O mês de janeiro chegou bem fresquinho, no entanto os meninos do JIBE, no dia vinte e cinco aqueceram as vozes para irem cantar as janeiras à Escola da Boa Esperança e ao Call Center - SIBS, os nossos vizinhos da frente.
Da Escola receberam palmas e canções de simpatia e do Call Center para além das palmas, receberam alguns docinhos e um saco com alguns objetos dentro que na sala identificaram para não haver confusões…
Ficou logo combinado na canção das Janeiras. “…P’ró ano contamos voltar!”
O Jardim de Infância Boa Esperança foi agradavelmente presenteado com uma iniciativa da Câmara Municipal, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore.
Plantámos um carvalho que veio enriquecer o belo espaço exterior do nosso Jardim de Infância. Estivemos atentos às várias etapas da plantação da árvore lembrando a importância das árvores para a sustentabilidade do planeta.
Nesta atividade simbólica estiveram presentes o senhor presidente da Câmara Municipal, vereadores, o senhor diretor do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares e a coordenadora da Escola Básica Cidade de Castelo Branco.
Para nós, fica o compromisso de continuarmos a cuidar e respeitar a natureza.
Sabem quem somos? Somos os meninos e meninas do Jardim de Infância Boa Esperança.
Temos mais uma notícia a comunicar. Fomos todos para o pátio, mas não fomos brincar como das outras vezes.
As educadoras levaram uma coisa de metal com um pau comprido e chamaram-lhe sacho. As crianças sabiam que era para cavar, mas não sabiam o nome.
O Tomás e o Vicente começaram a cavar, depois as educadoras ajudaram a fazer um buraco muito grande, colocaram uma estrutura de madeira e disseram que se chamava compostor. Todos os meninos foram apanhar folhas secas do pátio e despejaram-nas lá para dentro. Agora os meninos trazem de casa sacos com restos de fruta e legumes e deitam no compostor. Também lá colocámos folhas de papel e cartão e letras de plástico que encontrámos junto das árvores. Disseram-nos que muitos animais pequenos e outros que não se veem vão lá comer e transformar em “terra boa”. Vai demorar algum tempo, mas estaremos atentos e depois contamos o que aconteceu, está bem?
Ouvimos uma história de um coelhinho que queria fazer uma sopa de legumes…
Também nós quisemos ter uma refeição saudável e fizemos uma sopa de legumes que trouxemos de casa. Explorámos cores, texturas, cheiros e sabores dos legumes crus.
Com a ajuda das educadoras e auxiliares descascámos os legumes, cortámos aos bocadinhos, colocámos na panela com água para cozerem e temperámos com azeite e sal.
Há hora de almoço comemos uma sopa de espinafres…. Estava deliciosa! À tarde, nas nossas salas, fizemos o registo.
Olá! É para dizer que o outono já está a chegar… No nosso Jardim de Infância, as árvores já começaram a deixar cair as folhas. No outro dia apanhámos folhas de várias cores. O Vicente apertou uma com as mãos e fez clic, depois saiu um pó e alguns pedacinhos da folha ficaram colados às mãos.
No dia seguinte fomos apanhar terra boa lá fora e misturamos com as folhas em duas floreiras que não tinham nada e estavam à entrada do Jardim. Numa delas plantamos catos daqueles que não têm picos! As educadoras disseram que eram plantas suculentas. E eram! As folhas delas eram “gordas”. Disseram também que não precisam de beber muita água. Na outra floreira colocámos umas coisas que pareciam batatas, cebolas ou alhos! As educadoras disseram que são bolbos de flores. Chamam-se jacintos e narcisos. Agora os bolbos vão ficar enterrados a “dormir” até chegar a primavera.
Em breve daremos mais notícias…
Jardim de Infância da Boa Esperança