netGIAE

 

 

A turma de Literatura Portuguesa do 11.º ano da ESNA participou, no dia 21 de maio, no programa da Presidência da República “Escritores em Belém”, com a escritora e editora Rosário Pedreira.

A escritora fez uma breve apresentação da obra publicada e do modo como ela se cruzava com a sua biografia, afirmando que as bases da coleção juvenil que publicou em parceria, estavam na vivência de uma infância feliz. Ao falar da sua obra poética, explicou de forma clara a diferença entre escrever um poema e fazer uma letra para uma canção ou um fado.

Abriu-se, em seguida, um período de tempo para questões colocadas pelos alunos. Apesar de haver três escolas a participar no evento (Alcobaça e Oliveira de Azeméis), com um número muito maior de alunos, os estudantes da ESNA intervieram de forma brilhante, com perguntas pertinentes e com leitura de poemas da autora.

O programa destina-se a proporcionar o encontro entre escritores de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura e alunos dos vários níveis de escolaridade.

O Presidente da República sublinha assim a importância das políticas de promoção da leitura, enquanto contributo fundamental para o estabelecimento da igualdade de oportunidades no sistema educativo.

O Programa “Escritores no Palácio de Belém” conta com a colaboração da Associação Portuguesa de Escritores, da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, do Plano Nacional de Leitura, da Rede de Bibliotecas Escolares e da Sociedade Portuguesa de Autores.