netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

A Escola Cidade de Castelo Branco participou no desafio “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” lançado pelo Programa Eco-Escolas, no âmbito da “Década das Nações Unidas para recuperação dos ecossistemas” que decorre de 2021 a 2030.

O trabalho apresentado no formato de Póster digital teve como base a remodelação do jardim da escola numa área junto à entrada principal, que está a ser levada a cabo pelas turmas: 8º A, 8º C e 8º E com os professores de Ciências Naturais em colaboração com as disciplinas de Matemática, Música, Educação Visual, Cidadania e Desenvolvimento, entre outras.

O projeto começou com a eliminação de algumas espécies invasoras, renovação do solo e plantação de espécies adequadas às condições físicas do espaço.

Em vez de um espaço apenas bonito, pretende-se que os alunos possam usufruir do jardim, criando espaços em que os mesmos possam circular e permanecer por entre as plantas. Pretende-se também colocar instrumentos musicais (construídos com materiais reutilizados) que os alunos possam usar no jardim. Outros instrumentos poderão funcionar com a ação do vento, do género “espanta espíritos” A ideia do Jardim Musical surgiu dos alunos que estão integrados no Ensino Articulado da Música. Um dos projetos é colocar um banco de jardim pintado como se fossem as teclas de um piano. Já foram colocados comedoiros e bebedouros para aves e um hotel de insetos. Serão ainda colocadas lâmpadas solares que iluminarão o jardim durante a noite.

O mote deste projeto é: “Cuida e Vive o teu Jardim”