constância, Mosteiro de Aljubarrota, Mosteiro da Batalha e Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, sendo acompanhados pelos respetivos professores.
A saída da escola ocorreu pelas 7:45h com destino a Constância. Aí, os alunos começaram por observar a junção entre os rios Zêzere e Tejo e a Casa Museu de Camões. Puderam fazer uma visita guiada ao jardim Horto de Camões, tendo contactado com a flora que o poeta referiu na obra "Os Lusíadas", e ainda puderam observar o jardim de Macau, o Planetário de Ptolomeu, a Esfera Armilar e um painel de azulejos, assinalando a viagem de Camões até Macau.
El jurado del AENACB - constituido por los Coordinadores de Dirección, Coordinador del Departamento de Lenguas y Consultora de PE - eligió a los tres carteles más creativos, que cumplieron los objetivos de la actividad, presentados en la semana del Español. Los vencedores fueron:
Instituto Nuno Álvares:
1.º Bernardo Almeida Lourenço (10.º D)
2.º Ana Sofia Beato Ribeiro (10.º G)
3.º Francisca Fernandes Brazão (10.º G)
Instituto Cidade de Castelo Branco:
1.º Joana Filipa Castanheira Augusto (8.º C)
2.º Gustavo Alexandre Lopes Martins (7.º C)
3.º André Gil Mendes Marinho Lucas (9.º C)
Instituto Faria de Vasconcelos:
1.º Rodrigo Lourenço (9°C)
2.º Beatriz Sofia Martins Redondo (8º C)
3.º Gonçalo Alves Henriques (7º A)
¡Todos habéis estado fantásticos, os damos la enhorabuena!
Os alunos do 9.º ano e do ensino secundário que frequentam a disciplina de Espanhol no Agrupamento Nuno Álvares deslocaram-se a Madrid e Toledo, nos dias 7 e 8 de março, para visitar alguns dos locais mais emblemáticos destas duas cidades e contactar com a língua, a cultura e alguns costumes do país vizinho.
Iniciaram a visita a Madrid no Santiago Bernabéu, estádio que ficará para sempre ligado ao futebol luso, não só devido aos jogadores portugueses que aí têm atuado, mas também ao facto de, na sua inauguração, o Real Madrid ter defrontado o Belenenses, corria o ano de 1947. No Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, apreciaram uma importante coleção de arte, que abarca o período compreendido entre o fim do século XIX e a atualidade, com especial destaque para “Guernica” de Plablo Picasso, uma das obras fundamentais no espólio do museu. Seguiu-se o Museu do Prado, pinacoteca madrilena que possuiu a coleção de pintura espanhola mais completa do século XI ao XVIII, bem como as obras principais de grandes pintores de importância universal, como El Greco, Velázquez, Goya, Tiziano, El Bosco, Van Dyck ou Rembrand. No dia seguinte, percorreram a pé alguns locais do centro nevrálgico da capital espanhola, cidade cosmopolita que combina as infraestruturas modernas e a sua condição de centro económico, financeiro e administrativo com um imenso património cultural e artístico, herança de séculos de história.
Seis alunos, do 8.º e 9.º anos integram duas das equipas, que a nível nacional participaram na 1.ª e 2.ª Fase da Competição Europeia de Estatística (ESC). A ESC é uma competição organizada pelo Eurostat (Gabinete de Estatísticas da União Europeia) e vários Institutos Nacionais de Estatística, com o propósito de promover a literacia estatística entre os estudantes e os professores. Os principais objetivos desta competição são: promover a curiosidade e o interesse dos alunos pela estatística e também mostrar aos alunos e aos professores o papel da estatística em vários aspetos da sociedade.
A competição está organizada em duas partes: a nacional, com duas fases, e a europeia. A competição nacional decorreu entre fevereiro e março e a final europeia ocorrerá em maio de 2019.
Estas duas equipas ultrapassaram com sucesso a 1.ª Fase nacional, que consistia na realização de três testes: o primeiro relativo à resolução de problemas de estatística e probabilidades e os seguintes implicavam a análise estatística de indicadores demográficos, económicos e socioculturais de Portugal e de outros países da União Europeia. O apuramento destas duas equipas à 2.ª Fase nacional foi um bom indicador do sucesso alcançado na 1.ª Fase.