netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

No passado dia 7 de fevereiro, os alunos da EB1 de Malpica do Tejo deslocaram-se ao Comando Territorial da GNR, em Castelo Branco, para uma visita muito especial.

Após a receção, começámos por visitar a sala museu da GNR, onde pudemos observar vários objetos, instrumentos de trabalho, manuscritos e fardas que fazem parte da história desta força de segurança. De seguida, deslocámo-nos para uma sala a fim de assistir a dois vídeos que mostraram as várias valências da GNR, desde a visita e o acompanhamento a idosos, manutenção da ordem pública, controlo de trânsito, proteção e socorro, controlo costeiro, investigação criminal, programas especiais (Escola Segura), cinotécnica, cavalaria e proteção da Natureza e ambiente.

Logo depois, fomos ver as celas individuais que são pequenos compartimentos onde os detidos aguardam até serem presentes a um juiz no tribunal. Estávamos ansiosos por conhecer este espaço e ficámos todos muito admirados com as condições ali apresentadas.

No final, fomos para o pátio exterior ver uma pequena demonstração cinotécnica, com as cadelas “Mel” e “Safira”, que prontamente descobriram “papel-moeda” que previamente tinha sido escondido. Aprendemos um pouco mais sobre as técnicas ligadas à criação e treino destes animais e pudemos fazer-lhes umas festinhas.

No final da manhã, regressámos à nossa escola muito satisfeitos com esta excelente visita.

Não queremos nem podemos terminar este apontamento sem antes agradecer à GNR e principalmente aos militares Artur e Marta que nos proporcionaram uma manhã muito instrutiva e bem divertida. Bem-hajam por isso.

Os alunos do 1.º Ciclo