netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

         

 

O Clube Europeu/Meteor-Escola da Escola Cidade de Castelo Branco comemorou, a 9 de maio, o Dia da Europa, com o hastear das bandeiras da União Europeia e de Portugal, ao som do Hino à Alegria, interpretado em flauta, pelos alunos do 5º F e do 6º B, e do Hino Nacional, cantado por alunos, professores e funcionários presentes no pátio da rosa dos ventos. Foi também hasteada a bandeira de Espanha e interpretado o Hino Nacional deste país, uma vez que se encontrava na escola um grupo de alunos e professores espanhóis no âmbito de um intercâmbio escolar.

Seguiu-se um pequeno almoço com especialidades gastronómicas típicas de diversos países europeus, tendo a maior parte sido confecionada por alunos e professores.

Proporcionou-se um são convívio entre todos, também com a participação do Senhor Diretor do Agrupamento que se associou às comemorações dinamizadas pelo Clube Europeu.

Foi em 9 de maio de 1950, que Robert Schuman, então Ministro das Relações Exteriores de França, inspirado por Jean Monnet, político francês, propôs a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço. Esta Declaração é considerada o primeiro passo para a integração europeia. A União Europeia nasceu, assim, de uma iniciativa de paz focada na construção de um futuro comum.

Infelizmente, atualmente, existe uma guerra na Europa, mas vamos esperar que a união dos povos europeus possa voltar a garantir a paz.