No âmbito do projeto “Las Meninas – de Madrid a Castelo Branco”, orientado pelos professores Conceição Pombo, Jorge Garcia e Luísa Gama está exposta, no átrio da ESNA, uma mostra das maquetes bidimensionais realizadas pelos alunos envolvidos no projeto, tendo-se cumprido as atividades propostas para este ano letivo.

O projeto contou com a presença assídua dos alunos que realizaram as tarefas de forma empenhada, com criatividade e num espírito de entreajuda e camaradagem. Para o próximo ano, está prevista a continuidade dos trabalhos.

 

Os Professores:

Conceição Pombo

Jorge Garcia

Luísa Gama

Para concluir os trabalhos desenvolvidos com o Grupo A da ESNA, ao longo deste ano letivo, foi realizada, no passado dia 7 de junho, no intervalo das 11:20, na sala de professores da ESNA, uma atividade de recriação da canção de Bárbara Tinoco (“Eu sei lá…”) e uma coreografia de “Jerusalema”.

Deste modo, as alunas do Grupo A, apoiadas pelos seus tutores Beatriz Roque, Isabel Silva, Hugo Frade e Matilde Roque do 10.º E e, em conjunto com os alunos do Clube dos Pequenos Cantores da CCB, proporcionaram a todos os presentes um bom momento de entretenimento.

Esta atividade teve como objetivo, para além da conclusão dos trabalhos do presente ano letivo, demonstrar os progressos das alunas que compõem o Grupo A, ao nível da socialização e do seu envolvimento e integração na comunidade escolar.  

A professora

Conceição Pombo

No passado dia 28 de abril, os alunos do 8.º ano da ESNA participaram e obtiveram um honroso  5.º lugar nacional no Concurso Dar@lingua, no âmbito das Competições Nacionais de Ciência da Universidade de Aveiro (PmatE), destacando-se a equipa, constituída pelos alunos Leonor Nunes (8.ºB) e Diogo Martins (8.ºB), que integrou o top 10, com uma prestação que lhe valeu o 7.º lugar nacional.

Foram 15 as equipas que se prepararam no Clube “Palavras (des)afiadas”, dinamizado pela professora Carla Salgueiro. O concurso consiste num jogo realizado no computador, on-line. Tem 10 níveis e duas vidas que põem à prova conteúdos da disciplina de português, sobretudo, de gramática.

Foi um dia muito preenchido e bem passado. Os alunos puderam conhecer o Campus da Universidade, usufruir da brisa marítima das praias da Costa Nova, onde se divertiram, jogando  à bola, e visitaram a cidade de Aveiro, não resistindo aos tradicionais ovos moles.

O entusiasmo é muito! Para o ano há mais!

No âmbito do Projeto "Todos juntos podemos ler", realizou-se a última atividade do ano com os alunos estrangeiros que frequentam a ESNA. Esta consistiu numa visita à Associação Amato Lusitano, que decorreu no dia 25 de maio, entre as 10:30 e as 12:20 horas.

Tendo em conta o projeto "Nós com os outros", os técnicos da Associação, que tão bem receberam os alunos do AENA, dinamizaram uma sessão com o Jogo da Interculturalidade, um jogo de tabuleiro inspirado no jogo da glória. Os alunos leram várias instruções em português e realizaram as tarefas solicitadas em cada cartão. Foram momentos de alegre e bem disposta interação fazendo uso da língua portuguesa.

Como recordação das atividades dinamizadas ao longo do ano, foram distribuídos marcadores de livros com fotografias de todos os intervenientes.

Professoras Maria da Saúde e Ana Cravo

Medidas do Círculo de Castelo Branco aprovadas

O Parlamento dos Jovens realizou-se nos dias 9 e 10 de maio, na Assembleia da República, reunindo os vinte e nove círculos eleitorais de todos os distritos do país, bem como os círculos de dentro e fora da Europa, previamente eleitos nas sessões escolares e distritais, onde foi amplamente discutido o tema «Fake News»  Que estratégias para combater a desinformação?

O círculo eleitoral de Castelo Branco contou com seis deputados de três escolas do distrito. A  Escola Secundária Nuno Álvares fez-se representar pelos deputados  Carolina Boavida, a porta-voz da bancada parlamentar, e Bernardo Figueira; a Escola Cidade Castelo Branco marcou presença com os deputados Pedro Carteiro e Mariana Abrantes. Ambas as escolas levaram, respetivamente, os jornalistas Henrique Gardete e Leonardo Bento.