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TEIP - TERRITÓRIOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA

 

 

No dia 16 de novembro, a turma B do 2.º ano da escola Básica Cidade de Castelo Branco visitou o Museu de História Natural da ESNA.

À chegada ao museu fomos recebidos pelo professor Adriano Cardoso e pela professora Fátima Pires que amavelmente guiaram a visita.

A diversidade de espécies despertou a curiosidade dos alunos que colocaram diversas questões sobre as mesmas. Após explorar o museu, os alunos escolheram e desenharam o animal que mais atenção lhes despertou.

A visita enriqueceu, sem dúvida, os conhecimentos que os alunos têm sobre o mundo animal.

O Dia Nacional do Pijama é uma iniciativa da Associação Mundos de Vida que pretende dar visibilidade ao que diz a Convenção Internacional dos Direitos da Criança: “…uma criança deve viver num ambiente familiar, num clima de felicidade, amor e compreensão, para que seja possível realizar, na sua plenitude, todos os seus direitos".

Este é um dia educativo, solidário, repleto de atividades lúdicas e divertidas, com música e dança.

Desta vez, como inspiração, trouxe-nos a história do “Robot Voador” que tem como missão combater o excesso de exposição, de crianças e adultos, a aparelhos informáticos (telemóveis e tablets), problema tão comum nos dias de hoje.

Foi por isso que foi lançado um desafio às famílias das crianças do nosso Jardim de Infância: construir um robot com materiais reciclados.

A resposta veio cheia de criatividade e com enorme adesão. O resultado está patente numa exposição no Bloco B.

Não esquecendo também o carater solidário desta iniciativa, as crianças/famílias colaboram com os seus “pequeninos, mas valiosos” contributos monetários.

Mais uma vez…

CRIANÇAS AJUDAM OUTRAS CRIANÇAS”

A academia Ponto Verde realizou, no dia 21 de novembro, duas sessões de formação, uma na escola Faria de Vasconcelos e outra na Escola Secundária Nuno Álvares. Estas formações foram dirigidas a alunos e professores e tiveram como temática central a separação corretas dos resíduos sólidos.

 Ficamos a saber que nem todos resíduos de papel ou de plásticos devem ser reciclados. Louças, peças de vidro, autocolantes e papel plastificado devem ir para o lixo indiferenciado. Os frascos dos medicamentos devem ser devolvidos na farmácia, juntamente com os medicamentos fora de prazo.

Quando reciclamos uma embalagem, estamos a dar-lhe uma vida nova, poupando desta forma os recursos do planeta.

Na segunda-feira, dia 13 de novembro, o 1.º Ciclo da Escola Básica Cidade de Castelo Branco festejou o São Martinho e fez uma grande festa: a festa do Magusto.

Todas as turmas foram até à Quinta do Chinco, muito entusiasmadas, para uma tarde de grande divertimento. Fizeram duas enormes fogueiras com caruma, com ajuda dos professores e assistentes operacionais, para assarem as castanhas e, enquanto esperavam, brincaram e conversaram muito.

Quando finalmente as castanhas ficaram prontas, foi hora de as saborearem. E que boas estavam! Porém, o verdadeiro Magusto tem de ter caras farruscas. E teve! Eram tantas que até metiam medo!

Agradecemos às famílias a colaboração, pois só assim foi possível recriar esta bonita tradição, que permitiu que tivessem uma tarde de muita alegria e convívio, a qual ficará guardada na memória de todos.

Texto coletivo - 4.ºA_CCB

A Biblioteca Escolar da Secundária Nuno Álvares realizou, no dia 9 de novembro, o seu primeiro encontro de alunos estrangeiros no âmbito do projeto “Todos Juntos Podemos Ler”. Atendendo à importância que lhe foi conferida em anos anteriores – considerada uma experiência “enriquecedora” e “fundamental” pelos alunos participantes – e após aprovação no Conselho Pedagógico-, o projeto tentará prosseguir com os objetivos que lhe são inerentes. Alicerçado no trabalho com alunos de características bastante distintas, que não dominam a língua portuguesa, deverá manter-se em articulação com a sala de aula e desenvolver-se-á em três linhas de ação:

1. Integração plena dos alunos estrangeiros na comunidade escolar, através da língua e cultura portuguesas.

2. Desenvolvimento de novas dinâmicas que facilitem a aquisição da língua portuguesa, no domínio da leitura, da escrita e da oralidade.

3. Promoção do diálogo intercultural e da interação com o outro.

 

Atestando a importância do projeto, os alunos envolvidos consideram as dinâmicas implementadas uma oportunidade para se encontrarem, partilharem as suas culturas e aprenderem uns com os outros.  

As expetativas são elevadas e as sessões, embora poucas, incluirão atividades culturais, workshops de idiomas e sessões de leitura e discussão sobre questões globais.