netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

No passado dia 21 de março, realizou-se, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, a sessão distrital do Projeto “Parlamento dos Jovens”- 2023 do ensino básico, que elegeu os deputados da ESNA e a porta-voz do distrito, pela segunda vez consecutiva.

Quinze escolas do distrito de Castelo Branco marcaram presença numa Assembleia presidida por três deputados eleitos previamente, entre os quais a aluna Eunice Coelho da Escola Secundária Nuno Álvares. Este evento contou com o Presidente da Câmara, a deputada Paula Reis e outros representantes de entidades da cidade.

Os deputados, que foram eleitos nas Assembleias Escolares, debateram e argumentaram sobre o tema em discussão este ano letivo - «Saúde Mental - Que desafios? Que respostas?», com o objetivo de elegerem as medidas pelo círculo de Castelo Branco a propor na Assembleia da República. Foi um dia de intenso debate e entusiasmo por parte de todos os presentes que, afincadamente, expressaram os seus pontos de vista.

O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares esteve representado pelas alunas Bruna Santainho, Carolina Pires e Rafaela Ramos, todas do 9º ano, e o aluno Afonso Sousa, do 8ºano, da Escola Secundária Nuno Álvares. Todos eles souberam fazer valer as suas posições relativamente a este tema, destacaram-se sempre que fizeram uso da palavra e, com muito mérito, conquistaram o direito de representarem o distrito de Castelo Branco na Sessão Nacional, a realizar na Assembleia da República. De salientar, ainda, a eleição da aluna Carolina Pires como porta-voz do Círculo Eleitoral de Castelo Branco.

Nesta longa caminhada até Lisboa, os alunos tiveram o apoio da Direção da Escola, da Associação de Pais da ESNA, do GAAF, da Coordenadora deste projeto no ensino básico,  professora Carla Salgueiro, mas também a colaboração inestimável da Drª Patrícia Bernardo, Coordenadora do Serviço de Psicologia Clínica na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco do Hospital Amato Lusitano, que dinamizou uma palestra muito esclarecedora sobre a importância de se ser saudável, não só fisicamente, mas também social e mentalmente, alertando para os sinais de perigo e atuações possíveis quando eles são detetados. Também a Deputada Paula Reis, do Partido Socialista, colaborou, abnegadamente, levando a cabo uma palestra, na ESNA, sobre o papel dos jovens na Democracia e os desafios e respostas dos mesmos na Saúde Mental, aproveitando, ainda, para responder a questões sobre o funcionamento da Assembleia da República e sobre os Órgãos de Soberania.

- Agora, “senhores deputados”, é começarem a fazer as malas e rumarem à Assembleia da República, para exercerem o cargo nos dias 8 e 9 de maio. O Distrito de Castelo Branco conta convosco!