Em busca de aprendizagem única
Alunos do 11º ano da Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco, tiveram, com os professores de filosofia, história e matemática, uma experiência enriquecedora, ao visitar o Museu Nacional de Arte Antiga e o Palácio da Ajuda, na cidade de Lisboa. Durante a visita de estudo, os estudantes foram incentivados a adotar atitudes de curiosidade, honestidade e rigor, além de respeitar as convicções e atitudes dos outros, a tomar posições pessoais com convicção e tolerância, desenvolver atitudes de solidariedade social, adquirir o gosto e o interesse pelas diversas manifestações culturais e desenvolver a sensibilidade ética, estética, social e política. Além disso, os estudantes foram desafiados a comprometerem-se na compreensão crítica do outro, no respeito pelos seus sentimentos, ideias e comportamentos, exercer a cidadania e ser conscientes dos desafios culturais decorrentes da integração numa sociedade cada vez mais globalizada. A relação entre o indivíduo e o estado foi problematizada e a educação para a cidadania, ambiente e inclusão foi valorizada.
A visita de estudo proporcionou aos alunos uma situação única de aprendizagem, na qual puderam aplicar e ampliar os conhecimentos adquiridos em contexto escolar, incluindo no âmbito dos vários saberes envolvidos. Os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar e adquirir novos conhecimentos e contactar diretamente com aspetos práticos do conhecimento científico.
Esta visita de estudo deixou, certamente, uma marca duradoura na formação e desenvolvimento pessoal dos alunos.
No dia 24 de março realizou-se uma visita de estudo ao Parque do Barrocal com a turma do 7ºA da Escola Secundária Nuno Álvares, no âmbito da disciplina de Geografia. A visita foi muito apreciada pelos alunos por vários fatores, nomeadamente o contacto com a natureza (observação e descrição da paisagem) e pela aplicabilidade dos conteúdos da disciplina (ler e interpretar mapas na localização de lugares através das coordenadas geográficas).
Professor Pedro Henriques
Na semana de 27 de fevereiro a 3 de março de 2023, decorreram as Competições Nacionais de Ciência em REDE, promovidas pela Universidade de Aveiro. Estas competições decorreram em simultâneo em todas as escolas do país, inscritas, e para todos os ciclos de ensino, e são dinamizadas pelas escolas, sendo a escola responsável por toda a logística associada ao evento.
Existem Competições em diversas áreas científicas e, este ano, alguns alunos da Escola Secundária Nuno Álvares, participaram na competição de Matemática – XeqMat. Participaram 46 alunos do 11º ano das turmas B, C, D e E e 2 alunos do 12º ano, turma B. Cada equipa de 2 alunos realizou uma prova online do seu ano de escolaridade. Cada prova é constituída por 20 níveis e 4 afirmações em cada nível, sendo o objetivo chegar ao nível máximo sem falhar em qualquer afirmação.
Nesta competição do XeqMat 11º ano, participaram 36 escolas e o Agrupamento de Escolas Nuno Álvares conseguiu o 12º lugar, tendo três das equipas ficado bem classificadas. As equipas formadas pelos alunos José Ferro e Mariana Gonçalves (11ºB), Joana Silva e Madalena Moreno (11ºE), Rodrigo Cardoso e Tomás Afonso (11ºD) conseguiram o 3º, 7º e 9º lugar, respetivamente, em 290 equipas a nível nacional.
Neste ano letivo, os alunos puderam também realizar uma prova de cultura geral. Esta competição, PROVAQSABES, é destinada a alunos do ensino secundário tendo uma duração de 5 minutos, durante os quais deve ser validado corretamente o maior número de afirmações.
No dia 28 de abril, estes 48 alunos participarão nas Competições Nacionais de Ciência XeqMat e na competição PROVAQSABES, na Universidade de Aveiro e até lá, os alunos continuarão a treinar provas online disponíveis na plataforma do Pmate.
“Investe na tua saúde, para não teres de gastar com a tua doença”
No passado dia 10 de março, a turma do 12.ºTAS, no âmbito da disciplina de Saúde, dinamizou uma atividade de rastreio para a toda a comunidade escolar. Os alunos, com orientação da enfermeira Elisabete Carteiro, procederam à medição da tensão arterial, da glicemia, do índice de massa corporal (IMC) e também do nível de saturação de oxigénio. Durante a atividade, os alunos sensibilizaram a comunidade escolar para adoção de hábitos de vida saudável, uma alimentação equilibrada e promoção da prática de exercício físico, distribuindo folhetos e apelando à importância de se realizarem rastreios, pois estes constituem ferramentas poderosas para a proteção da saúde, permitindo detetar precocemente algumas doenças.
A Escola Secundária Nuno Álvares está comprometida com a realização dos sonhos dos seus alunos. Com o apoio do grupo 410 de Filosofia e das disciplinas de Português e Educação Física, os estudantes do 10º ano das turmas A, C, D, E e F tiveram a oportunidade, no dia 24 de fevereiro de 2023, de transformar conhecimentos em prática, por meio de uma visita de estudo à Universidade de Coimbra e ao seu património mundial.
O objetivo da viagem foi proporcionar uma imersão na cultura de Portugal, explorando os mais diversos cantos do património da Universidade de Coimbra e da cidade, a fim de que os estudantes possam adquirir experiências valiosas para o seu sucesso, na escola e na vida. A oportunidade também foi aproveitada para aprender mais sobre cidadania e criar memórias para a vida.
Acreditamos que esta vivência irá contribuir significativamente para o crescimento pessoal e académico dos alunos, enriquecendo o ambiente educacional em nossa comunidade.
Professor Carlos Geraldes