netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Como é habitual, a Escola Cidade de Castelo Branco participou no concurso promovida pelo Programa Eco-Escolas que consiste na elaboração do Poster Eco-Código. Segundo o Regulamento, este deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola.

Este ano, o poster teve como base o concurso Super Ecolápis que foi desenvolvido pelo Professor de Educação Visual, António Mateus, nas turmas em que leciona: 5º A, 5º B, 6º B, 6º C e 6º D.

Após a seleção dos cinco trabalhos a apresentar ao concurso, havia ainda uma grande quantidade de desenhos de qualidade com imaginação e criatividade. Assim, foi escolhido um desses desenhos que se pudesse adaptar ao poster Eco-Código. A autora do desenho selecionado é a aluna Laura Duarte Vidal Camelo, do 6º C.

A professora coordenadora do Eco-Escolas, Manuela Costa, trabalhou com um grupo de alunas de 7º e 8º anos que pertencem ao Conselho Eco-Escolas e ao Clube Europeu, sensibilizando-as no que respeita às atitudes a ter na escola e fora da escola, perante o ambiente, assim como dos riscos que corremos se não tivermos uma intervenção consciente perante o planeta. Deste trabalho, surgiram diversas frases para o Eco-Código, posteriormente selecionadas de acordo com a originalidade, a rima e o eventual impacto na comunidade escolar e inseridas no desenho acima referido.

Brevemente, o poster estará a votação nas redes sociais do Programa Eco-Escolas, apelando-se desde já à votação por toda a comunidade educativa.