Os alunos do 11º ano da Escola Secundária Nuno Álvares fizeram uma viagem ao Barroco para assistir à pregação de um sermão de Padre António Vieira. Neste caso, o pregador foi o P.e Nuno Folgado, pároco de S. Miguel, que, magistralmente, a partir do púlpito barroco da Sé Co-catedral de Castelo Branco, fez ecoar por toda a nave central as palavras de Vieira.

O pároco fez também uma visita guiada à Sé, começando por contar a história da sua construção, que remonta ao séc. XIII ou XIV, e da sua reconstrução, em estilo barroco, no final do séc. XVII, devida a D. Vicente Ferrer da Rocha, que lhe acrescentou a grande sacristia e a Capela do Santíssimo Sacramento. Nenhuma curiosidade ficou por contar, incluindo o facto de ainda hoje faltarem as estátuas originais dos dois nichos de pedra da sacristia grande, que, por engano, embarcaram com a corte para o Brasil em 1808, aquando das Invasões Francesas.

 

 

 

Uma das turmas de 11º ano, no âmbito da disciplina de Física e Química, visitou, no dia 29 de outubro, a Exposição "De ontem para hoje" na Fábrica da Criatividade.

A Escola Secundária Nuno Álvares comemorou no dia 27 de setembro o Dia Europeu do Desporto Escolar realizando um grandioso torneio de Basquetebol 3x3 com o objetivo de promover o desporto e a atividade física. Neste contexto, os alunos em idade escolar representam um segmento especialmente importante na promoção física e do desporto, tendo em conta que é nesta etapa da vida que as crianças e jovens adquirem as bases da sua literacia motora e adotam hábitos de vida saudáveis.

Assim, o Grupo de Educação Física organizou um torneio de Basquetebol 3x3 em que 210 alunos se juntaram a esta iniciativa e demonstraram todos os seus dotes no basquetebol.

Ficam as equipas vencedoras por escalão:

3º Ciclo – feminino, a equipa vencedora foi o 8ºano “Não Sei”.

3º Ciclo – masculino, a equipa triunfadora foi a turma do 9ºA “Número 1”,

Secundário – feminino, coube à turma do 12ºE arrebatar o 1ºlugar.

Secundário – masculino, o vencedor foi a turma do 12ºF.

Efetuou-se no dia 6 de junho, o sublime Torneio de Futsal da Escola Secundária Nuno Alvares, organizado pelo Grupo de Educação Física, contou com a participação de 22 magníficas equipas (9 equipas do ensino básico - 3ºCiclo e 13 equipas do secundário), próximo de 220 alunos revelaram toda a sua perícia na arte do futsal.

Destacamos no sexo feminino a prestação motora de todas as alunas intervenientes, numa competição aguerrida, mas com muito desportivismo e fair play, a equipa vencedora no 3ºciclo foi o 7ºA  que ganhou na final ao 8ºA por 4-1, no secundário o 1ºlugar coube a equipa das As Misses que derrotaram na final as Ninfas do Futsal por 7-0.

Relativamente ao sexo masculino em que as qualidades técnicas e táticas dos alunos foram exaltadas ao mais alto nível, no 3ºciclo salientou-se a equipa do 8ºA que após um emocionante jogo com os Bodes Marinhos 5 igual no tempo regulamentar de jogo, levou a melhor na marcação de grandes penalidades.

Três alunos do 11ºA, Diogo Freire, João Ferreira e Leonardo Lourenço, estão a desenvolver o projeto “Biochattels”.

Esta ideia surgiu num desafio do Cool-Working – “Bootcamp-36h Non Stop” no qual tinham 36h para criar uma ideia de negócio. Os alunos tiveram a ideia de fazer segmentos de móveis a partir da caruma, daí “bio” de biológico e “chattels” que em português significa bens móveis.

A ideia continua a ser trabalhada na Fábrica do Jovem Empreendedor com o apoio da professora Vera Gonçalves (coordenadora do projeto) que lhes propôs a participação nesse concurso integrado no programa “Cria o Teu Futuro”, promovido pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.