netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

De 28 de janeiro a 1 de fevereiro, no Agrupamento Nuno Álvares, comemorou-se a Semana do Espanhol.

Decorreu a I muestra de cine, atividade desenvolvida em colaboração com as bibliotecas do agrupamento. Os alunos assistiram a filmes em língua espanhola com o objetivo de reconhecer factos, referências culturais, atitudes e comportamentos verbais e não-verbais dos jovens “hispanohablantes” e relacioná-los com as suas próprias experiências; expressar informações e conhecimentos relativos à língua, à cultura e à sociedade espanhola e debater temas e valores presentes nos filmes.

Foram projetadas no centro de recursos da NA, biografias (em powerpoint) de personalidades célebres do mundo hispânico realizadas por alunos.

No dia 31 de Janeiro toda a comunidade escolar desfrutou, nos refeitórios do Agrupamento, de uma ementa típica de “nuestros hermanos”. Momento de confraternização e degustação da gastronomia espanhola.

Realizou-se nas três escolas NA, CCB e FV uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos para o concurso nacional Pinta tu España 2019, inserido nos Prémios Pilar Moreno Díaz de Peña, promovidos pela Embaixada de Espanha. Durante a semana, foi projetado, nas escolas NA, CCB e FV, o filme que compilou todos os trabalhos, o mesmo foi publicado no facebook do AENACB. Serão atribuídos prémios, por escola, aos três melhores cartazes que ilustraram aspetos relacionados com a língua e cultura de Espanha, a anunciar brevemente.

O grupo de Espanhol destaca o empenho de todos aqueles que contribuíram para o êxito das atividades, com as quais se pretendeu desenvolver uma competência cultural e civilizacional da língua espanhola; desenvolver competências essenciais de comunicação em língua espanhola, assim como a apropriação de um conjunto de conhecimentos que ressaltam da língua e da cultura dos países que têm como língua oficial o Espanhol.

O grupo disciplinar 350