netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

O Clube de Ciências da Escola Cidade Castelo Branco, inserido no clube “Há Ciência na Cidade”, em conjunto com as turmas do 8º A, C e E, tem desenvolvido, ao longo do ano letivo, diversas atividades no âmbito do projeto “Hortas Bio nas Escolas”. Logo no início do ano letivo, preparou-se o espaço através da fertilização do solo e a delimitação dos espaços a ocupar. Para além disso, definiram-se as culturas a desenvolver, nomeadamente, o cultivo de faveiras, ervilheiras, alfaces, couves, rabanetes, salsa, alhos, feijoeiros, batateiras e cebolas.

No final do segundo período, já eram visíveis os resultados do trabalho desenvolvido, pois muitas das plantas cresceram e floriram, o caso das ervilheiras e das faveiras. É de referir que outras se encontravam em desenvolvimento, sendo necessário aguardar mais algum tempo para que viessem a atingir o máximo desenvolvimento – alhos e batateiras. No final do ano letivo já é possível proceder à colheita de algumas espécies e tirar conclusões sobre o seu ciclo vegetativo e estabelecer relações com as características climáticas da região.

Tem sido indispensável realizar trabalhos de manutenção, nomeadamente, retirar as ervas daninhas, regar e colocar redes e suportes para  algumas plantas treparem.

Podemos referir, que um dos objetivos é aprender fazendo, por exemplo, avaliamos a massa inicial das batatas usadas na sementeira, de modo a ser comparada com a produção final de batatas.

É ainda de realçar, que todos os canteiros foram implantados depois do estudo prévio da sua área e da forma geométrica que iriam ter. Para conseguir concretizar estes objetivos teve de se aprofundar conhecimentos de Matemática e agilizar as unidades de medida.

Também o conhecimento dos dados de temperatura, humidade e pressão atmosférica, registados na estação meteorológica da escola, permitem estabelecer relações entre esses dados e as necessidades de água das diferentes espécies.