Olá! É para dizer que o outono já está a chegar… No nosso Jardim de Infância, as árvores já começaram a deixar cair as folhas. No outro dia apanhámos folhas de várias cores. O Vicente apertou uma com as mãos e fez clic, depois saiu um pó e alguns pedacinhos da folha ficaram colados às mãos.

No dia seguinte fomos apanhar terra boa lá fora e misturamos com as folhas em duas floreiras que não tinham nada e estavam à entrada do Jardim. Numa delas plantamos catos daqueles que não têm picos! As educadoras disseram que eram plantas suculentas. E eram! As folhas delas eram “gordas”. Disseram também que não precisam de beber muita água. Na outra floreira colocámos umas coisas que pareciam batatas, cebolas ou alhos! As educadoras disseram que são bolbos de flores. Chamam-se jacintos e narcisos. Agora os bolbos vão ficar enterrados a “dormir” até chegar a primavera.

Em breve daremos mais notícias…

Jardim de Infância da Boa Esperança

 

No dia 21 de janeiro as crianças do jardim de infância Boa Esperança foram visitar o Centro de Interpretação Ambiental de Castelo Branco no âmbito do tema do Plano Anual de Atividades.

Conhecemos a cegonha preta e o seu habitat bem como outras aves que vivem em redor do rio Tejo.

Foi divertido aprender características de alguns animais e plantas através de imagens interativas e viajar numa canoa remando ao longo do Tejo.

Esta visita contribuiu para estimular o interesse das crianças pelo ambiente.

 

Mais uma vez, no Jardim de Infância Boa Esperança, esta festa cumpriu com toda a tradição…

No dia 13 de novembro, juntamo-nos à volta da fogueira, comemos castanhas, cantámos canções alusivas e, sobretudo, divertimo-nos a valer…! Foi uma manhã de convívio bem animada! O contributo das nossas famílias foi para nós, de muito valor.

Na sala… Trabalhamos algumas canções alusivas a este tema, conhecemos a história “Vendedora de Castanhas”, fizemos desenhos representativos e várias atividades em redor da castanha.

Foi uma semana repleta de novidades, múltiplas aprendizagens, diversão e tradição!

 

No Jardim de Infância Boa Esperança comemorámos o Dia Mundial da Alimentação com a confeção de pão.

Iniciámos a preparação deste dia com a elaboração de chapéus de padeiro e abordámos algumas normas de higiene.

Para além da exploração sensorial, observámos e enumerámos os vários ingredientes necessários para fazer o pão, medimos e comparámos quantidades.

Misturámos tudo muito bem, amassámos e verificámos que depois de algumas horas, a massa tinha crescido e estava muito fofa. Foi um prazer moldar/amassar bolinhas de massa que ficaram novamente a descansar para ir ao forno.

Finalmente o nosso pão estava pronto e à hora do lanche, que delicia… comer pão ainda quentinho, com manteiga e partilhá-lo também com a família.

No dia 24 de maio, saímos do Jardim de Infância Boa Esperança para uma visita de estudo ao Museu do Pão em Seia.

Fomos de autocarro até Seia e depois e tínhamos à nossa espera o comboio turístico que nos levou até ao Museu do Pão.

No Museu, entrámos na floresta mágica onde um “duende” explicou a história do ciclo do pão: preparar a terra, semear, cortar as espigas (ceifar), moer, amassar e cozer. Vimos um moinho movido a água e ficámos a saber que são precisas quatro coisas para fazer o pão: farinha, água, sal e fermento. No final, com o rolo da massa, trabalhámos a massa de pão e com moldes decorámos a imagem de um duende, que depois de cozida, trouxemos como recordação da visita. Provamos diferentes tipos de pão e voltámos no comboio do museu até ao autocarro.

Aprendemos muitas coisas de forma divertida. Foi um dia bem passado.