As alunas do 10º Ano do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância da Escola Secundária Nuno Álvares, com a colaboração dos colegas do curso de Auxiliar de Saúde “salpicaram” o átrio com as cores do Halloween e receberam a visita dos alunos do 4º Ano da Escola Básica Nossa Senhora da Piedade.

Toda a comunidade escolar foi contagiada pelo espírito desta data e os mais pequenos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a origem desta celebração com a história contada pelas alunas, de dar asas à sua criatividade ao personalizar um marcador de livros e de recriar a tradição do Trick or Treat, recebendo um “fantasma doce” feito pelas alunas.

Esta atividade foi dinamizada no âmbito das disciplinas de Saúde Infantil e de Inglês pelas professoras Alzira Faustino e Cristina Santos que solicitaram a colaboração da professora Gabriela Valente para a decoração do átrio e para a feitura de adereços.

As professoras e alunos envolvidos agradecem a todos os que, de uma forma ou de outra, os auxiliaram na concretização desta atividade.

As Professoras Alzira Faustino, Cristina Santos e Gabriela Valente

Realizou-se no dia 6 de junho, o imponente Torneio de Futsal da Escola Secundária Nuno Alvares, organizado pelo Grupo de Educação Física, contou com a participação de 28 magníficas equipas, próximo de 250 alunos evidenciaram toda a sua arte no futsal.

Destacamos no sexo feminino a prestação motora de todas as alunas intervenientes, numa competição aguerrida, mas com muito desportivismo e fair play, a equipa vencedora no 3ºciclo 9ºB – Fanta Morango ganhou na final por 3-0, no secundário o 1ºlugar coube a equipa das As Misses.

Relativamente ao sexo masculino e ao termo de 14 jogos magníficos em que as qualidades técnicas e táticas dos alunos foram exaltadas ao mais alto nível, no 3ºciclo salientou-se a equipa do Lions of Porches que derrotaram na final as CB Galaxy.

 

No dia 25 de janeiro, os alunos do 9ºB da Escola Secundária Nuno Alvares, realizaram uma visita guiada ao CCCCB (Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco).

Esta atividade foi efetuada no âmbito das disciplinas de História e de Educação Visual, com o objetivo de aprofundar conhecimentos de arte contemporânea na vertente do abstracionismo.

Ao longo da visita os alunos tiveram oportunidade de observar obras de diferentes artistas, com os mais variados estilos de arte, desde Paula Rego até Graça Morais.

No final da visita, os alunos mostraram satisfação, agrado e interesse pela atividade.

1. Enquadramento teórico

O Canadian Medical Association Journal  publicou um Importancia sono na aprendizagemestudo, no qual refere que, em adolescentes, existe uma associação direta entre o distúrbio do sono e uma maior probabilidade de ter colesterol alto, pressão arterial elevada e excesso de peso ou obesidade. Outros estudos indicam que adolescentes com privação de sono parecem ser vulneráveis a psicopatologias, como a Depressão, o Défice de Atenção, a Hiperatividade e dificuldades em controlar as suas emoções.

Para além das patologias e distúrbios, as horas insuficientes de sono afetam o raciocínio, a estabilidade emocional e o comportamento dos adolescentes [1]. Contudo, é ainda incerto o efeito da privação de sono a longo prazo na emoção, nas relações sociais ou na saúde [1].

No dia 17 de maio de 2017, os alunos do 9ºA, 17 05 17-ESNA-visita-9anoda Escola Nuno Álvares, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de História, Educação Visual e Educação para a Cidadania.

À chegada, pelas 12:30, fomos almoçar na zona de Belém e, de seguida, visitámos o Mosteiro dos Jerónimos. Posteriormente, o grupo dirigiu-se ao Padrão dos Descobrimentos onde pudemos apreciar a paisagem à beira-rio e tirámos fotografias fabulosas ao Tejo e à Ponte 25 de Abril.

Por fim, fomos ao MAAT onde tivemos uma visita guiada, tendo sido os primeiros a ver a exposição "Utopia, Distopia".

Consideramos esta visita de estudo muito gratificante e agradecemos a disponibilidade, colaboração e paciência dos professores que nos acompanharam.

Pelas 21 horas, os alunos chegaram, satisfeitos e realizados, a Castelo Branco.

Texto elaborado pelos alunos da turma do 9ºA da Nuno Álvares,
Diogo Paulo, Maria Lopes, Mariana Santos, Marina Luís e Inês Paulo.