netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

Na disciplina de CEA, os alunos do 9º Ano da Escola Básica Faria de Vasconcelos realizaram trabalhos com vista a consolidar as aprendizagens realizadas no âmbito do design e da obra de arte (figurativa e abstrata). Os alunos construíram cadeiras estilizadas em cartão madeira e utilizaram elementos de obras de vários artistas já estudados na sua decoração, tendo a oportunidade de explorar a plasticidade da tinta acrílica.

Aqui vos deixamos um vídeo com uma mostra da realização dos trabalhos bem como do seu produto final, que se encontra em exposição no corredor central da Escola Básica Faria de Vasconcelos, em que também se incluiram trabalhos realizados pela turma A, na disciplina de Educação Visual, em que o mesmo conceito foi explorado em 2D, aplicando conhecimentos relativos à perspetiva cónica com dois pontos de fuga.

 

Gabriela Valente (Professora de CEA) e alunos dos 9º A e B (FV)

 

 

O 1º A da Escola Faria de Vasconcelos aceitou o desafio lançado pelo Museu Cargaleiro para decorar um bolo festivo, de forma a comemorar o 96º aniversário do artista plástico e ceramista Manuel Cargaleiro, que se assinala a 16 de março.

Os alunos inspiraram-se nas formas geométricas e nas cores da obra do Mestre porque foi isso que foram explorando nas duas visitas que fizeram ao Museu Cargaleiro, ao longo deste ano letivo.

As famílias dos alunos desta turma também foram desafiadas a participar e aderiram ao repto de forma excecional, artística e criativamente.

As várias “peças” foram organizadas no modelo do bolo e o resultado foi uma obra prima de cor, de arte, de carinho, de dedicação, de interajuda, de aprendizagem e de bom gosto, que nos orgulha a todos: alunos, famílias e professoras.

Um por todos, todos por um… bolo.

PARABÉNS, MESTRE CARGALEIRO!

 

O 1°A da Escola Faria de Vasconcelos  realizou, na passada terça-feira, dia 28 de fevereiro, uma visita à exposição "Máscaras do Mundo", no Cybercentro. Esta visita foi muito apreciada e explorada artisticamente, tendo deixado os alunos eufóricos ao identificarem as suas próprias máscaras.  

Aproveitando o passeio a pé, numa tarde soalheira e convidativa para alguma atividade física, a turma visitou, uma vez mais, a Biblioteca Municipal, onde a técnica Cláudia Jorge cativou os alunos para o gosto pela leitura, com duas belíssimas histórias: " A tartaruga que queria dormir" e "Era uma vez um cão ". Os alunos deliciaram-se, participaram ativamente e deram cor àquele espaço infantojuvenil. 

Fora da sala de aula também se aprende... e muito!

 

Durante o mês de fevereiro, decorreu a exposição de alguns dos trabalhos efetuados pelos alunos do 3.º Ciclo, da Escola Faria de Vasconcelos, no âmbito da disciplina de Oferta Complementar, sob a orientação dos professores Ana Ramos, Ana Diva e Luís Beato. Os alunos tiveram oportunidade de investigar informação científica e aplicar métodos práticos de destreza, coordenação e criatividade, na construção de modelos 3D ou cartazes alusivos a temas de Biologia e Geologia. No domínio da Geologia, desenvolveram trabalhos sobre a estrutura interna da Geosfera. No domínio da Biologia, construíram modelos de Células (Procarióticas e Eucarióticas animais e vegetais) e modelos de Ecossistemas.

Todos os trabalhos foram desenvolvidos em espaço de sala de aula, com a dinâmica individual ou coletiva dos alunos, promovendo o autoconhecimento pela instrumentalização de modelos científicos que auxiliam na aprendizagem. A exposição destes materiais contribuiu para a divulgação do envolvimento dos alunos nas suas aprendizagens e permitiu a outros alunos a sua exploração, o que se revelou bastante motivador para todos.

Como já dizia Aristóteles, “ O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem como são”.

No âmbito da disciplina de Geografia, teve lugar a exposição de trabalhos sobre a temática da “Rosa dos Ventos”, que decorreu na semana entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro, nos átrios das escola Secundária Nuno Álvares e Faria de Vasconcelos. Os trabalhos expostos, realizados pelos alunos das turmas do sétimo ano de escolaridade, refletiram imaginação e criatividade dos discentes e a capacidade dos mesmos em reutilizar múltiplos materiais na sua elaboração.