Na Semana da Leitura, os alunos do 6º ano da Escola Faria de Vasconcelos partilharam as suas leituras com alunos do 4º ano.

Na disciplina de Português, os alunos de 6º ano têm de apresentar, oralmente, um livro, por período. Também aprenderam a preparar as suas apresentações com suporte em powerpoint e as turmas escolheram algumas para a atividade "Leituras Partilhadas", em articulação com uma turma de 4º ano.

Então, foram dadas a conhecer histórias de vários tipos, que agradaram a quem as ouviu e que foram também uma experiência interessante para quem as contou.

Iara Bento, (Clube de Jornalismo FV)

Fotos do Clube de Fotografia

 

Dois alunos do Clube de Jornalismo FV, Miguel Almeida e Matilde Roque, entrevistaram a Coordenadora da Escola Faria de Vasconcelos, professora Ana Paula Almeida, com o objetivo de descobrirem algumas das novidades deste ano letivo.

 

Clube de Jornalismo FV: Qual é o seu nome completo?

Coordenadora da Escola Faria de Vasconcelos: Ana Paula Santos.

 

Em que Universidade se licenciou? E em que Curso?

Curso de História, na Universidade de Coimbra.

Para os alunos do 1º ciclo da Escola Faria de Vasconcelos o primeiro período letivo culminou, como é tradição, na Festa de Natal, no passado dia 14 de dezembro. Tudo começou, pela manhã, no momento em que cada um saboreava a sua filhó, acompanhada com o cacau quente, oferecida pela Escola. De barriguinha satisfeita, os alunos dirigiram-se para o bar, acomodando-se, num ambiente de certa euforia, pois nada podiam perder!

Cada ano de escolaridade protagonizou a sua atuação e todos, alunos, professores, animadora, assistentes operacionais… se deliciaram com os pequenos artistas em palco.

Foi uma festa em que esteve presente o espírito de Natal, ou seja, a partilha, a solidariedade e o amor entre as pessoas (mensagem de Cristo).

Terezinha Louro

No âmbito da disciplina de Espanhol e da comemoração do “Día de los Muertos” que se festeja no dia 1 de novembro em países hispano falantes, os alunos das turmas A e B do 7º ano da Escola Faria de Vasconcelos, reconstituíram a tradição.

Assim, desde a construção de um altar de homenagem a quem já partiu, com todos os símbolos requeridos, até aos cortejos de “catrinas e calaveras”, nada faltou à comemoração. Vestidos e pintados a rigor, percorreram a escola, partilhando este costume.

Foi, de facto, uma aula de Espanhol diferente e divertida que permitiu dar a conhecer a toda a comunidade escolar uma tradição que ganha cada vez maiores contornos e que, com a ajuda e contribuição dos pais, na elaboração dos trajes e pinturas faciais, contribuiu para uma atividade com muito sucesso!

Professora Luísa Gama

No passado dia 25 de maio de 2018, a turma do 1º A da Escola Básica Faria de Vasconcelos, alunos da professora Conceição Amaro, realizou uma visita de estudo à Quinta do Chinco, em Castelo Branco.

Esta foi uma visita de estudo inserida na implementação da iniciação à prática profissional do 1º Ciclo do Ensino Básico, das alunas estagiárias Ana Aranha e Marta Monteiro, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Teve como principal objetivo levar os alunos a conhecerem a Quinta do Chinco através de uma visita guiada por parte da Engenheira Ana Margarida Beato, onde passaram também a conhecer as hortas comunitárias e os diversos produtos biológicos presentes nessas hortas.

A acrescentar a esta visita guiada, foi levado um espantalho feito pelas estagiárias e completado pelos alunos, que foi deixado no lote das engenheiras da quinta, com grande entusiasmo!

Esta visita de estudo foi uma tarde diferente que contribuiu para um maior contacto com a natureza e com todos os produtos que a terra nos pode oferecer, alargando assim os conhecimentos dos alunos e incentivar as crianças ao gosto pela natureza e pela maneira como esta pode contribuir também para a nossa subsistência e bem-estar.