netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

No dia 23 de março, os alunos das turmas dos 9.ºA e 9.º B, da Escola NA, acompanhados pelas docentes Ana Pinho, Fátima Domingos, Mafalda Nunes, Alzira Faustino, Dolores Fidalgo e Antónia Correia visitaram a ILUSTRARTE ́21 - Bienal Internacional de Ilustração.

A visita foi muito bem conduzida pelos técnicos do Centro de Cultura que deram a conhecer aos alunos as obras de vários ilustradores de referência mundial, nomeadamente, Javier Zabalda e a dupla Raphaël Urwiller e Mayumi Otero (autores do projeto Travel Book Seul, editado pela Louis Vuitton, vencedor da edição deste ano).

O livro de viagens de Louis Vuitton, dedicado a Seul, ganha vida por meio da app Google lens, tecnologia que surpreendeu os visitantes. Por fim, ainda houve a oportunidade para se envolverem na atividade “Sair da Caixa”, concebendo a sua ilustração em técnica mista partindo de elementos vistos nas ilustrações ou simplesmente, dos seus estados de alma.  Outro aspeto abordado pelos técnicos foi o modo como a exposição estava montada: os suportes eram caixas, remetendo-nos para as embalagens onde tinham sido transportados os trabalhos.

Os alunos tiveram um comportamento exemplar e ao mesmo tempo mostraram interesse e curiosidade nas componentes técnicas, científicas e artísticas da exposição.

No dia 27 de janeiro, assinalou-se o 77.º aniversário do Holocausto, período negro da história da humanidade e este dia não podia passar em branco!  Assim, um grupo de professoras do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares decidiu lembrá-lo de uma forma digna e especial na escola sede.

A professora Alzira Faustino (organizadora da atividade) com as turmas do ensino profissional (11.º e 12.ºano) lançou o repto aos seus alunos, a que se seguiram as professoras Ana Luísa e Antónia de Artes, a professora Dolores Fidalgo, com a turma do 9.ºB e a professora Maria da Saúde Machado, coordenadora da Biblioteca da escola sede.

Os alunos começaram por construir materiais como braçadeiras em pano com a estrela de David, marcadores com imagens referentes aos campos de concentração, lenços para a cabeça com a estrela amarela, uma armação em rede em forma de quadro entre outros. É de realçar o envolvimento de todos os alunos que se aplicaram com muito entusiasmo na realização da preparação da atividade para que tudo corresse o melhor possível.

A turma de 10.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde assinalou, no dia 10 de dezembro, o Dia Mundial dos Direitos Humanos.

Há 73 anos, em 1948, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o primeiro documento de caráter universal de proteção aos direitos humanos, que tem inspirado desde então as constituições de Estados democráticos. Os trinta artigos da Declaração fazem a defesa de uma vida digna para todos e todas, independentemente de nacionalidade, cor, sexo ou orientação sexual, convicção política e crença religiosa.

Os alunos elaboraram dois murais representativos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foram afixados nas entradas da Escola Secundária Nuno Álvares e da Escola Básica Faria de Vasconcelos. Dinamizaram ainda algumas atividades lúdico-pedagógicas com as turmas de 7.ºs e 8.ºs ano da EB Faria de Vasconcelos, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da defesa dos Direitos Humanos.

“Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo.” Gandhi

 

No âmbito da disciplina de Educação Visual, as alunas Anabela, Raquel, Teresa e Inês pertencentes ao Grupo A da ESNA realizaram com a professora Conceição Pombo um presépio totalmente construído com materiais reciclados para relembrar a toda a comunidade educativa a época natalícia e sobretudo a importância cada vez maior da reutilização de materiais.

Tiveram ainda a ajuda dos seus Tutores, Isabela, Matilde, Beatriz, Hugo, alunos da disciplina de Geometria Descritiva, do 10.º E, que têm vindo a acompanhá-las, voluntariamente, prescindindo de um dos seus intervalos da manhã, para as auxiliar na realização das tarefas em que revelam mais dificuldades. A experiência tem vindo a revelar-se de muito agrado por ambas as partes, dado que todos têm enriquecido com este projeto de Tutoria.

 

A Profª. Conceição Pombo - Grupo 600

 

  

José Filipe Afonso e Maria Eduarda Caldeira, alunos do 11º ano do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Nuno Álvares, conquistaram no passado dia 5 de maio a passagem à fase final das Olimpíadas de Física que se realizarão no Porto no próximo dia 2 de junho.

A fase regional decorreu em Coimbra e contou com a participação de 130 alunos oriundos da região centro do país, tendo sido apurados 10 para a fase final. José Filipe conquistou uma Medalha de Prata e Maria Eduarda uma Menção Honrosa.

Parabéns aos alunos premiados!

Subcategorias