A turma do 10º B da ESNA realizou, no dia 16 de janeiro, uma saída de campo, no âmbito da disciplina de Biologia/Geologia.
O percurso de Geologia Urbana envolveu 12 paragens, na cidade de Castelo Branco, e teve como objetivo enfatizar o modo como as rochas existentes (nomeadamente o granito, uma das principais rochas presentes na geologia urbana de Castelo Branco) foram utilizadas nas construções antigas e recentes, nomeadamente em casas senhoriais, em habitações humildes, em monumentos medievais, barrocos e modernos, nos edifícios públicos, no castelo, nas muralhas, em estátuas e em pavimentos.
Foi igualmente observado e explicado o aparecimento de algumas “doenças” presentes nas rochas utilizadas nas referidas construções e outras edificações.
Os alunos ficaram, assim, mais sensibilizados para a importância da preservação dos edifícios, monumentos, estátuas, muralha, castelo e pavimentos feitos a partir das rochas existentes na nossa cidade.
Armando Esteves
A turma A do 8.º ano da ESNA desenvolveu uma atividade denominada “As plantas do Jardim da Escola”, nas aulas de CEA.
Deste modo, após uma recolha das plantas que existem nos espaços exteriores da Escola, os alunos fizeram a ilustração das mesmas com materiais diversificados.
Com os trabalhos realizados foi feita uma exposição no Bar dos alunos.
No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, os alunos das turmas A e B do 9º Ano da Escola Secundária Nuno Álvares, com o auxílio dos seus professores, desenvolveram um projeto que partiu do tema "Educação ambiental / Desenvolvimento sustentável" e que teve como título "Vivência para a sustentabilidade".
Os objetivos gerais deste projeto foram promover a consciencialização ambiental e a mudança de atitudes/comportamentos face ao ambiente e estimular a cultura da reciclagem e a possibilidade de promover o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, associando a reciclagem à questão ambiental.
Ao longo dos segundo e terceiro períodos, os alunos, orientados pelos docentes, foram trabalhando este tema com algumas atividades das quais destacamos: a participação no concurso promovido pela Valnor para assinalar o "Dia Mundial da Água"; a realização de uma ação de "Plogging" (caminhada com recolha de lixo) por algumas ruas da cidade de Castelo Branco, e a criação de um projeto para um painel a ser elaborado pela turma com materiais reciclados. Na turma do 9ºA, o projeto vencedor tinha o nome de "Peixe-Gato", enquanto na turma do 9ºB foi o "Focinho de Leão". Ambos os projetos foram construídos pelos alunos das respetivas turmas, com a colaboração de vários professores.
Os painéis foram apresentados pelos alunos aos encarregados de educação e estão em exposição no átrio da ESNA.
Os alunos e professores dos 9ºA e 9ºB / ESNA
Nos 2º e 3ºperíodos, duas alunas espanholas, das zonas de Valência e Castilha e León, integraram o "Clube Partilha", da Escola Nuno Álvares. Esta experiência aconteceu, a pedido da psicóloga Ândrea, pois as alunas estão a fazer um estágio no âmbito do curso de Estudos Sociais, da Escola Superior de Educação, e fazia todo o sentido integrarem uma experiência de voluntariado no nosso clube. A coordenadora do clube, Dolores Fidalgo, aceitou este desafio de bom grado, pois a inclusão de alunos estrangeiros é uma das nossas prioridades como clube de voluntariado que somos.
Durante estes dois períodos, os nossos alunos que integram o Clube Partilha puderam contactar com estas alunas trocando experiências pessoais, culturais e melhorar os seus conhecimentos de Espanhol e, para as professoras que integram este projeto (Dolores Fidalgo, Ana Luísa Pinho, Ana Diva Gonçalves, Ana Paula Domingues e Conceição Pombo), também foi algo muito enriquecedor!
Durante o tempo em que permaneceram connosco, a Ana e a Marta foram extremamente assíduas, pontuais, empenhadas e colaborantes com os nossos alunos, em todos os trabalhos e atividades propostas. Na hora da partida, houve lugar a uma troca de presentes e recordações e podemos afirmar que vão deixar muitas saudades! Todos ficámos mais ricos de experiências!
"Nos vemos luego! Hasta mañana! Nos vemos pronto! Gracias!"
No passado dia 29 de maio, os alunos dos 9º anos, turmas A e B, da Escola Secundária Nuno Álvares, e as professores Conceição Pombo e Maria José Rafael apresentaram a todos os Encarregados de Educação o trabalho elaborado, por parte dos alunos, sobre “A Tabela Periódica da Sustentabilidade”, nas disciplinas de Complemento de Educação Artística, Educação Visual e Física e Química.
Ao longo do ano, os alunos construíram a Tabela com o material “Eva”, em que os elementos químicos podem ser retirados do quadro e novamente colocados, encaixando-se como um puzzle.
O projeto foi concebido na perspetiva da sustentabilidade, devendo ser este um tema integrado em todos os aspetos da Educação e da Formação.