Os alunos do 7º Ano da EB Faria de Vasconcelos celebraram o Dia Internacional da Tolerância que se comemora no dia 16 de novembro, respondendo a um desafio lançado pelas professoras de Ed. Visual e de Inglês que, usando conteúdos programáticos de ambas as disciplinas, teve como objetivo transversal o de incutir e desenvolver nos alunos o sentido da interculturalidade e do respeito pela diferença.
A data foi simbolicamente assinalada pelos delegados e sub-delegados das turmas ao colocarem três painéis numa das paredes do bar dos alunos compostos por "azulejos" que cada um pintou e onde cada um escreveu palavras, expressões ou frases de sua autoria sobre a temática da tolerância.
Os alunos "visitaram" igualmente turmas dos 1º. 2º e 3º Ciclos, alertaram os colegas para a importância desta data ser celebrada todos os dias e aplicaram um inquérito, servindo o seu posterior tratamento estatístico para a dinamização de outras atividades promotoras da inclusão num Agrupamento de Escolas que se quer saudavelmente multicultural.
No inquérito a que as turmas envolvidas responderam para a avaliação da atividade, os alunos consideraram que a sua realização os fez olhar "com outros olhos" para a temática da tolerância e os fez repensar algumas das suas atitudes perante os outros e deixaram, entre outros, impressos nos seus painéis, dois reptos à comunidade escolar: "Fall in love with souls, not faces!" / "Dare to see what's invisible to the eyes!".
Cristina Santos & Gabriela Valente
Continuar... 7º ANOS ASSINALAM O DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA
Mais um ano mais uma “Volta olímpica”!
A prova consiste em programar o robô Lego Mindstorms a contornar determinadas mesas da sala de modo a que, o robô, realize uma volta completa autonomamente.
Quatro equipas competiram entre elas de modo a conseguir programar todas as ações, direções, velocidades de cada momento do robô…
Não é tarefa fácil, mas com perseverança e astúcia é possível concretizar a prova!
Este anos houve duas equipas a conseguir finalizar a prova olímpica!
Aqui estão eles:
João Esteves, André Lucas e Tomás Marques
e
David Nunes, Rodrigo Correia e Daniel Nunes
A Informática tem inúmeras aplicações, no entanto para aqueles que se iniciam no domínio da programação nem sempre se torna fácil observar a nível físico o resultado da programação efetuada.
A Robótica é uma das situações em que essa visualização se torna possível, e quando aliada ao processo de aprendizagem pode-se tornar uma valiosa ferramenta de motivação com vista ao alargamento de conhecimentos, já que a Robótica inclui matérias como Mecânica, Informática, Física, Matemática e Eletrónica.
Assim a possibilidade de proporcionar aos alunos esta experiência interdisciplinar e alargar os seus conhecimentos levou à criação deste clube.
O Clube de Robótica tem como objetivo de cativar os alunos, através elaboração, construção e programação de Robôs, para a área da Robótica tentando que este projeto seja abrangente, educativo e, acima de tudo, lúdico, já que também se pode aprender brincando.
Clube de Robótica 2015/2016
Como seria viver na Pré-História? Como poderiam simples pedras, ser transformadas em instrumentos com diferentes finalidades? Como fazer uma fogueira, sem fósforos ou um isqueiro? E as tintas das pinturas rupestres...como teriam sido conseguidas e aplicadas?
Para responder a estas e outras questões, colocadas pelos alunos, aquando da lecionação dos conteúdos de História, do 7º ano de escolaridade, o grupo disciplinar de História convidou o arqueólogo Pedro Cura, a vir ao Agrupamento, fazer uma autêntica reconstituição de História ao vivo.
Assim, nos dias 3 e 5 de novembro, realizaram-se nas diferentes unidades orgânicas, para 114 alunos, Workshops de Arqueologia Experimental, onde se demonstrou a todos, como de uma simples pedra, podíamos obter um biface, considerado um autêntico "canivete suíço" destes tempos longínquos, dada a sua versatilidade e aplicação a diversas tarefas; como produzir o fogo e como se realizaram as primeiras obras de arte da humanidade.
Uma atividade que foi do total agrado de quem nela participou e que consolidou, sem dúvida, as aprendizagens já efetuadas em sala de aula.
Realizou-se no dia 14 de novembro, o I Encontro Nacional de Clubes Europeus, promovido pela Direção-Geral da Educação, na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, no qual participaram as professoras Manuela Costa e Anabela David dinamizadoras do Clube Europeu Meteor-Escola da Escola Cidade de Castelo Branco. O objetivo do encontro foi promover o diálogo entre Clubes Europeus e divulgar boas práticas.
Esteve presente o Senhor Diretor Geral de Educação, José Vitor Pedroso que salientou o papel dos clubes europeus na construção de uma cidadania europeia. Participaram também outros representantes da DGE, da Comissão Europeia em Portugal, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, da Agência Nacional ERASMUS+ Educação e Formação, do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. e da Fundação Aga Khan Portugal.
Os temas em debate foram "2015 – Ano Europeu para o Desenvolvimento", "Referencial da Dimensão Europeia na Educação", "Interculturalidade e Mobilidade no Espaço Europeu", entre outros. Realizando-se o encontro no dia seguinte aos atentados em Paris, esteve bem patente a importância da união entre diversas culturas e do lema europeu "Unidos na Diversidade".
Os Clubes Europeus são uma iniciativa, lançada em 1986, decorrente da experiência de pertença de Portugal ao Conselho da Europa, bem como da adesão à Comunidade Europeia.
A cerimónia do hastear da Bandeira Verde realizou-se, na Escola Cidade de Castelo Branco, no dia 11 de novembro, no âmbito da Escola + Amiga do Ambiente e do projeto Eco-Escolas.
Alunos, professores, funcionários, alguns encarregados de educação e comunicação social participaram nesta cerimónia que este ano foi abrilhantada por um grupo de alunas de ginástica acrobática.
Seguiu-se um pequeno almoço "verde", na sala de professores, onde participaram os alunos do Conselho Eco-Escolas.