Passeio fotográfico que o clube de fotografia organizou no passado dia 3 de janeiro pelas 18 horas ao centro da cidade para captar as luzes e cores características desta altura do ano.
É já tradição na CCB que durante a quadra natalícia o Clube de Teatro presentei os alunos, de preferência os mais novos, com uma representação que mostre o trabalho desenvolvido neste clube durante o primeiro período. Foi o que aconteceu este ano com a apresentação da peça “ Viagem de Magnólia” da autoria de Hélia Correia. Dado o elevado número de alunos que frequentam o clube foi necessário realizar três apresentações com três elencos diferentes para que todos os alunos que integram o clube pudessem experimentar a sensação de estar perante o público. Assim, foi realizada uma primeira representação na quarta-feira, dia 13 de dezembro para os alunos do pré-escolar. Na sexta-feira foram realizadas duas representações cujo o público-alvo foram as turmas dos 3º e 4ºanos da CCB.
Todos se deixaram encantar pelas aventuras e desventuras da fada Magnólia que voando para além da floresta encantada, descobriu o mundo poluído dos humanos que ameaçava a paz e a harmonia do mundo das fadas. Todos sentiram a vontade de ajudar a reverter esta situação e ajudar a fazer um mundo melhor.
Desta vez foi com fadas, duendes e elfos que o Clube de Teatro desejou Boas Festas a todos os membros do nosso Agrupamento.
1. A inscrição dos participantes (alunos ou turmas) decorre no mês de novembro, junto do professor de português.
2. No caso do secundário, os contos serão reencaminhados para os email de turma.
4. Em caso de dúvidas, sobre o concurso ou mesmo sobre os textos para leitura, os alunos podem dirigir-se à equipa de professores da Biblioteca.
5. A Realização da PROVA para apuramento para a fase distrital será no início do mês de Janeiro.
6. As obras para leitura são:
Obra escolhida para o 3º ciclo:
Cão como nós, de Manuel Alegre
Contos escolhidos para o Secundário:
O meu prédio, de Cristina Carvalho
Europa! Europa!, de Miguel Real
In, Uma Terra Prometida - Contos Sobre Refugiados
Apesar de os tempos mudaram, de vivermos num mundo conturbado, esta ainda é a festividade que mais une. Nesta altura, tornamo-nos mais humanos, mais solidários em suma mais felizes.
O dia da nossa festa de Natal foi um dia de alegria, partilha, amizade e muito amor.
Como diz a canção O NATAL É A FAMÍLIA, A UNIÃO, O AMOR.
Dia 14 de dezembro, o diretor do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, o Coordenador da Escola Cidade de Castelo Branco e a professora Emília Pina entregaram à aluna do 5º E, Sofia Kazak, o prémio do Concurso do logotipo da Reserva da Biosfera do Tejo Internacional, atividade com a qual terminou o anterior ano letivo o Projeto eTwinning.
No dia 23 de novembro e numa cerimónia com a Diretora Provincial de Educação de Cáceres, o Presidente da Junta Rectora da Reserva da Biosfera, o representante da Diputação Provincial de Cáceres e o Presidente do Ajuntamiento de Cedillo, leram a ata do Júri, que atribuiu a esta aluna do nosso Agrupamento o 1º prémio.
À Sofia os nossos parabéns.
Mais uma vez a comunidade Educativa de Castelo Branco deu as mãos para assinalar o 3 de Dezembro, DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, uma data que se reveste de particular interesse para todos nós, porque estamos na luta pelo direito humano da integração daqueles que são diferentes, mas têm direito ao convívio fraterno. Como disse Garcia Marquez, «um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se».
Em nome do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares gostaria de deixar expresso o quão importante é para nós o facto de estarmos implicados na luta, difícil embora, de defesa da dignidade e do bem estar daqueles que por um ou por outro modo apresentam necessidades educativas especiais., mas detentores do direito de participação na vida em sociedade. Para tal, acreditamos no nosso contributo, através do qual pretendemos concretizar um efeito de escola que ratifique a importância da educação. É longo o processo e nós, Agrupamento, caminhámos para ideários pautados por uma política de inclusão.
É com inquietações e interrogações que nos vamos debatendo no sentido de construir uma escola diversa nos seus espaços, tempos e profissionais, tentando geri-los de forma individualizada para que cada aluno possa encontrar a Resposta adequada à sua diferença. Citando Gandhi, direi também que «a força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea». No âmbito do atendimento diversificado, colhemos os frutos que têm o sabor da alegria e do júbilo.
É dentro deste contexto de transversalidade / interdisciplinaridade, assente numa lógica de escola de todos e para todos que a nossa prática pedagógica se desenvolve .É assim que pretendemos continuar a caminhar rumo à INCLUSÃO.
Amália Moreira