netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

No âmbito do projeto Brigada # Amar o Mar, promovido pelo programa Eco-Escolas, alunos e professoras dos Clubes de Ciências, Europeu e Impressora de Sorrisos, da Escola Cidade de Castelo Branco, desenvolveram, no dia 31 de maio, um trabalho de campo, numa área envolvente da ribeira da Senhora de Mércoles com o objetivo principal de recolher resíduos e identificar a sua tipologia e eventual origem. 

A ação enquadra-se no âmbito da gestão dos resíduos, uma vez que, o lixo que não é depositado corretamente nos contentores, é transportado pelos cursos de água e, mais tarde ou mais cedo, acaba nos oceanos, transformando-se em lixo marinho que tem muitos impactes, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana, daí a importância destas ações em qualquer lugar, mesmo afastado do mar.

O grupo tinha a “missão” de recolher resíduos e fazer o registo em ficha própria. Da recolha de resíduos resultou um total de 320 itens e cerca de 3Kg.

De salientar que o grupo que participou no trabalho de campo se deslocou a pé da escola para o espaço da Senhora de Mércoles e regresso à escola, tendo percorrido cerca de 6km.

Todos os alunos participantes na preparação da ação ou no trabalho de campo, avaliaram-na de forma muito positiva, manifestando vontade de realizar outras ações do género.

De salientar o excelente comportamento e o sentido de responsabilidade com que todos se envolveram na Brigada # Amar o Mar.