Na semana de 20 a 24 de março de 2023, as turmas do 7ºA e do 8ºA, da escola Faria de Vasconcelos, e do 8ºA, da escola Cidade Castelo Branco, organizaram, em cada escola, a exposição sobre a Francofonia. Assim, foram elaborados cubos com informações sobre alguns países francófonos, bem como cartazes alusivos à França e à sua cultura.
Paralelamente, foram divulgados vários filmes franceses, bem como vídeos de artistas francófonos.
Com esta atividade, pretendeu-se contribuir para a promoção e divulgação tanto da língua como da cultura francesas, que têm uma importância crescente tanto ao nível dos países europeus como nos restantes continentes.
O Dia Mundial da Árvore celebra-se, anualmente, a 21 de março e o 1º A da Escola Faria de Vasconcelos escolheu assinalar este dia com a plantação de duas árvores de fruto no espaço escolar – um abrunheiro e uma nespereira.
Preparou-se a terra, adicionou-se fertilizante natural de compostagem, regou-se a terra, delimitou-se o espaço e ganhou-se uma nova responsabilidade: cuidar destas plantas ao longo do percurso escolar que este ano começou.
Na altura do Natal, os alunos e as famílias decoraram uma árvore de Natal (na sala), chamando-lhe “Árvore dos Afetos” e ficou a promessa que essa árvore ganharia, um dia, raiz. Ganhou esta terça-feira. Foram escolhidas árvores de fruto como simbolismo da frutificação que se deseja na vida de cada um destes alunos.
Para além da sensibilização para a importância da preservação das árvores, reforçou-se a importância delas para a qualidade de vida das pessoas.
Desejamos que gostem tanto da nossa escola quanto nós e que nos deem bons frutos ao longo de muito tempo, que sejam abrigo para muitos passarinhos e insetos e que perfumem o nosso espaço, a nossa cidade, o nosso planeta!
Na disciplina de CEA, os alunos do 9º Ano da Escola Básica Faria de Vasconcelos realizaram trabalhos com vista a consolidar as aprendizagens realizadas no âmbito do design e da obra de arte (figurativa e abstrata). Os alunos construíram cadeiras estilizadas em cartão madeira e utilizaram elementos de obras de vários artistas já estudados na sua decoração, tendo a oportunidade de explorar a plasticidade da tinta acrílica.
Aqui vos deixamos um vídeo com uma mostra da realização dos trabalhos bem como do seu produto final, que se encontra em exposição no corredor central da Escola Básica Faria de Vasconcelos, em que também se incluiram trabalhos realizados pela turma A, na disciplina de Educação Visual, em que o mesmo conceito foi explorado em 2D, aplicando conhecimentos relativos à perspetiva cónica com dois pontos de fuga.
Gabriela Valente (Professora de CEA) e alunos dos 9º A e B (FV)
O 1º A da Escola Faria de Vasconcelos aceitou o desafio lançado pelo Museu Cargaleiro para decorar um bolo festivo, de forma a comemorar o 96º aniversário do artista plástico e ceramista Manuel Cargaleiro, que se assinala a 16 de março.
Os alunos inspiraram-se nas formas geométricas e nas cores da obra do Mestre porque foi isso que foram explorando nas duas visitas que fizeram ao Museu Cargaleiro, ao longo deste ano letivo.
As famílias dos alunos desta turma também foram desafiadas a participar e aderiram ao repto de forma excecional, artística e criativamente.
As várias “peças” foram organizadas no modelo do bolo e o resultado foi uma obra prima de cor, de arte, de carinho, de dedicação, de interajuda, de aprendizagem e de bom gosto, que nos orgulha a todos: alunos, famílias e professoras.
Um por todos, todos por um… bolo.
PARABÉNS, MESTRE CARGALEIRO!
O 1°A da Escola Faria de Vasconcelos realizou, na passada terça-feira, dia 28 de fevereiro, uma visita à exposição "Máscaras do Mundo", no Cybercentro. Esta visita foi muito apreciada e explorada artisticamente, tendo deixado os alunos eufóricos ao identificarem as suas próprias máscaras.
Aproveitando o passeio a pé, numa tarde soalheira e convidativa para alguma atividade física, a turma visitou, uma vez mais, a Biblioteca Municipal, onde a técnica Cláudia Jorge cativou os alunos para o gosto pela leitura, com duas belíssimas histórias: " A tartaruga que queria dormir" e "Era uma vez um cão ". Os alunos deliciaram-se, participaram ativamente e deram cor àquele espaço infantojuvenil.
Fora da sala de aula também se aprende... e muito!