Mais uma vez, no Jardim de Infância Boa Esperança, esta festa cumpriu com toda a tradição…

No dia 13 de novembro, juntamo-nos à volta da fogueira, comemos castanhas, cantámos canções alusivas e, sobretudo, divertimo-nos a valer…! Foi uma manhã de convívio bem animada! O contributo das nossas famílias foi para nós, de muito valor.

Na sala… Trabalhamos algumas canções alusivas a este tema, conhecemos a história “Vendedora de Castanhas”, fizemos desenhos representativos e várias atividades em redor da castanha.

Foi uma semana repleta de novidades, múltiplas aprendizagens, diversão e tradição!

 

No Jardim de Infância Boa Esperança comemorámos o Dia Mundial da Alimentação com a confeção de pão.

Iniciámos a preparação deste dia com a elaboração de chapéus de padeiro e abordámos algumas normas de higiene.

Para além da exploração sensorial, observámos e enumerámos os vários ingredientes necessários para fazer o pão, medimos e comparámos quantidades.

Misturámos tudo muito bem, amassámos e verificámos que depois de algumas horas, a massa tinha crescido e estava muito fofa. Foi um prazer moldar/amassar bolinhas de massa que ficaram novamente a descansar para ir ao forno.

Finalmente o nosso pão estava pronto e à hora do lanche, que delicia… comer pão ainda quentinho, com manteiga e partilhá-lo também com a família.

No dia 24 de maio, saímos do Jardim de Infância Boa Esperança para uma visita de estudo ao Museu do Pão em Seia.

Fomos de autocarro até Seia e depois e tínhamos à nossa espera o comboio turístico que nos levou até ao Museu do Pão.

No Museu, entrámos na floresta mágica onde um “duende” explicou a história do ciclo do pão: preparar a terra, semear, cortar as espigas (ceifar), moer, amassar e cozer. Vimos um moinho movido a água e ficámos a saber que são precisas quatro coisas para fazer o pão: farinha, água, sal e fermento. No final, com o rolo da massa, trabalhámos a massa de pão e com moldes decorámos a imagem de um duende, que depois de cozida, trouxemos como recordação da visita. Provamos diferentes tipos de pão e voltámos no comboio do museu até ao autocarro.

Aprendemos muitas coisas de forma divertida. Foi um dia bem passado.

 

No dia 18 de maio realizámos uma visita ao CCCCB para ver a exposição Ilustrarte’18.

Foi uma visita que nos conduziu pelo mundo mágico das imagens/ilustração das histórias infantis que nos fazem sonhar.

Havia desenhos muito coloridos, menos coloridos, a preto e branco… diferentes técnicas, colagens, desenhos bordados com linhas… caras alegres e tristes, animais e tantas coisas.

Adorámos ver os quadros e os livros com as imagens dos quadros.

No passado dia 27 de abril, a convite da ETEPA e no âmbito de uma prova de aptidão profissional de alunos do Curso de Animação Sociocultural, fomos visitar a aldeia de Juncal do Campo.

Pudemos contactar com alguns ofícios tradicionais pois visitámos a queijaria onde pudemos experimentar fazer queijo e prová-lo e no lavadouro público lavámos roupa com sabão num grande tanque de granito cheio de água fresca.

Divertimo-nos com a animação de rua (Elsa, Lady Bug e o gato Noah, a pequena sereia e os ursinhos carinhosos).

Observámos os murais representativos de diferentes temáticas existentes na aldeia.

Almoçámos no Jardim público da aldeia, realizámos jogos tradicionais (Jogo da malha, salto à corda, pião e jogo da malha) e houve pinturas faciais.

Chegada a hora do lanche comemos deliciosas broinhas de mel da avó.

Foi um dia fantástico! Adorámos o passeio!