As turmas 1.º B, 3.º A e 3.º B da Escola Cidade de Castelo Branco tiveram acesso a uma técnica diferente de contar histórias, o Kamishibai, que significa teatro de papel. Esta arte japonesa recorre a lâminas de papel ilustradas que servem de suporte à narrativa.
Todos os contos deste projeto têm como tema aglutinador a água e a esta escola coube a apresentação de "O Patinho e o Grandioso Guzzlegutz" de origem austríaca.
Esta atividade realizada pela Biblioteca Escolar e pelo departamento do 1.º Ciclo, decorreu nos dias 11, 12 e 15 de fevereiro, em parceria com a Escola Superior de Educação e no âmbito do Projeto AquaNarrabilis.
O Dia de São Valentim não passou despercebido na EB Cidade de Castelo Branco, pois em pleno átrio, junto à coordenação da escola, nasceu uma árvore com frutos muito especiais: corações. Os alunos do 3º ao 9º ano deixaram vir ao de cima o seu lado mais afetuoso e escreveram quadras sobre o amor, a amizade e os afetos. Alguns alunos quiseram assinalar esta data, escrevendo poemas de amor.
Continuar... Muitos corações, muitas quadras assinalaram o Dia de São Valentim na CCB
O Diploma de Qualidade e Excelência atribuído à Escola Cidade de Castelo Branco pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, após uma auditoria ambiental levada a cabo pela DGESTE, é o reconhecimento e o prémio pelo trabalho desenvolvido desde há vários anos no domínio da educação ambiental, através do programa Eco-Escolas. Na referida auditoria, a Escola Cidade de Castelo Branco obteve a classificação de 97,5%. As professoras Manuela Costa e Florinda Batista, coordenadoras do projeto na escola, tiveram a honra de receber o diploma numa cerimónia pública realizada no Instituto Politécnico de Leiria.
O Programa Eco-Escolas vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania, pretende, sensibilizar os elementos da Comunidade Educativa para a preservação do ambiente e para uma utilização racional e sustentável dos recursos do planeta.
No passado dia vinte de janeiro, o Clube do Património do Agrupamento De Escolas Nuno Álvares visitou o Museu Cargaleiro. Os alunos tiveram a oportunidade de observar as obras de pintura e escultura de Manuel Cargaleiro.
Participaram ainda num ateliê onde, ao som da música e em conjunto, pintaram uma folha de papel de grandes dimensões.
A três de fevereiro, os alunos visitaram o edifício sede do museu onde está exposta a colecção de loiças de Castelo Branco e de Sevilha. Neste edifício funcionou, no século XIX, uma casa de acolhimento de crianças órfãs.
Os alunos do Clube do Património
O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares promoveu atividades de desenvolvimento de competências no âmbito das literacias digitais para os seus alunos de 12º ano. A Biblioteca Escolar, na sequência da sua autoavaliação, verificou que o domínio das literacias digitais dos alunos poderia ser melhorado e, nesse sentido, elaborou um programa de acção em parceria com a Escola Superior de Tecnologia, que se disponibilizou a fazer duas sessões sobre as funcionalidades do programa Photoshop, nomeadamente, elaboração de cartazes e tratamento de imagem, nas suas próprias instalações. A coordenadora da Biblioteca Escolar dinamizou a atividades em estreita articulação com a professora de API (aplicações informáticas), Teresa Rodrigues. Nos dia 2 e 16 de fevereiro, em transportes fornecidos pela EST, acompanharam os alunos às sessões, que foram dinamizadas pelo professor Dr. Pedro Silva, docente da UTC (unidade técnico-científico de Informática) na área da multimédia.
Foi, sem dúvida, um trabalho em articulação muito positivo, em que os alunos saíram mais enriquecidos e motivados para desenvolverem as suas competências no âmbito das literacias digitais.
A Escola Cidade de Castelo Branco foi uma das vinte escolas selecionadas a nível nacional, para desenvolver o projeto Litter Less Campaign/Campanha de Redução de Resíduos, um projeto à escala europeia que, em Portugal, é desenvolvido no âmbito do programa Eco-Escolas. O objetivo é que os alunos assumam o papel de Jovens Repórteres do Ambiente e investiguem, reportem e comuniquem recorrendo aos jornais, internet e outros meios de comunicação, ações relativas aos resíduos, ao destino ou aproveitamento que lhes é dado, a problemas causados pelos mesmos, entre outros aspetos. O trabalho inicia-se com um projeto local, mas há possibilidades de intercâmbio em especial durante as Missões para reportagem ambiental.
No âmbito do projeto Litter Less Campaign, as professoras Manuela Costa e Anabela David, participaram, no dia 9 de janeiro, num workshop do programa Eco-Escolas que decorreu em Lisboa e contou com o apoio de jornalistas da RTP e do jornal Observador, em que foram desenvolvidas atividades que mostraram como realizar uma reportagem de forma a que a mensagem chegue à comunidade escolar e ao público em geral.