A turma de 10.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde assinalou, no dia 17 de novembro, o Dia Mundial do Não Fumador. Os alunos fizeram um estudo estatístico sobre os hábitos tabágicos, através da aplicação de um pequeno questionário às turmas de 12.º ano da ESNA. Foi também feita sensibilização para os riscos associados a este vício junto dos alunos do 7.º ano.

Deixar de fumar é a melhor decisão que uma pessoa fumadora pode tomar para melhorar a sua saúde e a saúde dos que o rodeiam.

 

 

No dia 24 de janeiro, foi realizada uma visita de estudo a Lisboa com os alunos de 10º ano da ESNA. A atividade levou-nos ao teatro A Barraca, cuja companhia foi fundada em parte por Maria do Céu Guerra, onde assistimos à “Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente. Depois de uma representação memorável, foi feita uma visita ao Museu do Oriente, onde imensos e extraordinários artefactos estão à espera do público.

Esta atividade foi enriquecedora, interativa e divertida para os alunos, ajudando também com a matéria. Para além de tudo, também foi uma atividade de convívio entre alunos e professores, sendo uma boa experiência.

Realizou-se no passado dia 17 de dezembro, derradeiro dia de aulas do 1ºperíodo o grandioso Torneio de Voleibol de Natal na Escola Secundária Nuno Alvares, organizado pelo Grupo de Educação Física, contou com a participação de 29 equipas separadas por nível de ensino (3ºciclo e secundário e género)

Neste magnifico dia desportivo, disputou-se primeiro o torneio do 3ºciclo masculino com a realização de 9 jogos bem disputados, numa competição arrojada com muito desportivismo e fair play onde as equipas do 9ºA-EPA NÃO SEI e do 8ºA/B disputaram a final, num set extremamente discutido que levou os espetadores ao rubro durante toda a partida, pertencendo o primeiro lugar a turma do 9ºA- EPA NÃO SEI com o resultado final de 25-23.

Os alunos do 11º ano da Escola Secundária Nuno Álvares fizeram uma viagem ao Barroco para assistir à pregação de um sermão de Padre António Vieira. Neste caso, o pregador foi o P.e Nuno Folgado, pároco de S. Miguel, que, magistralmente, a partir do púlpito barroco da Sé Co-catedral de Castelo Branco, fez ecoar por toda a nave central as palavras de Vieira.

O pároco fez também uma visita guiada à Sé, começando por contar a história da sua construção, que remonta ao séc. XIII ou XIV, e da sua reconstrução, em estilo barroco, no final do séc. XVII, devida a D. Vicente Ferrer da Rocha, que lhe acrescentou a grande sacristia e a Capela do Santíssimo Sacramento. Nenhuma curiosidade ficou por contar, incluindo o facto de ainda hoje faltarem as estátuas originais dos dois nichos de pedra da sacristia grande, que, por engano, embarcaram com a corte para o Brasil em 1808, aquando das Invasões Francesas.

 

 

 

Uma das turmas de 11º ano, no âmbito da disciplina de Física e Química, visitou, no dia 29 de outubro, a Exposição "De ontem para hoje" na Fábrica da Criatividade.