netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

No âmbito da disciplina de GOSCS, os alunos do TAS do 12º ano, realizaram uma atividade prática na ESNA, no dia 16 de fevereiro, em vários espaços selecionados, utilizando um simulador do idoso. O objetivo desta atividade foi permitir aos alunos identificar quais as áreas de comprometimento motor e sensorial dos idosos e descrever as dificuldades que os mesmos sentem, na realização de algumas atividades da sua vida diária. 

A realização desta simulação foi assim, também, uma forma  de aprimorar a aprendizagem de conceitos, de desenvolver novos conhecimentos e também como um meio de motivar os estudantes na área dos cuidados de saúde aos idosos. 

A opinião dos alunos sobre a realização desta atividade foi bastante satisfatória, uma vez que lhes permitiu compreender quais as dificuldades dos idosos, ao nível da mobilidade, da audição, da visão e do tato. Relataram ainda que esta simulação possibilitou uma reflexão mais profunda sobre a adoção de práticas conducentes à promoção do bem-estar da pessoa idosa.

Armando Esteves

No âmbito da promoção da Leitura, em contexto escolar e, como habitualmente acontece, decorreu, ao longo do mês de janeiro, nas Escolas do Agrupamento Nuno Álvares, a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. Os alunos do Agrupamento aderiram, entusiasticamente, ao Concurso, que visa incentivar os hábitos de Leitura junto dos alunos, sensibilizando-os, também, para a importância da Cultura Literária. As Bibliotecas do Agrupamento, em colaboração com os Professores de Português e com os Professores Titulares do 4º Ano, dinamizaram este concurso, estimulando os alunos para a leitura das obras. Para a segunda fase do Concurso, a realizar no dia 7 de março, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, foram apurados os seguintes alunos da Escola Básica Cidade de Castelo Branco: Catarina Dias e Mafalda Soares (4ºA), Luana Ramos Bento e Santiago Peres (4ºC); Dinis Domingos (5ºA), Ana Carolina Silva e Maria Inês Rodrigues (6ºB), Leonor Latado (6ºD), Matilde Fernandes Esteves (8ºC), Inês Roque (8ºD), Maria Flores e Matilde Águas (9ºA).Para a fase municipal (2ª fase), os alunos apurados terão de ler as seguintes obras: “Ynari”, de Ondjaki, (4º ano), “As mais belas coisas do mundo”, de Valter Hugo Mãe, (2ºciclo) e, para o 3º ciclo “Bicicleta à chuva”, de Margarida Fonseca Santos.

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa cultural da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.

 

Na semana de 23 a 27 de janeiro, as turmas do 11.º F, 11.º G e 11.º H puderam experienciar um pequeno levantamento funcional de uma parte da Avenida que calcorreiam todos os dias. Apesar de a conhecerem bem, e já há alguns anos a percorrem, os alunos registaram algumas dificuldades, não tanto na classificação funcional, mas em algo tão simples como relacionar o rés do chão com os pisos superiores correspondentes, e não com os do lado, ou que edifício era aquele no final do nosso percurso – alguns não sabiam que correspondia ao posto de Turismo.

Efetivamente, reveste-se de grande importância sair do espaço da sala de aula, olhar em redor e observar o que nos rodeia. Para além de poderemos caracterizar funcionalmente a área central da cidade, os alunos puderam desenvolver uma atividade prática com autonomia, resolver pequenos problemas relativos à tarefa prática, treinar o raciocínio e a sensibilidade estética e o pensamento criativo, na finalização do trabalho.

Professora Lucinda Araújo

Os alunos do 10º, 11º e 12º TAS efetuaram, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, uma visita de estudo à ERPI - Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Lar) e à UCCI - Unidade de Cuidados de Saúde Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco.

O objetivo principal desta visita foi proporcionar aos alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde um conhecimento prático do funcionamento geral destas Estruturas/Unidades, em termos de cuidados de saúde ao idoso, e identificar valências específicas que servem de suporte ao seu funcionamento. A visita foi de enorme agrado dos alunos e uma fonte de aprendizagem significativa para a consolidação de conhecimentos e competências essenciais para o exercício da sua profissão, no futuro.  O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, e em particular a ESNA, agradece à Provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco o facto de ter autorizado a realização desta visita de estudo, assim como à equipa de enfermagem que acompanhou os alunos na instituição, em concreto, aos Enfermeiros Chefes André Sousa e André Gonçalves.

 

Os responsáveis pela organização de visita de estudo:

Armando Esteves

Filipa Gonçalves

A primeira fase do Concurso Nacional de Leitura decorreu ao longo da segunda semana de janeiro,  nas diversas escolas do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, dinamizada pelas bibliotecas do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, em colaboração com os professores de Língua Portuguesa e dos professores titulares do 4º ano. Os alunos do Agrupamento responderam de forma bastante expressiva a este concurso (no ensino secundário participaram 470 alunos), que visa incentivar a leitura e a cultura literária. Com recurso a provas escritas, testaram-se conhecimentos sobre a leitura de diversas obras, tais como,  “Conto da Ilha Desconhecida ”, de José Saramago e “Saga”, de Sophia de Mello Breyner. Esta iniciativa, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, levará os alunos apurados a uma fase Municipal, a disputar no próximo dia 07 de março.

Vencedores dos ensino secundário da ESNA

Inês Bastos Simões - 12º A - Nº 13

João Francisco Santos Martins - 12º B - Nº 13

Maria Martinho Pedrosa - 12º E - Nº 17

Joana Silva - 11º E - Nº 12

 

Vencedores do Ensino Básico da ESNA

Teresa Carmona Valente - 9º A - Nº 26

Inês Martins Esteves - 9º B - Nº 9

Leonor da Rocha Nunes - 9º B - Nº 11

Leonor Marques Salgueiro- 9º B - Nº 12