O Dia Mundial da Bondade (World Kindness Day) celebra-se todos os anos a 13 de novembro e com ele pretende-se reavivar o sentido da bondade gesto que, infelizmente, está cada vez mais em desuso nas sociedades modernas.

Com o intuito de frisar a importância desta data e fomentar o esprírito de partilha e generosidade, no dia 12 de novembro, os técnicos do projeto “Nós com os outros”, da  Associação Amato Lusitano juntamente com a comunidade escolar do J.I e da E.B.1 de Malpica do Tejo, prepararam uma manhã muito especial.

 Principiámos o dia com a elaboração de cartões alusivos à efeméride e, posteriormente, deslocámo-nos até ao Lar do Centro Social Nossa Senhora das Neves, em Malpica do Tejo, para um convívio inter-geracional.

Após a receção e uma breve apresentação de todos os intervenientes, participámos numa aula de ginástica, lecionada pelo professor que pratica a modalidade com os utentes do Lar, tendo-se seguido uma conversa/ debate de ideias entre as duas gerações sobre o tema da bondade e da generosidade. Concluiu-se que a bondade consiste numa qualidade das pessoas que praticam boas ações e, assim sendo, praticámos a bondade distribuindo os cartões, realizados na escola, por todos os utentes e funcionários, envolvidos num abraço.

Foi uma manhã muito animada que terminou com um almoço de cortesia na instituição.

 “Queira o Bem. Plante o Bem. E o resto vem”

No âmbito do Dia Mundial de Combate ao Bullying, celebrado a 20 de outubro, o J.I. e a EB1 de Malpica do Tejo desenvolveram algumas ações de sensibilização para o problema com que muitos jovens se deparam no seu dia a dia. O bullying refere-se a atos de violência física ou psicológica intencionais e repetitivos que são praticados por uma pessoa ou por um grupo de indivíduos contra alguém, originando dor e angústia nas vítimas.

As atividades promovidas, no âmbito escolar, passaram pela visualização de vídeos sobre o tema, debates com partilha de experiências, elaboração de um cartaz para selar o compromisso anti-bullying, exploração da temática com auxílio de Powerpoints e ilustração de situações de bullying que devem ser evitadas. Para o sucesso destas ações contámos com a colaboração dos técnicos do projeto “Nós com os outros”, da Associação Amato Lusitano e de alguns elementos da Guarda Nacional Republicana.

É importante consciencializar os alunos para esta forma de violência, física e/ou verbal e informá-los sobre os apoios disponíveis e as formas de prevenção, passando pelo incentivo à denúncia para que se consiga minimizar a violência escolar e transformar a escola num meio aprazível para todos.

No dia 28 de janeiro a equipa da GNR/Escola SeguraGNR 01 veio à escola de Malpica do Tejo para realizar uma Ação de Sensibilização sobre Violência em Meio Escolar. As temáticas abordadas tiveram como objetivo alertar os alunos para os diferentes tipos de violência, formas de prevenção e atuação.

GNR 02

No dia 21 de janeiro, os alunos do Jardim de Infância e janeiras 1da EB1 de Malpica o Tejo, com as respetivas professoras titulares de turma e a professora de Expressão Musical (Aec's), foram cantar as Janeiras ao Centro Social Nª Srª das Neves, tendo os utentes do mesmo retribuido também com uma canção, o que foi, mais uma vez um ótimo momento de convívio inter-geracional. Fomos ainda cantar ao posto da GNR e a alguns estabelecimentos comerciais... pois a chuva não deixou que o fizessemos pelas ruas da aldeia.

Foi com entusiasmo que todos participaram na atividade, revivendo tradições e costumes.

Fomos brindados com algumas guloseimas que fizeram a alegria de todos. 

janeiras 2 janeiras 3

No dia 15 de dezembro fizemos uma 15.12 MT natal1festa de Natal no Centro Social Nossa Senhora das Neves. Nós cantámos uma canção chamada "Natal Africano", vimos as atuações do grupo de teatro "Mãos ao Ar" e os idosos do lar leram uns poemas e cantaram canções de Natal. Depois o lar ofereceu a todos um delicioso almoço.

No último dia de aulas também houve surpresas: comemos filhoses oferecidas agrupamento, a Junta de Freguesia de Malpica do Tejo ofereceu um

Pai Natal de chocolate a cada um e o Exército de Salvação Nacional veio trazer-nos maravilhosos presentes.

Adorámos o Natal na escola! Obrigada a todos!

Texto coletivo – 1º e 4º anos Malpica do Tejo